No último Grêmio x Flamengo, o principal chamariz foi um reencontro. Ronaldinho retornou ao Sul vestindo as cores rubro-negras e foi vaiado e xingado com todas as forças. De lá para cá, o jogador viveu problemas de relacionamento com o técnico Vanderlei Luxemburgo, que foi demitido e trocou a Gávea pelo Olímpico. O Grêmio x Flamengo deste domingo, às 16h, em Porto Alegre, traz outro reencontro, o do treinador com seu ex-time, hoje sem Ronaldinho, que se mudou para o Atlético-MG.
A escrita desta vez está a favor de Luxemburgo, afinal no Olímpico o Grêmio não perde para o Flamengo em Brasileiros desde 1994. São 11 jogos, incluindo o do ano passado, que terminou com o placar de 4 a 2 para os gaúchos.
Neste campeonato, o Flamengo acumula dois empates fora de casa, e o Grêmio soma duas vitórias no Olímpico. No último jogo no estádio, entretanto, o time de Luxa perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras e encaminhou sua eliminação na Copa do Brasil. É a chance de juntar os cacos e se manter perto dos primeiros colocados no Brasileirão - o time soma nove pontos, assim como seu adversário. A partida deste domingo deveria ter a estreia do meia Zé Roberto, de 37 anos. No entanto, um documento que seria enviado do Qatar não chegou a tempo para a inscrição na CBF. O Flamengo, sim, tem mudanças. Ainda à procura da formação ideal, Joel Santana vai lançar uma nova dupla de ataque: Hernane e Vagner Love.
O paulista Wilson Luiz Seneme apita a partida, auxiliado pelos também paulistas Vicente Romano Neto e João Nobre Chaves. A Rede Globo transmite a partida para Rio de Janeiro, Araxá, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Varginha (todas de MG), Espírito Santo, Rio Grande do Sul (menos Porto Alegre), Cascavel (PR), Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí e Regiões Centro-Oeste e Norte. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.
Grêmio: Luxemburgo mantém a base do time que foi eliminado pelo Palmeiras na quinta-feira. Sem a esperada estreia de Zé Roberto, Marco Antonio seguirá como o armador da equipe. Werley e Marcelo Moreno não treinaram no sábado, mas devem jogar. O Grêmio vai a campo com: Victor; Edilson, Werley (Vilson), Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio; Kleber e Marcelo Moreno (Miralles).
Flamengo: Diego Maurício, titular nas duas últimas partidas, foi barrado. Felipe continua na condição de reserva. Joel Santana deve levar a campo o time com a seguinte formação: Paulo Victor, Wellington Silva, Marllon, González e Magal; Airton, Renato, Luiz Antonio e Ibson; Hernane e Vagner Love.
Grêmio: Luxemburgo não conta com Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito, e Naldo, com uma lesão muscular na coxa esquerda. O zagueiro reserva Douglas Grolli, expulso na última partida contra o Náutico, também está fora. O último "desfalque" é Zé Roberto, que não entrou no Boletim Informativo Diário da CBF.
Flamengo: Léo Moura e Deivid continuam fora do time se recuperando de lesões. O atacante está mais próximo do retorno. Além deles, o zagueiro Thiago Medeiros é mais um desfalque, após ser diagnosticado com dengue.
Grêmio: André Lima e Rondinelly.
Flamengo: Airton, Bottinelli e Vagner Love.
Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Vicente Romano Neto (Fifa/SP) e João Nobre Chaves (SP). Seneme arbitrou três jogos neste Brasileiro (Coritiba 2 x 3 Botafogo, Vasco 4 x 2 Náutico, e Ponte Preta 1 x 0 Corinthians). Aplicou 14 cartões amarelos (4,7 de média), nenhum vermelho, 104 faltas (34,7 de média) e não marcou pênalti em um campeonato que registra média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 37,6 faltas.
Grêmio: sem marcar há um mês, a última vez foi contra o Bahia, pela Copa do Brasil, Marcelo Moreno vive a expectativa pelo fim do jejum neste domingo, em casa. Aliás, o ataque do Grêmio vive uma pequena seca, não faz gol há três jogos e terá sua capacidade posta à prova novamente.
Flamengo: depois de marcar 16 gols no último Campeonato Paulista, só um a menos do que Neymar, Hernane fez seu primeiro gol pelo Flamengo contra o Coritiba, na vitória por 3 a 1, na quarta rodada do Brasileirão. Diante do Grêmio, ele começará como titular pela primeira vez.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “A estrutura básica do time está montada. Terminamos uma etapa do projeto (Copa do Brasil). Vão chegar jogadores importantes para qualificar. O Grêmio está entre os seis ou sete times que buscam título. Tenho certeza de que estaremos na Libertadores em 2013"
Joel Santana, técnico do Flamengo: "O Grêmio é uma das equipes candidatas ao título. Chegou à semifinal da Copa do Brasil. Possui um time forte, grande e com um sistema de marcação pesado. Jogar no Sul é sempre difícil também pelo clima. Tem de ter equilíbrio para não se aborrecer porque é um estilo de jogo que incomoda"
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Grêmio e Flamengo se enfrentaram 22 vezes no estádio Olímpico na história do Campeonato Brasileiro. Na capital gaúcha, foram 12 vitórias do Grêmio, oito empates e apenas dois triunfos do Flamengo.
* Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo não vence o Grêmio em Porto Alegre há 18 anos (ou 11 jogos). A última vez que isso aconteceu foi no dia 19 de novembro de 1994: 1 a 0, gol de Nélio.
* O jogo contra o Palmeiras pela Copa do Brasil representou a segunda derrota neste ano no Olímpico. O Grêmio, que havia perdido para o Lajeadense no Gauchão, acumula 16 jogos no estádio, com 13 vitórias e um empate.
A expectativa pelo confronto era grande, afinal de contas foi o reencontro da torcida do Grêmio com Ronaldinho Gaúcho. E os tricolores levaram a melhor. O Flamengo saiu na frente e fez 2 a 0, gols de Deivid e Thiago Neves, mas sofreu a virada e perdeu por 4 a 2. André Lima (duas vezes), Douglas e Miralles marcaram para o Grêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário