quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O JOGO Grêmio x Náutico Olímpico 13/09/2012 - 21:00

Grêmio e Náutico se enfrentam a partir das 21h desta quinta-feira, no Estádio Olímpico, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão. O Tricolor gaúcho aposta em um retrospecto altamente positivo para tentar levar os três pontos. Em 11 jogos em casa, venceu nove. Já a campanha do Timbu longe dos Aflitos é justamente o contrário. Caiu em nove oportunidades, em 12 partidas.




Para mobilizar o time, a direção gremista fez promoção de ingressos por troca de alimento. Até o final da tarde de quarta-feira, oito mil torcedores já tinham garantido entrada para o confronto. A direção aposta em 35 mil no Estádio Olímpico.



Depois da derrota diante do Corinthians, no final de semana, o clube gaúcho necessita da vitória para continuar na sombra dos líderes Atlético-MG (51) e Fluminense (53), que venceram seus adversários nesta quarta. Na terceira colocação, a equipe conta com 44 pontos.Na parte intermediária da tabela, o Náutico terá a missão, nesta quinta-feira, de tentar a segunda vitória fora de casa no Brasileirão 2012. Forte em seus domínios, o Timbu não consegue ter o mesmo rendimento em jogos longe dos Aflitos, mas tentará quebrar a sina de que é um visitante amistoso.



Além de melhorar o índice de pontuação fora de casa, o Náutico precisa vencer para não voltar a ter proximidade com a zona de rebaixamento. Os pernambucanos acumularam uma boa gordura no fim da primeira fase, mas no returno venceram apenas o Figueirense (em casa). De resto, conquistaram um empate (contra o Vasco, no Recife) e perderam do Cruzeiro e Botafogo (longe da capital pernambucana).



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo do Olímpico para todo o Brasil.







Grêmio: Sem Zé Roberto, Luxemburgo logo tratou em confirmar Marquinhos como meia ao lado de Elano. Preservado contra o Corinthians, Anderson Pico volta ao time, enquanto Edílson vai para o banco. Há ainda o retorno de Marcelo Moreno, ausente das duas últimas partidas por estar na seleção da Bolívia. O time atuará com: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Marquinhos; Kleber e Marcelo Moreno.



Náutico: Mais uma vez o técnico Alexandre Gallo faz mistério sobre o esquema tático do Náutico. Uma opção é armar o time no 3-5-2 com Alemão, Jean Rolt e Ronaldo Alves na zaga. Se repetir o 4-4-2 do último confronto, Josa ganha uma chance no meio-campo. Na frente, a dupla de ataque será inédita já que Araújo e Kieza estão fora do time. A provável escalação do Timbu é: Gideão; Patric, Jean Rolt, Ronaldo Alves e Lúcio; Josa (Alemão), Elicarlos, Souza e Martinez; Rhayner e Dimba.







Grêmio: O departamento médico do Grêmio conta atualmente com Facundo Bertoglio, Julio Cesar e Fábio Aurélio, lesionados, além de Saimon, que voltou a sentir dores no pé. Luxemburgo também não poderá contar com Zé Roberto e André Lima, suspensos.



Náutico: Kieza ainda se recupera de um estiramento na coxa esquerda e nem viajou. Araújo, aos 34 anos, estava jogando no limite do seu vigor físico e foi poupado. Por motivos técnicos, o volante Dadá foi mandado para Recife, como punição pelo mal rendimento na rodada passada.



Grêmio: Anderson Pico, Fernando, Marcelo Grohe, Naldo e Rondinelly



Náutico: Kim, Jean Rolt, Ramirez







Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ). Heber Roberto Lopes arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 396 faltas (média de 39,6 por jogo), aplicou 39 amarelos (média de 3,9 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,4 por jogo) e um pênalti (média de 0,1 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O ártbitro apitou um jogo dos pernambucanos na Série A deste ano: Náutico 3 x 2 Botafogo, pela quarta rodada.







Grêmio: Convocado pela pela Seleção, o volante Fernando está mais do que motivado para o confronto. O jogador usa a convocação para tentar reencontrar o melhor futebol na carreira.



Náutico: O atacante Dimba tem a responsabilidade de suprir dois desfalques de peso do ataque do Náutico. Kieza, lesionado, e Araújo, poupado, não estarão no Olímpico e caberá ao jovem jogador fazer com que o Náutico balance as redes do adversário gaúcho.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “Ser prático pode ser balde de água fria. É melhor ter os pés no chão do que criar uma expectativa e ficar frustrado. Tenho adversários na minha frente, essa é a realidade. A nossa meta é a Libertadores e, se der, o título, para podermos comemorar”



Alexandre Gallo, técnico do Náutico: “Não vamos fugir muito da nossa simplicidade e a tendência é continuar da forma que estamos jogando. Nos fortalecemos na defesa, mas também precisamos incomodar o Grêmio, senão não adianta segurar lá atrás. Temos que atacar para nos superarmos no Olímpico”.







A partida mais importante na história entre Náutico e Grêmio ocorreu pela Série B do Brasileirão de 2005 e ficou conhecida como “A Batalha dos Aflitos”. Na oportunidade, as equipes buscavam vaga na elite do futebol brasileiro, na última rodada da Série B daquele ano. Em um jogo polêmico, com dois pênaltis marcados a favor do Timbu, os gaúchos se superaram em campo, com 4 jogadores expulsos contra um dos pernambucanos, e venceram com gol de Anderson.



* Depois da Batalha dos Aflitos, Náutico e Grêmio se enfrentaram outras sete vezes, todas pela Série A. Foram cinco vitórias gremistas, um empate e uma vitória do clube pernambucano.



* O Grêmio jamais perdeu para o Náutico em partidas disputadas no Olímpico na história do Brasileirão. Em 12 jogos realizados, foram 10 vitórias dos anfitriões e apenas dois empates.











Disputada no dia 17 de junho, no Estádio dos Aflitos, Náutico e Grêmio teve placar alterado somente nos descontos. Aos 46 do segundo tempo, Ronaldo Alves subiu mais do que Gilberto Silva e Vilson para decretar a vitória por: 1 a 0. A partida também foi marcada por um futebol abaixo da média, com muitos erros e raras chances de gol.



Esta vitória do Náutico encerrou um jejum de 21 anos (ou nove jogos) sem vitórias do Timbu em seus confrontos com o Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário