Terminou de forma prematura o sonho do Grêmio de chegar ao tri campeonato da Copa Libertadores da América. Na noite desta quinta-feira, em Bogotá, o Tricolor acabou superado pelo Independiente Santa Fé pelo placar de 1 a 0. Jogando contra a pressão do torcedor, contra a altitude e contra o segundo melhor time da fase de grupos da competição, a equipe soube segurar e até chegou a dominar a partida em certos momentos. Mas, no final, os donos da casa conseguiram o gol e garantiram sua classificação.
PRIMEIRO TEMPO:
O Santa Fé partiu pra cima do Grêmio e não poderia ser diferente: atrás no marcador e com o apoio do seu torcedor, buscou desde cedo fazer prevalecer o fator local.
Aos 4 minutos, após rebote da zaga gremista, Torres pegou a sobra na intermediária e chutou de primeira, rasteiro, no canto esquerdo. Dida caiu e fez a defesa com certa dificuldade.
A resposta gremista foi imediata. No lance seguinte, Elano achou Vargas entrando pela direita. O chileno desceu em velocidade e chutou forte, da entrada da área, obrigando o goleiro colombiano a fazer uma grande defesa no ângulo direito. Que lance!
Os donos da casa voltaram a chegar com perigo aos 14 minutos. Cobrança de falta da intermediária, pela direita, encontrou a cabeça de Cristian Borja no miolo da área gremista. A conclusão foi pra baixo, mas sem muita força. Dida fez boa defesa.
Quatro minutos depois, outra vez Cristian Borja, de cabeça, criou a melhor oportunidade da partida até então. Após uma bola levantada de muito longe sobre a área do Tricolor, Borja ganhou do marcador e mandou no canto esquerdo. A bola venceu Dida, deu no poste e saiu para tiro de meta. Escapou o Grêmio.
A partir daí, o jogo seguiu truncado no meio campo, com muitos erros de passe de ambos os lados e poucas oportunidades de gols.
Aos 38, após uma cobrança de falta ensaiada, Vargas recebeu na entrada da área, mas chutou fraco, para defesa do goleiro colombiano.
O Santa Fé respondeu aos 41 minutos. Cuero recebeu na direita, cortou para o meio e chutou forte, no canto esquerdo. Dida se esticou todo e mandou para escanteio fazendo grande defesa.
O Tricolor dominou os minutos finais. Criou uma sequência de escanteio pela esquerda e ainda teve boa oportunidade nos descontos: Barcos recebeu na entrada da área, dominou no peito, ajeitou para o chute, mas foi desarmado. A bola sobrou para Vargas, que pegou muito embaixo e mandou por cima.
Foi o último lance dos primeiros 45 minutos.
SEGUNDO TEMPO:
O Grêmio voltou para etapa final sem modificações.
Logo aos 4 minutos, o Santa Fé chegou com perigo: Medina foi lançado em profundidade pela esquerda, ganhou de Werley, invadiu a área, mas chutou fraco na saída de Dida. O goleiro gremista fez a defesa.
Dez minutos depois, o Santa Fé voltou as levar perigo em bola parada: Omar Pérez sofreu falta na entrada da área e ele mesmo fez a cobrança, colocada, buscando o ângulo esquerdo. Dida só olhou e a bola passou muito perto.
A partir dos 15 minutos, o Santa Fé cresceu e o Grêmio recuou segurando a pressão.
Aos 19 minutos, brilhou a estrela de Dida. Ele fez dois verdadeiros milagres salvando o Grêmio. No primeiro deles, após cabeçada no canto esquerdo, baixo, o goleiro gremista se esticou e fez a defesa parcial. No rebote, ele mostrou agilidade se atirando nos pés do atacante colombiano para fazer uma defesa arrojada. Que lance!
O Santa Fé continuou a ter o domínio absoluto das ações no meio campo. O Grêmio vinha segurando bem e até chegava nos contra-ataques. Porém, aos 34 minutos, os donos da casa conseguiram chegar ao gol após uma grande jogada: Medina tabelou com Omar Pérez na entrada da área, passou pela marcação e chutou colocado na saída de Dida.
Santa Fé 1 a 0.
Faltando apenas dez minutos para o final da partida e com o resultado negativo, só cabia ao Grêmio se atirar em busca do empate.
Roger promoveu três modificações na sequência colocando Kleber, Welliton e Marco Antonio nos lugares de Elano, Barcos e Fernando, respectivamente.
Com uma postura mais ofensiva, o Grêmio até criou sua melhor oportunidade nos descontos, mas Vargas acabou chutando por sobre o travessão o sonho gremista de seguir na competição.
No próximo dia 26 de maio, o Tricolor faz sua estreia no Campeonato Brasileiro enfrentando o Náutico, no Alfredo Jaconi.
Fotos: Lucas Uebel
Libertadores 2013 - Oitavas
Placar: Santa Fé 1 X 0 Grêmio
Local: Bogotá
Data: 16.mai.2013
Escalação Grêmio
Dida
Pará
Bressan
Werley
André Santos
Fernando
Souza
Elano
Zé Roberto
Vargas
Barcos
Entrou Saiu
Kleber Elano
Welliton Barcos
Marco Antonio Fernando
Escalação Santa Fé
Vargas
Valdés
García
Meza
Bedoya
Anchico
Omar Pérez
Torres (Valencia)
Medina
Cristian Borja (Quiñonez)
Cuero (Molina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário