domingo, 30 de setembro de 2012

O JOGO Grêmio x Santos Olímpico 30/09/2012 - 18:30








Distantes  na tabela do Brasileirão, Grêmio e Santos têm muito em comum quando o assunto é competição internacional. Ambos saíram da quarta-feira com excelentes resultados na Copa Sul-Americana e na Recopa, respectivamente. E, neste domingo, às 18h30m, no Olímpico, enfrentam-se pela 27ª rodada do Nacional convivendo também com o ônus das batalhas continentais.





Kleber e Neymar, esperanças de Grêmio e Santos (Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



O Grêmio bateu o Barcelona, do Equador, com um a menos durante 31 minutos, em um caldeirão de mais de 60 mil pessoas em Guayaquil e largou em vantagem nas oitavas de final da Sul-Americana. Mas, agora, lida com o cansaço de longas viagens - tanto a ida quanto a volta tiveram significativos atrasos. O jeito foi apelar para o "pijama trainning", termo muito utilizado por Vanderlei Luxemburgo para justificar a troca de treinos puxados por trabalhos de recomposição física em academia e piscina. Menos mal que tem todo os titulares à disposição para seguir na perseguição ao líder Fluminense.
Bem mais feliz foi o Santos na quarta. Venceu o Universidad de Chile e garantiu título da Recopa Sul-Americana, mantendo a média de duas conquistas por temporada desde 2010. Embora a comemoração tenha sido contida, sem tanta festa, fugir da tradicional "ressaca" pós-título é um dos desafios para os comandados de Muricy Ramalho em Porto Alegre.




No Brasileirão, o time vem de derrota para a Portuguesa por 3 a 1, no último dia 22, quando jogou sem Neymar e novamente sentiu o desfalque. Com seu astro de volta, o Peixe joga praticamente para cumprir tabela, já que o sonho de uma vaga na Libertadores está cada vez mais distante.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite o confronto, menos para o Rio Grande do Sul. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo do Olímpico para todo o Brasil.







Grêmio: Luxa deve ir com força máxima. Nenhum jogador revelou problemas na reavaliação física. Gilberto Silva e Zé Roberto, poupados, com dores musculares, e Kleber, que deixou o jogo contra o Barcelona com uma pancada na perna esquerda, estão confirmados. Pará está liberado para atuar. Emprestado pelo Santos, o lateral-direito só poderia enfrentar o ex-clube com o pagamento de uma multa de R$ 100 mil, o que foi acertado pelas direções. O time: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.



Santos: Muricy Ramalho faz mistério sobre o time que usará neste domingo, contra o Grêmio, no Olímpico. Com desfalques, o treinador esconde o substituto de Léo na lateral esquerda. As opções são Juan, sequer relacionado para a final da Recopa Sul-Americana, e Gerson Magrão, favorito para ganhar a posição. Na lateral direita, Ewerton Páscoa deve ganhar a posição, já que Bruno Peres não poderá atuar. No restante da equipe, o comandante deve seguir o padrão dos últimos jogos. Assim, o provável Alvinegro terá: Rafael; Ewerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Pato Rodriguez; Neymar e André.







Grêmio: Luxa não tem desfalques por suspensão. O departamento médico do Grêmio, contudo, conta atualmente com Facundo Bertoglio e Fábio Aurélio, lesionados, além de Saimon, que voltou a sentir dores no pé. Julio Cesar, após quatro meses fora por cirurgia no joelho esquerdo, já atuou no time B e pode ser relacionado em rodadas futuras.



Santos: Edu Dracena (ruptura no ligamento do joelho esquerdo), Bruno Peres (edema na coxa esquerda), Léo (lesão na panturrilha esquerda), Fucile (lesão no ligamento do pé esquerdo), Henrique (pubalgia), Paulo Henrique Soares (ruptura do ligamento do joelho esquerdo), Alison (lesão muscular) e Rafael Galhardo (fratura no dedinho do pé esquerdo) são os jogadores machucados. Victor Andrade, suspenso com três amarelos, é outra baixa.



Grêmio: Anderson Pico, Marcelo Grohe, Marcelo Moreno, Naldo e Rondinelly



Santos: Adriano, Bruno Peres, Juan e Léo







Nielson Nogueira Dias (PE) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Clovis Amaral da Silva (PE). Nielson Nogueira Dias arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 298 faltas (média de 37,2 por jogo), aplicou 48 amarelos (média de 6 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,63 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 5,05 amarelos, 0,28 vermelho, 36,6 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou o jogo entre as equipes no primeiro turno da Série A: Santos 4 x 2 Grêmio, pela oitava rodada.





Grêmio: Elano. O meia enfrenta pela primeira vez o Santos, depois do troca-troca dos clubes que levou Miralles para a Vila Belmiro. Reserva com Muricy Ramalho, o jogador reencontrou a boa fase em Porto Alegre. É o vice-artilheiro do time no Brasileirão, com cinco gols, e o maior garçom, com seis assistências.



Santos: Neymar. Artilheiro do Peixe com 37 gols em 39 jogos, o craque de moicano segue motivado depois de comandar o time na conquista da Recopa Sul-Americana, quarta-feira, no Pacaembu. O camisa 11 é responsável por elevar o aproveitamento do time no Brasileirão de 42,3% para 74,07%. O atacante novamente reencontrará Vanderlei Luxemburgo, responsável por deixá-lo no banco em 2009, seu primeiro ano como profissional.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “Ganhando o título ou não, o Santos tem um bom time. O jogo será difícil. É contra grandes jogadores. Tem um diferenciado, o Neymar. Trabalhar em cima do que temos de melhor. Pessoal me pergunta como se marca ele, mas se eu falar... entrego a tática para o Muricy, não é verdade?”



Muricy Ramalho, técnico do Santos: “O Grêmio é um dos melhores times do país. Investiu muito e está onde merece porque fez um grande plantel. Esta é a diferença dos clubes que brigam. A dificuldade será enorme, no seu campo é um time fortíssimo. Vamos mexer no time de novo, mas vamos com intenção de fazer um bom jogo e tentar vencer”.









* O mando de campo costuma ser um fator importante nos jogos entre Grêmio e Santos. Pelo Brasileirão, em 46 partidas realizadas, apenas seis terminaram com vitórias dos visitante.



* A média de gols das partidas entre Grêmio e Santos em Brasileiros é de 2,1 gols por jogo. Um tanto baixa, a média é explicada pelos resultados mais comuns na história do confronto: 15 das 46 partidas terminaram com vitórias por 1 a 0 e sete jogos terminaram sem gols.



* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia







Em 8 de julho, pelo primeiro turno do Brasileirão, o Santos aplicou 4 a 2 sobre o Grêmio na Vila Belmiro. Os gols foram marcados por Edu Dracena, Neymar e Felipe Anderson (2), para os paulistas. Marquinhos e Vilson descontaram para o Tricolor. O Santos terminou a sequência de três partidas sem vencer em confrontos contra o rival no Brasileiro unificado. Já o Grêmio usou o revés como motivação. Depois desta partida, venceu por quatro rodadas consecutivas e arrancou na competição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário