quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fábio Koff anuncia candidatura à presidência do Grêmio

Ex-presidente do Grêmio, Fábio Koff, 81 anos, será candidato à sucessão nas eleições do final do ano para o biênio 2013-14. Durante a noite desta terça-feira, em entrevista para a Rádio Gaúcha, o dirigente falou abertamente pela primeira vez sobre a possibilidade. A situação do clube ainda não se pronunciou se lançará candidatura para a manutenção da gestão Paulo Odone.




- O Grêmio terá de se readaptar ao novo tempo. Quero implantar em dois anos uma nova gestão no futebol brasileiro. E terei orgulho enorme se o Grêmio for o percursor disso. Mas necessita de mudança radical na administração. Tem que devolver ao torcedor a esperança - afirmou Koff, que foi presidente do clube em duas oportunidades, nas décadas de 1980 e 90, conquistando o bi da Libertadores e um Mundial.



Em cerca de 20 minutos, Koff falou sobre os projetos que tem para o Tricolor gaúcho. Citou Barcelona, da Espanha, Lille, da França, e Santos, do Brasil, como exemplo, e disse que o Grêmio precisa se reformular para estar à altura da Arena.



- Como coincide com um momento importante do Grêmio, entendemos que, se a Arena realmente corresponder à expectativa de receita que está se aguardando, o clube ficará em descompasso com ela se não mudar de estrutura - ponderou Koff.



Como plano estratégico, disse contar com o apoio de um grupo de empresários para sustentar a candidatura:



- Fui procurado por um grupo de empresários no sentido de me sensibilizar e deixar um legado para o Grêmio, da minha experiência adquirida do futebol, que me proporcionou o Clube dos 13. Jamais estive afastado, sempre preocupado com os problemas. E acho que dei contribuição grande para todas as diretorias que me procuraram.



O atual treinador do Grêmio está entre os três ou quatro melhores do Brasil, o futebol está bem administrado. Me estimulou concorrer ao clube com o Grêmio na Libertadores "Fábio KoffAo fazer análise sobre o “campo”, elogiou a forma como o futebol tem sido conduzido no Olímpico. E, sem pestanejar, Koff também se disse empolgado com a possibilidade de reassumir o clube em uma Libertadores, o que pode ocorrer já que o clube está em terceiro no Brasileirão e avançou à fase internacional da Copa Sul-Americana.



Koff evitou fazer projeções quando questionado sobre o treinador Vanderlei Luxemburgo. No entanto, disse que se trata de um dos principais técnicos do Brasil.



- O atual treinador do Grêmio está entre os três ou quatro melhores do Brasil, o futebol está bem administrado. Me estimulou concorrer ao clube com o Grêmio na Libertadores - concluiu.



O pleito que definirá o comandante do Grêmio nos próximos dois anos já tem datas definidas: o primeiro turno ocorrerá no dia 25 de setembro. Nesta etapa, apenas conselheiros podem votar e definir as chapas que concerrão na eleição. O segundo turno está marcado para o dia 20 outubro e será aberto para os sócios.



O clube gaúcho projeta seu maior pleito: 40 mil torcedores terão condições de votar. E a novidade fica por conta dos votos por correspondência. Os torcedores do interior poderão escolher o seu candidato sem precisar se deslocar até Porto Alegre.



saiba mais



Público de final: Grêmio se prepara

para eleição com 40 mil votantesNo entanto, um grupo político, o Grêmio Independente, quer adiar a eleição, com o receio de que o processo político atrapalhe o clube no Brasileirão. Busca 50 assinaturas de conselheiros e associados para protocolar a sugestão no Conselho Deliberativo.



Caberá ao presidente do Conselho, Raul Régis de Freitas Lima, analisar o pedido. Se entender que não fere o Estatuto, pode colocá-lo em votação numa Assembléia Extraordinária. Embora sem nenhum candidato oficial, o processo político movimenta os bastidores do clube. As chapas podem se inscrever até dia 21 de setembro. O primeiro turno é dia 25 de setembro no Conselho Deliberativo. Se as chapas alcançarem 20% dos 300 votos, o pleito será decidido pelos sócios em 20 de outubro.



Vale lembrar que a data da eleição já foi antecipada. Por ser ano de eleição municipal e a primeira vez que sócios poderão votar por correspondência, Raul Régis propôs a mudança para dar mais tempo de todos participarem.



As etapas da eleição e quem pode votar para presidente do Grêmio

Primeiro turno Votam os 300 conselheiros mais os 15 membros do Conselho Consultivo

Segundo turno 40 mil sócios estão aptos a votar nas chapas que superarem a cláusula da barreira

de 20% do primeiro turno

Quem pode votar Podem votar os sócios maiores de 16 anos, pertencentes ao quadro social há mais de dois anos ininterruptamente e em situação regular com o Grêmio nos 12 meses anteriores à eleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário