quinta-feira, 21 de junho de 2012

O JOGO Grêmio x Palmeiras Barueri 21/06/2012 - 21:00

Dois gols em 90 minutos. O Palmeiras precisa evitar, o Grêmio tem de executar. Nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), na Arena Barueri, os rivais voltam a se encontrar pela Copa do Brasil em situações bem diferentes de oito dias atrás, quando o Verdão, em baixa, fez 2 a 0, calou o Olímpico e obteve vantagem significativa nas semifinais da competição. O Tricolor, que vinha em bom momento, sentiu o baque e agora precisa marcar pelo menos duas vezes para levar a decisão da vaga aos pênaltis. O reencontro entre Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo tem tudo para ser ainda mais disputado.




A vitória em Porto Alegre deixa o Palmeiras em situação confortável, pois o rival só passa para a final de forma direta se fizer pelo menos três gols. O trunfo de Felipão é simples: ele encontrou a formação ideal justamente no momento decisivo da temporada, com Henrique jogando mais avançado, equilibrando o meio-campo e protegendo a defesa. Além disso, a lesão de Luan abre espaço para o iluminado Mazinho, que mudou o jogo de ida das semifinais, marcando um gol e participando do segundo. Sem finais nacionais desde a Copa dos Campeões de 2000, o Verdão encara o confronto como o jogo da década.



Do outro lado, a equipe de Luxemburgo promete chegar mais forte, com Kleber e Marcelo Moreno mais preparados depois de terem se recuperado de lesões. No jogo de ida, um saiu quando o outro entrou. Depois de uma semana de tranquilidade em Atibaia, interior de São Paulo, Luxa pôde armar sem grandes problemas a equipe que tentará o que ninguém conseguiu na história da Copa do Brasil.



Uma equipe abriu dois gols de vantagem sobre o rival nas semifinais da competição nacional em 17 oportunidades. Em nenhuma delas o derrotado do primeiro jogo conseguiu inverter a situação. O Grêmio, porém, é recheado de histórias de superação. Na Copa do Brasil, a equipe já buscou fora de casa uma vantagem que lhe foi tirada no Olímpico. Contra o Paraná, em 1992, o time levou 1 a 0 em casa e buscou o 2 a 1 em Curitiba.



O jogaço desta quinta-feira terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM a partir das 21h. O SporTV transmite para todo o Brasil. O árbitro será Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo (ambos de MG).

Palmeiras: sem Luan, machucado, o talismã Mazinho vai ganhar uma chance no ataque ao lado de Barcos. A única dúvida fica por conta do aproveitamento de Valdivia, que se recuperou do sequestro-relâmpago, das dores no joelho, foi relacionado, mas não sabe se começa jogando. O resto do time é o mesmo da vitória por 2 a 0 no jogo de ida: Bruno, Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia (Daniel Carvalho); Mazinho e Barcos.




Grêmio: o time gaúcho está com a sua força máxima. Luxa tem os retornos do zagueiro Werley e do volante Souza, que treinaram normalmente na quarta-feira. O mistério está mais à frente. O técnico pode seguir com o esquema de três atacantes, usado diante do Náutico, pelo Brasileirão, ou sacar Miralles e jogar no ataque com Marcelo Moreno e Kleber. Fernando, que não atuou no Recife, também está de volta. O time: Victor; Edilson (Tony), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio (Miralles); Kleber e Marcelo Moreno.







Palmeiras: Luan, com uma contratura na coxa direita, fica de seis a oito semanas fora. O lateral-direito Artur também tem problemas na coxa, mas deve retornar nas próximas rodadas. Já o volante Wesley se recupera de cirurgia no joelho direito e ainda tem mais cinco meses de recuperação.



Grêmio: Luxemburgo não conta com Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito, e Naldo, com uma lesão muscular na coxa esquerda.



Palmeiras: Cicinho, Marcos Assunção e João Vitor



Grêmio: André Lima, Léo Gago e Edilson.





Palmeiras: talismã verde e melhor jogador do time nos últimos dois jogos, Mazinho já mostrou ter condições de decidir a favor da equipe de Felipão. O belo gol no empate com o Vasco, após drible no selecionável Dedé, credencia o meia-atacante a uma vaga cativa na equipe. Em Porto Alegre, ele fez um gol dois minutos depois de sair do banco.



Grêmio: motor do meio-campo do Grêmio, batedor oficial de faltas e jogador com mais partidas em 2012, à exceção do goleiro Victor. Esse é Fernando, o volante de 20 anos e autor de seis gols nesta temporada. Suspenso, não atuou contra o Náutico pelo Brasileirão e agora retorna ao time como esperança, tanto para defender quanto para atacar, esta a grande necessidade tricolor na Arena Barueri, nesta quinta.









Bruno, goleiro do Palmeiras: “Além de jogar por nós, vamos jogar por 14, 15 milhões de palmeirenses. A vontade de tentar chegar a uma final é muito grande. O Palmeiras não chega a uma decisão de competição nacional há 12 anos, desde a Copa dos Campeões de 2000, quando o Murtosa era o treinador. Queremos muito e vamos fazer de tudo para alcançar esse objetivo”.



Kleber, atacante do Grêmio: "Todo o contato que tive (com o torcedor) foi positivo. Aqui, no hotel, ou em Porto Alegre. Sei que há confiança. Nem precisava falar, mas todos sabem que o torcedor está com a gente. Isso mexe. E ele pode confiar. É difícil, mas vamos tentar reverter. Escrever mais uma página bonita na história do clube e buscar uma classificação heroica"







* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia



* O Verdão tenta empatar o placar de eliminações na Copa do Brasil. Depois de perder para o Grêmio nas quartas de final de 1993 e nas oitavas de 95, o time deu o troco nas semifinais de 96. Hoje, busca sua segunda classificação em cima do rival.



* O Grêmio nunca venceu o Palmeiras por dois gols de diferença jogando fora de casa. Nas únicas duas vitórias tricolores em São Paulo, dois 1 x 0, pelos Brasileiros de 2006 e 2008. Vitória pelo mesmo placar é insuficiente para os gaúchos.



* O Palmeiras ganhou as últimas dez partidas como mandante na Copa do Brasil. Marcou 24 gols e sofreu apenas um.







No dia 13 de junho, o Palmeiras venceu o Grêmio por 2 a 0 no primeiro jogo das semifinais, no Olímpico. Em um duelo truncado e com poucas oportunidades, o Verdão levou vantagem por conta do “nó” que Felipão deu no meio-campo, impedindo avanços do time da casa. O jogo só mudou aos 42 do segundo tempo, com um gol de Mazinho. Aos 45, Barcos fechou o placar e deixou os alviverdes em ótimas condições para o duelo decisivo desta quinta. Assista aos lances do jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário