domingo, 17 de junho de 2012

O JOGO Grêmio x Náutico Recife 17/06/2012 18:30

É impossível falar em Náutico x Grêmio sem recuperar na memória a tarde de 2005 em que o clube gaúcho, com sete homens em campo, venceu os pernambucanos no Estádio dos Aflitos e retornou à primeira divisão. O jogo ganhou até nome próprio, a "Batalha dos Aflitos". E é apostando nesta tradição que as equipes se enfrentam às 18h30 deste domingo, em Recife, pela quinta rodada do Brasileirão.




O "fator Aflitos" serve para ambos. Em busca da segunda vitória na Série A, o Náutico conta com seu bom retrospecto em casa. Nos dois jogos como mandante, o Timbu venceu um (3 a 2 contra o Botafogo) e empatou outro (0 a 0 com o Cruzeiro), mostrando bom futebol. Vale ressaltar que o alvirrubro pernambucano terminou a Série B 2011 de forma invicta no estádio e a meta é repetir a campanha no Brasileirão deste ano. Atualmente, o Náutico está na 12ª colocação com quatro pontos.
O objetivo do Grêmio está bem distante da zona intermediária da tabela: os gaúchos querem a ponta do Brasileirão. Para tanto, além de vencer o Náutico, precisam torcer para uma derrota do Vasco, que enfrenta o Palmeiras um pouco mais cedo, às 16h. Assim, ambos ficariam com o mesmo número de pontos na liderança - um alento para quem precisa, na próxima quinta-feira, fazer 3 a 0 na casa do Verdão para seguir sonhando com o penta da Copa do Brasil.




Atualmente, o Grêmio ocupa a terceira colocação, com nove pontos e, por mais que tente esquecer a Batalha dos Aflitos, pode usá-a seu favor. Até porque a histórica partida é tratada com uma dose de trauma no clube pernambucano. Durante a semana, a comissão técnica e os jogadores foram proibidos de falar sobre o jogo de 2005. Sem nada a ver com isso, Vanderlei Luxemburgo tem à disposição o ataque ideal, contratado a peso de ouro no início da temporada: Kleber e Marcelo Moreno.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 18h30. O PFC transmite o duelo para todo o Brasil.







Náutico: Sem contar com o zagueiro César Marques, o atacante Rodrigo Tiuí e o meia Ramón - dispensados esta semana -, o técnico Alexandre Gallo terá que improvisar no setor defensivo desfalcado também pela ausência de Marlon, lesionado, e Jean Rolt, que ainda não foi regularizado. Com isso, a responsabilidade pode sobrar para o zagueiro Ronaldo Alves e Gustavo, retornando à titularidade alvirrubra. Dessa maneira, o Náutico deverá ser escalado com Felipe, Auremir, Gustavo e Ronaldo Alves; Derley, Elicarlos, Souza e Martinez; Rhayner e Araújo.



Grêmio: Luxemburgo não confirmou a equipe que colocará em campo. A tendência é de que o ataque sofra alterações. Miralles volta ao banco para o reingresso de Marcelo Moreno. No lugar de Fernando, suspenso, deve entrar Vilson. O time: Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Vilson, Léo Gago, Souza e Marco Antonio; Kleber e Marcelo Moreno.







Náutico: Gallo não ponderá contar os zagueiros Márcio Rosário, expulso no último jogo, e Marlon, lesionado há oito dias. Outras peças que não atuam contra o Grêmio são Cascata e Rogério. Ambos sofreram uma ruptura de ligamento ainda no Pernambucano. O zagueiro Jean Rolt, por sua vez, já integra o elenco alvirrubro mas ainda espera pela janela de transferências, a partir do dia 20 de junho, para se regularizar poder defender o Alvirrubro.



Grêmio: Fernando está fora pelo terceiro cartão amarelo. Luxemburgo também não conta com Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito, e Naldo, com uma lesão muscular na coxa esquerda.





Náutico: Ninguém.



Grêmio: André Lima.







Manoel Nunes Lopo (BA) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Marcos Rocha de Amorim (BA). Manoel Lopo participou de uma partida (Atlético-GO 1 x 1 Ponte Preta, pela segunda rodada) neste Brasileiro: aplicou três amarelos e nenhum vermelho, marcou 42 faltas e nenhum pênalti em um campeonato que registra a média de 4,6 amarelos, 0,25 vermelhos e 37,2 faltas.





Náutico: Polivalente, Derley mostrou no jogo contra o Botafogo que tem potencial para desarmar e também conduzir a bola até concluir de forma eficaz. Tanto que foi dele o gol da primeira vitória do Náutico na Série A, no último domingo. Um dos homens de confiança do técnico Alexandre Gallo, o volante terá a responsabilidade de fazer a marcação individual nos centroavantes gremistas e, quando possível, aparecer próximo à área para chutar a gol.



Grêmio: Artilheiro do time no ano com dez gols, Marcelo Moreno está de volta ao time titular após começar no banco contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Antes, o boliviano estava servindo a sua seleção pelas Eliminatórias. A expectativa é pelo primeiro gol do camisa 9 no Brasileirão. Na rodada inaugural, ele teve a chance, mas perdeu um pênalti diante do Vasco, no Rio.







Alexandre Gallo, técnico do Náutico: "Eu não vou fazer diferente, vou tentar manter os jogadores para darmos sequência à competição. O Grêmio é um bom time, tem bons jogadores e tem um técnico excelente. Luxemburgo tem ótima visão de jogo. Precisamos ter cuidado, sobretudo, respeitá-los".



Werley, zagueiro do Grêmio: "A vontade era de que, no domingo, fosse o jogo com o Palmeiras. Mas temos o Náutico antes. Se pensar só na quinta, tomamos porrada no domingo. Vamos agir da mesma forma ganhando ou perdendo. O principal sempre é o próximo jogo".









* Quem tem vantagem nos Aflitos? Confira o histórico do confronto na Futpédia



* Depois da histórica Batalha dos Afltos, pela Série B, em 2005, Náutico e Grêmio se enfrentaram outras seis vezes, todas pela Série A, com cinco vitórias gremistas e um empate.



* Náutico e Grêmio têm uma média de 2,36 gols por partida na história do Campeonato Brasileiro. Foram marcados 59 gols em 25 jogos (42 pelos gaúchos e 17 pelos paranaenses).







Em 13 de setembro de 2009, Náutico e Grêmio reviveram a atmosfera dos Aflitos, pelo Brasileirão. A partida foi vencida pelo clube gaúcho por 2 a 0 e com certa facilidade. Jonas e Souza fizeram os gols. O jogo também ficou marcado por ter sido a única vitória do Tricolor fora de casa naquela edição. Na época, Paulo Autuori era o treinador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário