domingo, 23 de setembro de 2012

O JOGO Grêmio x Atlético MG 23/09/2012 - 18:30

Na décima edição do Brasileirão por pontos corridos, alguns ainda dizem que o povo brasileiro é acostumado a competições em que existe uma final para definir quem será o campeão. Já os defensores do sistema ponto a ponto afirmam que toda partida é como uma final, já que a vitória conquistada no início tem o mesmo valor do que uma na reta final.




Mas a partida deste domingo entre Atlético-MG e Grêmio, marcada para as 18h30m (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, alia as duas teses, já que o confronto coloca frente a frente o vice-líder e o terceiro colocado da competição, que estão separados apenas por três pontos. Dependendo do resultado, um time pode deixar a briga pelo título e manter-se focado apenas em conseguir uma vaga na Libertadores, enquanto o outro continua vivo na busca pelo título.





Atlético-MG e Grêmio voltam a se encontrar neste domingo (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)No Atlético-MG, o discurso de todos os jogadores e até de Cuca durante a semana foi de que a partida é como uma final. Em caso de vitória, o Galo abre vantagem sobre um concorrente direto e ainda continua a perseguição ao líder Fluminense. O clima de final é tão claro, que, mesmo com uma semana cheia para treinar a equipe, Cuca priorizou trabalhos técnicos sem esboçar a escalação até quinta-feira, enquanto na sexta e no sábado fechou parte da atividade para a imprensa, a fim de não divulgar a escalação. Segundo o treinador, ele vem testando todas as opções para as vagas dos desfalques, com muito estudo com relação à formação Tricolor.



No Grêmio, Vanderlei Luxemburgo até tentou minimizar esse caráter decisivo, talvez como estratégia, mas os jogadores também encaram o jogo com seriedade acima do normal. Em caso de vitória, o time alcança a melhor colocação no campeonato: o segundo lugar. O triunfo é encarado como a chance de se consolidar na luta pela vaga na Libertadores, bem como manter-se na disputa pelo título. Em caso de derrota, todos admitem que ser campeão ficará mais difícil, embora não seja impossível. Prova da importância do jogo dada pelos gremistas é de que a preparação foi feita em Atibaia, no interior de São Paulo, desde segunda-feira. O retiro foi a forma de priorizar a recuperação física após uma maratona de 19 jogos em 64 dias, contando ainda a Copa Sul-Americana.



Se não bastassem os ingredientes principais para este jogo, ainda há os periféricos, como mais um encontro entre Ronaldinho Gaúcho e o Grêmio, fato que por si só já chama atenção. Se foi muito hostilizado na partida no Sul, sendo um dos que mais vibrou com a vitória após o apito final, em Belo Horizonte, ele deve ser um dos mais festejados pela torcida Alvinegra. Outro duelo à parte estará no banco de reservas, onde Cuca, um dos técnicos emergentes que mais se consolidou nos últimos anos, porém sem títulos de expressão, estará frente a frente com Vanderlei Luxemburgo, pentacampeão brasileiro como treinador. No duelo pessoal entre os dois como técnicos em Brasileiros, há empate em cinco vitórias para cada lado em 12 confrontos.






Atlético-MG: Cuca não deu pistas durante a semana e ainda fechou parte dos treinos na sexta e no sábado. Ele faz mistério com relação a quem entra nas duas laterais, já que os titulares estão suspensos, e ainda alimenta outra dúvida, com relação ao centroavante, já que Jô segue fora. O provável time deverá ter Victor; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; e Leonardo.



Grêmio: será a primeira vez no returno do Brasileirão que Vanderlei Luxemburgo poderá contar com seu Grêmio ideal. Sem titulares machucados ou suspensos, o treinador mandará a campo força máxima depois de seis jogos. Fernando, ausente por suspensão no empate com o Flamengo, portanto, está de volta. A equipe: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.





Atlético-MG: Marcos Rocha e Junior Cesar estão fora porque receberam o terceiro cartão amarelo contra o Náutico. Já o atacante Jô está recuperado da lesão muscular na coxa esquerda, mas segue fazendo trabalho de recondicionamento físico e não joga. Rafael Marques também está suspenso pelo acúmulo de cartões, mas de todo jeito seria reserva.





