quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O JOGO Grêmio x Atlético GO Olímpico 05/09/2012 - 20:30

Uma partida que pode valer a liderança e a lanterna do Brasileirão. Assim, em zonas opostas na tabela, Grêmio e Atlético-GO entram a partir das 20h30 desta quarta-feira no Estádio Olímpico, pela 22ª rodada do nacional. Enquanto os gaúchos veem a chance de título cada vez mais concreta, os goianos buscam de forma desesperada a fuga do chamado Z-4.




Invicto há quatro jogos, o time de Vanderlei Luxemburgo pode terminar a rodada no topo da tabela caso derrote o Dragão e o líder Atlético-MG e o segundo colocado Fluminense percam para Bahia e Santos, respectivamente. Por outro lado, se for derrotado pelo Tricolor gaúcho e o Figueirense empate com o Corinthians, os comandados do técnico Jairo Araújo finalizarão já na quarta-feira em último lugar.



Para alcançar o 14º triunfo no nacional, Luxa contará com os retornos de Elano e Gilberto Silva. Por outro lado, não terá a dupla de ataque titular. Kleber foi expulso contra o Palmeiras, enquanto Marcelo Moreno está a serviço da seleção boliviana pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

A situação no Atlético-GO é crítica, mas ao menos o técnico Jairo Araújo teve boas notícias para o confronto contra o Grêmio. O treinador conta com o retorno de quatro jogadores que não puderam atuar contra a Ponte Preta. Entre os atletas que voltarão, está a dupla de zaga titular Reniê e Gustavo, que tentará diminuir os números ruins do setor.



O Dragão tem a segunda pior defesa da competição, com 38 gols sofridos, mesma quantidade do Figueirense. A zaga mais vazada é a do Coritba, com 39. O ataque atleticano também vai mal, é o quinto pior. Após 21 partidas, a equipe goiana é a única do Brasileirão que ainda não venceu fora de casa. O time rubro-negro tem apenas três triunfos na competição. O time não vence já há quatro rodadas.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O canal PFC transmite o jogo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.







Grêmio: Vanderlei não fez mistério. Recuperados, Gilberto Silva e Elano voltam ao time nas vagas de Naldo e Marco Antônio, respectivamente. A fotografia do ataque será totalmente modificada. Kleber e Marcelo Moreno não estarão à disposição do treinador. Em seus lugares, entram Leandro e André Lima. Os gaúchos estarão em campo com Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e André Lima.



Atlético-GO: O Dragão terá pelo menos cinco mudanças para o confronto desta noite. A equipe tem os retornos de Gustavo e Dodó, que cumpriram suspensão na última rodada, e de Reniê e Ricardo Bueno, que se recuperaram de lesão. Gilson, Diego Giaretta, Pituca e Patric deixam o time. A principal novidade é a entrada do volante Carlos na equipe. Ele entrará na vaga Marcos, expulso contra a Ponte Preta. Com isso, Marino será improvisado na lateral-direita. A equipe: Márcio; Marino, Reniê, Gustavo e Eron; Dodó, Carlos, Ernandes e Danilinho; Wesley e Ricardo Bueno.







Grêmio: Kleber levou o cartão vermelho aos 18 minutos da primeira etapa contra o Palmeiras e cumpre suspensão. Marcelo Moreno está a serviço da Bolívia nas Eliminatórias sul-americanas. Marquinhos levou o terceiro cartão amarelo. Bertoglio, com uma lesão muscular na coxa direita, Julio Cesar e Fábio Aurélio, ambos em recuperação de lesões no joelho esquerdo, seguem como desfalques.



Atlético-GO: Marcos e Pituca estão suspensos. Felipe, que sente dores musculares na coxa, e Joilson, com inflamação no tendão do joelho, aumentam a lista. Rafael Cruz se recupera de uma cirurgia no púbis e fica por mais um mês e meio de fora. Pego no exame antidoping, Bida está suspenso por um ano pelo STJD. O zagueiro Leonardo trata de lesão no tendão da coxa, enquanto os meias Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão no joelho..



Grêmio: Marcelo Grohe, André Lima, Rondinelly, Naldo, Zé Roberto e Anderson Pico



Atlético-GO: Bida, Diego Giaretta, Ernandes, Marino, Patric, Paulo Henrique e Wesley







Ronan Marques da Rosa (SC) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Ronan Marques ainda não arbitrou jogos no Brasileirão deste ano, que tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti por jogo.



Grêmio: Marcelo Grohe disputará seu 16º jogo neste Brasileirão. Até o momento, terminou sem ser vazado em sete. Pela competição, ajudou o time de Luxa a conquistar nove vitórias e dois empates. Só saiu derrotado em quatro ocasiões, com um aproveitamento de 64,5%, e apenas 13 gols sofridos. Caso chegue ao nono minuto de jogo sem tomar um gol, completará 400 minutos de invencibilidade no torneio.



Atlético-GO: Mesmo com a fase ruim, o goleiro Márcio segue sendo destaque no Atlético-GO. Com boas defesas, e eficiência com a bola nos pés, o jogador é a principal referência da equipe. O Olímpico traz boas lembranças para o capitão atleticano. Ele já marcou um gol de falta em cima do Grêmio na segunda fase da Copa do Brasil de 2008, e seria o herói do time goiano na decisão por pênaltis na ocasião.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “Não teremos um jogo fácil. O Atlético-GO melhorou muito, tem um time que incomoda. Precisamos do torcedor porque teremos algumas ausências”.



Jairo Araújo, técnico do Atlético-GO: “Dos líderes, o Grêmio tem um agravante: marca muito, faz muita pressão e dificulta o nosso jogo. Atlético-MG e Fluminense deixam mais à vontade em campo pra o time desenvolver jogadas. O Grêmio é mais difícil nesse ponto. Fazem pressão e forçam você a errar. Saem muito rápido no contra-ataque”.







* Quem tem vantagem? Confira o histórico de confrontos no Futpédia



* A partida entre Grêmio e Atlético-GO será a nona pelo Brasileirão. Os gaúchos saíram com a vitória em quatro oportunidades, contra dois triunfos dos goianos e dois empates.



* O Grêmio disputará seu 11º jogo no Olímpico no nacional. Até o momento, os comandados de Luxa venceram oito partidas e perderam apenas duas, tendo marcado 19 gols e sofrido apenas cinco. O aproveitamento tricolor como mandante é de 80%, o segundo melhor do campeonato, atrás apenas do Galo.



* Em situação delicada na tabela, o Atlético-GO não deixará a zona de rebaixamento mesmo que consiga derrotar o Grêmio. Para piorar, o time, que está entre os quatro últimos desde a quarta rodada do certame, ainda não venceu como visitante na competição. Foram cinco empates e seis derrotas.







Atlético-GO e Grêmio atuaram pela última vez pela terceira rodada no Brasileirão, no dia 6 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia. Superior durante os 90 minutos, o Tricolor gaúcho venceu o Dragão por 1 a 0, gol de Miralles. A partida ainda marcou o retorno de Kleber, após 73 dias fora da equipe de Luxemburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário