sábado, 8 de setembro de 2012

O JOGO Grêmio x Corinthians São Paulo 08/09/2012 - 21:00

Depois de embolar a disputa pelo primeiro lugar ao tirar pontos de Fluminense e Atlético-MG, o Corinthians busca neste sábado atrapalhar a vida de outro candidato ao título do Campeonato Brasileiro. Em mais um jogo que serve para testar sua força visando o Mundial de Clubes, o Timão tenta acabar com a arrancada do Grêmio, cada vez mais próximo da liderança. A partida começa às 21h, no Pacaembu.




Com apenas 28 pontos e ocupando a 12ª colocação, o clube paulista está bem distante de poder brigar pelo bicampeonato. Por isso, vem tratando as partidas diante de adversários mais fortes como preparatórias para o torneio marcado para dezembro, no Japão. A estratégia ajudou os gremistas. O Timão empatou recentemente com o Tricolor carioca e bateu o Galo, permitindo que os gaúchos encostassem na classificação.



O reencontro do técnico Tite com o clube que o projetou para o futebol nacional vale a reação do Corinthians. Desfalcados de seis titulares, os paulistas perderam por 1 a 0 para o até então lanterna Figueirense, na última quarta-feira, em Santa Catarina. Os problemas, aliás, se acumulam mais uma vez para o treinador montar a equipe.



Sem perder nas últimas cinco rodadas, o Grêmio flerta com a liderança há duas. Para atingir o topo da tabela, precisa bater o Timão, além de torcer para uma derrota do Fluminense e um tropeço do Atlético-MG. A prioridade é a vaga na Taça Libertadores de 2013, porém, a boa campanha faz o Tricolor sonhar com o título.

O técnico Vanderlei Luxemburgo conta com a diminuição do aproveitamento dos principais concorrentes. A meta é somar 37 pontos no returno (mesma pontuação atingida no turno). Em nove disputados, o Grêmio conseguiu sete. Faltam mais 30 em 48 possíveis.



O Premiere Futebol Clube transmite a partida, e você acompanha também, em Tempo Real com vídeos exclusivos, no GLOBOESPORTE.COM, a partir das 20h30m (horário de Brasília).







Corinthians: o técnico Tite fez três mudanças no Timão em relação à rodada passada. Poupados contra o Figueira, o lateral-direito Alessandro, o zagueiro Paulo André e o meia Danilo voltam nas vagas de Guilherme Andrade, Chicão e Douglas, respectivamente. No gol, como já havia anunciado, Julio Cesar entra no lugar de Danilo Fernandes no revezamento imposto pela comissão. A formação é a seguinte: Julio Cesar, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson e Danilo; Martinez e Romarinho.



Grêmio: Mantendo a ideia de evitar lesões, Vanderlei Luxemburgo irá poupar Anderson Pico. Com dores musculares na coxa esquerda, o lateral-esquerdo dará lugar a Edilson - Pará, portanto, vai para a direita. André Lima continua na equipe (na vaga de Marcelo Moreno), agora, ao lado de Kleber, que volta após cumprir suspensão. Luxa fez apenas um treino tático, na sexta-feira, após a vitória diante do Atlético-GO. Sua principal preocupação foi ajustar o posicionamento da equipe, afinal, entende ser o Corinthians uma equipe bem organizada e que dificilmente se desarruma em campo. O time: Marcelo Grohe; Edilson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e André Lima.







Corinthians: o goleiro Cássio e o volante Paulinho estão servindo à seleção brasileira. Os atacantes Emerson e Jorge Henrique não atuam por causa de dores na coxa direita. Já o zagueiro Chicão e o meia Douglas estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.



Grêmio: Anderson Pico (dores na coxa esquerda) e Marcelo Moreno (convocado à seleção da Bolívia) são os titulares ausentes. A dupla se junta a Bertoglio, com lesão muscular na coxa direita, Julio Cesar e Fábio Aurélio, ambos em recuperação de lesões no joelho esquerdo, que continuam como desfalques.





