segunda-feira, 4 de junho de 2012

Com "vontade de menino", Fábio Aurélio chega confiante em sucesso no Grêmio

Na tarde desta segunda-feira, o Grêmio apresentou o lateral-esquerdo Fábio Aurélio. O jogador assinou pré-contrato — o contrato do jogador com o Liverpool se encerra em 30 de junho — com o clube até dezembro de 2013, e garantiu que os problemas físicos dos últimos anos, na Inglaterra, foram superados.




— A vontade e o entusiasmo são de menino ainda. Espero traduzir isso ainda dentro de campo — declarou, após ser questionado se a idade (32 anos) traria algum problema para acompanhar o ritmo dos companheiros em meio à temporada.



Fábio Aurélio é o 16º reforço do Grêmio para 2012. Curiosamente, vai vestir a camisa 16, e chega para disputar posição com o improvisado Pará em duas competições: o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-americana. As inscrições para a Copa do Brasil já se encerraram.
A forma física


"Terminei a temporada em condições normais. Não joguei muito, mas não foi pela condição física, mas sim por opção do treinador. Vim de férias. Começamos a negociar e já comecei a trabalhar por mim mesmo. Agora, devo seguir as orientações dos preparadores físicos para me colocar à disposição nos treinos e nos trabalhos para jogar".



Readaptação

"A experiência vai ser nova. Estou há 12 anos na Europa. Saí do Brasil muito cedo, então tenho certa ansiedade para voltar a jogar no Brasil, para ver como vai ser a adaptação. Estou ansioso para sentir a diferença entre o futebol europeu e brasileiro. Espero colocar, em campo, a experiência do que aprendi na Europa. Vai ser válido. O Vanderlei foi fundamental. Ele disse que gostaria de contar comigo para o projeto aqui no Grêmio, assim como outras pessoas como o Lucas (Leiva), que comentou sobre a seriedade do clube. Não tive dúvidas em vir para cá".



Diferenças entre Europa e Brasil

"Posso trazer da Europa o lado mais tático. Lá, se trabalha mais a parte defensiva, de posicionamento e tática... Aqui no Brasil, criado como lateral, o lateral tem parte importante ofensivamente. É preciso solidez defensiva e colocar o apoio em prática também".



O convívio com Lucas Leiva

"Convivi com o Lucas (ex-volante do Grêmio, revelado pelo clube) por muito tempo. Foram cinco anos em Liverpool. O crescimento dele foi enorme lá. Ele me passou que o clube tem seriedade, que foi o clube que criou ele. Falou que é um clube sério, que tem história, que vai dar condições para eu jogar futebol e tudo que precisar. Com relação à cidade também, ele falou só coisas positivas".



Ansiedade para jogar

"Me sinto ansioso para entrar logo em campo e sentir na prática como vai ser. A empolgação é muito grande nesta volta. Espero que seja uma passagem vitoriosa, como foi na Europa".



A negociação

"Minha ideia era vir de férias e ver a situação futura. Foi tudo muito rápido. O contato do Vanderlei foi muito rápido. Pela proposta e confiança que ele demonstrou, isso foi fundamental para que a decisão fosse natural e rápida. Minha família está contente por voltar ao Brasil. É o momento certo. Tenho comentários positivos da cidade. Isso vai ajudar muito no meu retorno".



Idade: 32 anos

"A idade não é problema. Isso se mostra dentro de campo. A gente sabe que a carreira é curta e que tem um momento em que a idade chega. Espero que ainda não seja o meu momento. O Gilberto Silva é um exemplo. O Zé, também. Às vezes, a idade é grande, mas a vontade e o entusiasmo são de menino ainda. Espero traduzir isso dentro de campo".



O grupo

"O que mais conheço aqui é o Vanderlei Luxemburgo, mas de ter contato e de jogar, nenhum deles".



A caminhada

"Queremos fazer nosso trabalho bem e sermos vitoriosos. Estou num lugar em que se pode ganhar títulos. Espero que o Grêmio seja uma nova etapa e que fique marcado na minha carreira pelos títulos".



Experiência

"É difícil chegar e dar opinião. É preciso passar experiência. Temos que jogar. Tentar passar tranquilidade para os jogadores. O Vanderlei é experiente e sabe fazer isso. Temos que dar todas as opções em termos de experiência para os outros jogadores".



Observar o Grêmio

"De lá, não dá para acompanhar muito as competições. A Sul-Americana começou quando eu já tinha ido embora. Na Europa, as copas são decididas pelos grandes times. É preciso estar preparado. É uma experiência que espero trazer para o Brasil".





FICHA TÉCNICA



Nome: Fábio Aurélio Rodrigues

Data de nascimento: 24/09/1979, em São Carlos (SP)

Clubes:

São Paulo (1997-2000)

Valencia-ESP (2000-2006)

Liverpool-ING (2006-2012)



Títulos:

Campeão Paulista em 98 (São Paulo)

Campeão Espanhol nas temporadas 2001/2002 e 2003/2004 (Valência)

Campeão da Copa da UEFA na temporada 2003/2004 (Valência)

Campeão da Supercopa da Europa em 2005 (Liverpool)

Campeão da Supercopa da Inglaterra em 2006 (Liverpool)

Campeão da Copa da Liga Inglesa 2011/2012 (Liverpool)

Campeão do Torneio Pré-Olímpico em 2000 (Seleção Brasileira sub-23)


Nenhum comentário:

Postar um comentário