Grêmio: não há titulares machucados ou suspensos. O departamento médico conta atualmente com Facundo Bertoglio, Fábio Aurélio e Saimon. O lateral Julio Cesar já se recuperou de cirurgia no joelho, feita em maio, e já atuou em partida do time B no sábado.



Atlético-MG: Bernard, Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson e Victor.



Grêmio: Marcelo Grohe, Anderson Pico, Naldo e Rondinelly







Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO). Heber Lopes arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 465 faltas (média de 38,7 por jogo), aplicou 46 amarelos (média de 3,8 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,3 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 5,01 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Grêmio 2 x 0 Náutico, pela 24ª rodada.



Atlético-MG: em Bernard. O meia foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e apesar de não ter jogado, voltou muito empolgado de Goiânia, onde conviveu com Mano Menezes e os demais selecionáveis. Além disso, ele é um dos principais nomes do Atlético-MG na competição e foi dele a belíssima jogada que resultou no gol do Jô no encontro dos times no primeiro turno vencido pelo Galo por 1 a 0.





Grêmio: artilheiro do time no campeonato com oito gols, Marcelo Moreno tem a fama de ser carrasco do Atlético-MG. Fez dois gols contra o Galo, em quatro jogos, na época em que defendia o Cruzeiro, e espera manter a escrita.









Ronaldinho Gaúcho, meia do Atlético-MG: “"Agora é que entra esse ingrediente, lembrar de tudo o que aconteceu (no Olímpico) e por isso nós vamos com tudo para conquistar essa vitória. Sabemos que precisamos muito do apoio do torcedor porque é um dos jogos mais difíceis do campeonato. Agora tudo serve como motivação”."



Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "O Grêmio vai jogar uma decisão de campeonato fora de casa. Nos preparamos para um jogo de decisão importante. É fundamental estar em jogos decisivos com todo elenco à disposição. Mas a competição não acaba domingo. Entendo e respeito, mas a análise de vocês é muito pontual. Nós fazemos projeção de tabela. Nesse confronto direto, se rolar a vitória ficamos bem. Tem que ter muito cuidado agora."







* O Atlético-MG leva enorme vantagem nos confrontos com o Grêmio em Minas Gerais na história do Campeonato Brasileiro. Ao todo foram 22 jogos, com 12 vitórias do Galo, seis empates e apenas quatro triunfos gremistas. Nesses 22 jogos, o Atlético marcou 30 gols e sofreu 17.



* Atlético-MG e Grêmio se enfrentaram apenas uma vez no estádio Independência na história do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, dia 07/08/2004, o Galo venceu o Tricolor por 3 a 0, gols de Márcio Santos (2) e Alex Mineiro.



* A maior goleada na história dos confrontos entre Atlético-MG e Grêmio em Brasileiros favorece a equipe gaúcha. No dia 08/09/96, o Grêmio venceu por 5 a 0 em Porto Alegre, gols de Saulo, Zé Afonso(2) e Paulo Nunes(2). Vale lembrar, que naquele ano, a equipe gaúcha foi campeã brasileira.



* Já a maior vitória do Galo sobre o Grêmio em Brasileiros aconteceu em 2001, pelas 4ª de final da competição, quando o Atlético-MG venceu por 3 a 0 no Mineirão, gols de Guilherme(2) e Marques.



* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.







O último duelo entre as equipes ocorreu no dia 1º de julho deste ano, partida válida pela sétima rodada do Brasileirão. O jogo foi no Estádio Olímpico e acabou vencido pelo Atlético-MG por 1 a 0, gol de Jô. Na ocasião, o mais bonito não foi o tento em si, mas a jogada do meia Bernard, que deu dois chapéus dentro da área gremista antes de cruzar para a conclusão de Jô. Se o grande alvo da torcida e dos rivais atleticanos era Ronaldinho Gaúcho, como sempre muito hostilizado no sul, quem brilhou foi o garoto, então com 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário