quarta-feira, 1 de maio de 2013

O JOGO Grêmio x Santa Fé Arena 01/05/2013 - 19:30

O adversário e o dia são mais do que sugestivos. O primeiro carrega no seu nome o que muito torcedor do Grêmio começou a perder com os últimos resultados e a recente eliminação no Gauchão. Mas a fé está renovada. O Tricolor inicia nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), uma nova etapa. Tudo do zero. Para esquecer a campanha claudicante da primeira fase da Libertadores, a segunda pior entre os classificados. O rival: o perigoso Santa Fé, da Colômbia, que, ao som da salsa e no embalo dos gols de Cristian Borja, vice-artilheiro do torneio, quer ser mais um visitante indesejado na Arena. Ou seja, trabalho não faltará ao Grêmio neste feriado de 1º de maio, de casa provavelmente lotada.



Mesmo que seja uma nova fase, o passado ainda condena o Grêmio. A suada classificação no 1 a 1 para o Huachipato, em 18 de abril, deixou sequelas. Uma delas: Vanderlei Luxemburgo foi suspenso por seis jogos pela Conmebol pelos incidentes após o confronto. Ficará num camarote do estádio, sem acesso nem ao vestiário. O auxiliar Roger Machado será a voz à beira do gramado. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Zé Roberto é o desfalque mais sentido. Menos mal que, um mês após lesão no joelho, Elano está de volta para o duelo que coloca em xeque o trabalho do treinador gremista, questionado internamente por membros da direção após cinco jogos seguidos sem conhecer vitória
O Independiente Santa Fé vem soterrado de credenciais positivas. Para começar, é o único time invicto na Libertadores. Empatou os dois primeiros jogos e depois só ganhou. Portanto, vem de quatro vitórias seguidas no torneio continental. Fez a segunda melhor campanha da fase, num grupo com Real Garcilaso-PER, Tolima e Cerro. Para complicar, manda os jogos no El Campin, em Bogotá, com altitude de 2,6 mil metros. E, quando joga fora de casa, incomoda. Sempre marcou gols em terras alheias - estatística alentadora aos colombianos, já que há o saldo qualificado nessa fase eliminatória.




O argentino Patrício Loustau, de 38 anos, será o árbitro. Diego Bonfa e Ivan Nuñez o auxiliam. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.







Grêmio: sem Zé Roberto, suspenso, Luxa optou pelo modelo emergencial adotado contra o Huachipato. Usará André Santos no meio-campo, ao lado de Elano. Alex Telles assume a lateral esquerda. O time: Dida; Pará, Cris, Bressan e Alex Telles; Fernando, Souza, André Santos e Elano; Vargas e Barcos.



Santa Fé: Wilson Gutierrez não indicou qual será a escalação que mandará a campo para enfrentar o Grêmio. Os volantes Arias e Valencia estão fora por lesão. O lateral-esquerdo García, igualmente machucado, depende de teste para atuar. Fora de casa, o treinador adota uma formação mais defensiva. Tira do time o artilheiro Cristian Borja e reforça o meio-campo. A esquipe provável: Vargas; Roa, Valdés, Meza e García (Acosta); Torres, Bedoya, Anchico e Omar Pérez; Medina e Cuero.







Grêmio: Werley (lesão na coxa direita), Adriano (lesão no ligamento colateral medial do joelho direito), Jean Deretti (lesão na coxa direita) e Saimon (em recuperação física após hérnia abdominal) não estão à disposição do treinador.



Santa Fé: os volantes Arias e Valencia estão machucados.





Grêmio: a expectativa por Elano é total. O meia volta um mês depois de lesão no joelho com a condição de salvador. O próprio Luxemburgo chegou creditar a queda de rendimento do ataque à falta dos passes precisos do camisa 7. Ele tem quatro gols na temporada.



Santa Fé: Autor de um gol na Libertadores, Medina vive boa fase no campeonato da Colômbia, no qual balançou a rede nove vezes. É um atacante rápido, o homem responsável pelo desafogo da equipe em partidas fora de casa.





Barcos, atacante do Grêmio: "A gente sabe que tem a responsabilidade de ganhar em casa. Temos de ter ajuda da torcida, que sempre apoia, para ganhar, algo que a gente não está conseguindo. Temos de ter força, como tivemos lá contra o Juventude, e um resultado diferente".



Wilson Gutierrez, técnico do Santa Fé: "O Grêmio é um clube grande, tem jogadores experientes e de qualidade. O futebol brasileiro é forte. Será um grande jogo. A ideia é buscar um bom resultado, não perder. Se não for possível, vamos ao menos tentar marcar gol".






Nenhum comentário:

Postar um comentário