Corinthians: Martínez, Ralf e Ramírez.



Grêmio: Anderson Pico, André Lima, Fernando, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly e Zé Roberto.







Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Marcelo de Lima Henrique arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 437 faltas (média de 36,4 por jogo), aplicou 69 amarelos (média de 5,8 por jogo), nenhum vermelho e três pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Grêmio 1 x 0 Palmeiras, pela segunda rodada.







Corinthians: depois de estrear como titular, o volante Guilherme terá mais uma chance no Timão. O jogador foi um dos destaques da equipe na última rodada e quase impediu a derrota para o Figueirense acertando uma bola na trave. Reserva imediato de Paulinho, ele tenta manter o alto nível na função e será importante na tentativa de abrir a defesa gremista.



Grêmio: Kleber terá um triplo retorno neste sábado. Após ser expulso aos 18 minutos do primeiro tempo contra o Palmeiras e não atuar diante do Atlético-GO, ele volta ao time, a São Paulo e ao Pacamebu. O atacante prometeu não reclamar nem se dirigir a arbitragem para evitar novas advertências com cartões - foi suspenso, seja por vermelho ou três amarelos, por quatro vezes no campeonato. Autor de quatro gols, ídolo da torcida e fundamental ao time, especialmente em jogos fora de casa por reter a bola no ataque.







Tite, técnico do Corinthians: “O Grêmio é um time equilibrado, com uma qualidade técnica individual muito grande. Por isso vem fazendo essa campanha”.



Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "A rodada passada foi boa porque fizemos a nossa parte. Estamos preocupados somente conosco, não com resultados paralelos. É assim que vamos para o próximo jogo. A meta é somar 37 pontos no returno, como fizemos no primeiro turno. Temos sete, faltam 30 em 48 a serem disputados. Será um jogo difícil porque o Corinthians é um grande time. O Tite tem uma equipe forte e regular nos 90 minutos. Não se desfaz taticamente e tem a bola parada muito forte".







* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.



* Uma partida entre Corinthians e Grêmio não termina empatada há cinco anos (ou sete jogos). O último empate aconteceu no dia 2 de dezembro de 2007, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro: 1 a 1, no Olímpico, gols de Jonas e Clodoaldo. Esse jogo decretou o rebaixamento do Timão para a Série B.



* Desde que o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, Grêmio e Corinthians se enfrentaram em 15 oportunidades, com sete vitórias gremistas, dois empates e seis vitórias corintianas.



* Corinthians e Grêmio se enfrentaram 24 vezes em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, a equipe paulista leva vantagem, com 11 vitórias, seis empates e sete derrotas.



* O fator campo representa vantagem nos confrontos entre Corinthians e Grêmio em Campeonatos Brasileiros. Das 48 partidas entre as duas equipes na história da competição, em 26 oportunidades as equipes locais venceram, enquanto os visitantes conseguiram 12 vitórias, sendo cinco do Corinthians em Porto Alegre e sete do Grêmio em São Paulo.



* A maior goleada na história dos confrontos entre Grêmio e Corinthians em Brasileiros, favorece a equipe paulista. No dia 14 de maio de 1980, no Morumbi, o Timão venceu por 5 a 0, com gols de Sócrates (dois), Geraldão (dois) e Biro-Biro. Já as maiores vitórias do Grêmio foram por 4 a 0, ambas em Porto Alegre, pelos campeonatos de 2002 e 2004.









Grêmio e Corinthians jogaram no dia 10 de junho, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os gaúchos levaram vantagem e venceram por 2 a 0, gols de Marco Antônio e André Lima, ambos no primeiro tempo. Em meio à disputa da Taça Libertadores, o Timão viajou ao Rio Grande do Sul com uma escalação reserva. Dos titulares, apenas o lateral-esquerdo Fábio Santos atuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário