sábado, 1 de setembro de 2012

O jogo Grêmio x Palmeiras

As marcas daquele 21 de junho ainda estão nos elencos de Palmeiras e Grêmio. Os gaúchos ainda lamentam o empate tenso que os eliminou da Copa do Brasil e impulsionou os alviverdes ao título da competição. Pouco mais de dois meses depois daquela semifinal, os times voltam a fazer um jogo-chave neste sábado, às 18h30m, no Pacaembu, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, porém, os papeis estão invertidos. O Verdão está pressionado, enquanto o Tricolor quer se aproximar do título.




Por terem perdido em casa o primeiro confronto daquela semifinal, os gremistas foram à Arena Barueri para o tudo ou nada. No novo duelo, por outro lado, o time chega embalado por três triunfos seguidos, sem tomar sequer um gol - se repetir a dose alcançará o recorde de partidas sem ser vazado. O Grêmio é time que mais venceu na competição – ganhou 13 jogos, assim como o líder Atlético-MG.

Esse recente retrospecto fez o time gaúcho aparecer no retrovisor das equipes que figuram na ponta do Brasileirão, o Fluminense e o Galo. Uma vitória no Pacaembu pode ser o salto que o Tricolor precisa para entrar de vez na briga pelo título.



O desespero, que assolou o Grêmio na Copa do Brasil, agora ronda o Palmeiras. Na zona de rebaixamento, o time amargou sua pior campanha no primeiro turno na era dos pontos corridos e não vence há três rodadas. As derrotas, aliás, viraram rotina no Verdão neste nacional. O time é o que mais vezes perdeu – foi superado por 12 equipes e só empata com o lanterna Figueirense.



Por isso, o Alviverde pretende aproveitar o fator casa para dar um basta nessa sequência negativa. O time de Luiz Felipe Scolari tem pressa para iniciar uma reação e fugir do fantasma do rebaixamento, que o assombrou em 2002 e volta à cena.



De ambos os lados, os jogadores evitam comparar as partidas. No entanto, com todos esses temperos, com tanto em jogo, o duelo deste sábado promete ser tão tenso quanto o daquele 21 de junho, recheado de brigas e cartões – inclusive três vermelhos.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O canal PFC transmite o jogo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.







Palmeiras: com muitas peças à disposição, o técnico Luiz Felipe Scolari fez vários testes no meio-campo e no ataque, sem dar pistas do time que será escalado. A única mudança certa é a saída de Valdivia, que cumpre suspensão. O recém-contratado Tiago Real tem grandes chances de herdar o posto. Recuperado de lesão, Luan pode ser a novidade no ataque ao lado de Barcos. Ele disputa a vaga com Maikon Leite, Obina, Betinho e Mazinho. Na zaga, Maurício Ramos deve voltar a ser titular depois de cumprir suspensão. Uma possível formação do Verdão é: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Correa (Márcio Araújo), João Vitor e Tiago Real (Mazinho); Luan (Maikon Leite) e Barcos.



Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não queria, mas irá manter o mesmo time que venceu o Vasco na última rodada. Isto porque não conta com os retornos de Gilberto Silva e Elano. O zagueiro, suspenso na partida anterior, será poupado pois sente dores musculares, resultado do Gre-Nal. O meia, embora a recuperação de lesão na coxa esquerda tenha avançado, é preparado para o confronto com o Atlético-GO na próxima quarta-feira. Desta forma, Marquinhos e Naldo continuam na equipe. A provável escalação: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marquinhos e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.





Palmeiras: são seis os desfalques alviverdes. O meia Valdivia cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos. O zagueiro Román, o lateral Fernandinho, o volante Marcos Assunção e os meias Daniel Carvalho e Patrik estão no departamento médico.



Grêmio: além de Gilberto Silva (dores musculares) e Elano (coxa esquerda), Luxa tem um desfalque no banco: o atacante reserva Leandro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O trio se junta a outras baixas por lesão, que desfalcam a equipe: Vilson (ombro direito), Fábio Aurélio (joelho esquerdo) e Julio Cesar (joelho esquerdo).



Palmeiras: Daniel Carvalho, Márcio Araújo e Obina.



Grêmio: Marcelo Grohe, Marquinhos, Rondinelly e Zé Roberto.







Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (PR). Sandro Ricci arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 255 faltas (média de 31,8 por jogo), aplicou 28 amarelos (média de 3,5 por jogo), um vermelho (média de 0,13 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,4 faltas e 0,24 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Atlético-GO 2 x 1 Palmeiras, pela 18ª rodada.



Palmeiras: mal foi contratado pelo Verdão e o meia Tiago Real já pode estrear “na fogueira” contra o Grêmio. O jogador, pouco conhecido, diz não ter medo de debutar em um Palmeiras sob pressão.



Grêmio: será a última partida de Marcelo Moreno antes de ele servir a seleção da Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Artilheiro do time no Brasileirão (com sete gols) e na temporada (com 18), o centroavante perderá os confrontos com Atlético-GO e Corinthians. Portanto, pretende se despedir, temporariamente, claro, com boa atuação e gol.







Tiago Real, meia do Palmeiras: “O Palmeiras está em um momento conturbado, mas o grupo está super unido. Os jogadores conversaram para se unir e ficaram alertas. Eles estão tranquilos. Sabemos que vamos iniciar uma recuperação logo”.



Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "Não existe isso de o Palmeiras estar crise. É clube grande, portanto, um clássico. Eles vão jogar, estão precisando da vitória e teremos muitas dificuldades. Temos de ater atenção ao Barcos e a todos os jogadores para tentar ganhar e continuar a nossa caminhada".







* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.



* Palmeiras e Grêmio já se enfrentaram 80 vezes, com grande vantagem palmeirense. Ao todo foram 33 vitórias do Verdão, contra apenas 17 do Grêmio e 30 empates. O Palmeiras marcou 116 gols, contra 86 da equipe gaúcha.



* Palmeiras nunca perdeu para o Grêmio no Pacaembu. Foram 10 confrontos entre as duas equipes neste estádio, com 8 vitórias do Verdão e dois empates. No entanto, os times não se enfrentam no Pacaembu há 19 anos. O último confronto neste estádio aconteceu no dia 27 de abril de 1993. Na oportunidade, em partida válida pelas 4ª de final da Copa do Brasil (partida de ida), as duas equipes empataram em 1 a 1, com gols de Edmundo para o Palmeiras e Gílson para o Grêmio.



* Neste Brasileirão, o Palmeiras venceu apenas três jogos como mandante. Pro outro lado, o Grêmio já soma cinco triunfos na condição de visitante.







Palmeiras e Grêmio duelaram pela última vez no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, em 21 de junho, na Arena Barueri. Em um jogo tenso, Fernando abriu o placar para os visitantes e deu esperança aos tricolores de reverter a vantagem de dois tentos conquistada pelos alviverdes no Olímpico. No entanto, Valdivia empatou para garantir a vaga na decisão ao Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário