domingo, 2 de setembro de 2012

GRÊMIO COMEMORA ANIVERSÁRIO DA CONQUISTA DA PRIMEIRA COPA DO BRASILTricolor foi o primeiro campeão da competição

Um clube copeiro em sua essência, acostumado a disputar grandes títulos nos tradicionais duelos de mata-mata impostos pelos regulamentos da maioria dos campeonatos. Há 23 anos, o Tricolor tornava-se perito em disputar a Copa do Brasil. Logo em sua primeira edição, o Brasil viu um Grêmio diferenciado. Um Grêmio de Mazaropi, Alfinete, Cuca, Paulo Egídio, Luiz Eduardo e Edinho. Um Grêmio que levantaria a primeira taça da Copa do Brasil. E de forma invicta.



Trinta e dois foram os clubes que deram largada no torneio. E o Imortal Tricolor sobressaiu-se sobre os demais. Com uma campanha irrepreensível, o Grêmio começou a vitoriosa campanha com duas vitórias sobre o Ibiraçu, do Espírito Santo. Na fase seguinte, o Tricolor jogou apenas uma partida contra o Mixto, do Mato Grosso, tendo goleado por 5 a 0 nos domínios adversários. O Grêmio passou para a próxima fase sem o jogo da volta, pois a equipe mato-grossense alegou não ter conseguido passagens para vir a Porto Alegre no jogo da volta, o que inviabilizou a realização da partida.



As quartas-de final colocaram o Grêmio frente a outro Tricolor: o Esporte Clube Bahia. No primeiro jogo realizado na Fonte Nova, o Grêmio ignorou o fato de jogar na casa do adversário e aplicou dois a zero no primeiro jogo. Na partida de volta, realizada no Olímpico, nova vitória gremista: um a zero nos baianos, o que credenciou o Tricolor às semifinais da competição contra a boa equipe do Flamengo.



A noite carioca do dia 16 de agosto viu um Grêmio conter os avanços do poderoso time flamenguista, que na época contava com Zico, Júnior, Renato e Marcelinho Carioca. O Tricolor soube jogar no Maracanã, empatou em dois a dois e voltou para Porto Alegre com a vantagem de poder empatar o jogo de volta. Porém, o que se viu no Olímpico foi uma catarse. Mais de 46 mil gremistas que coloriram as arquibancadas do Velho Casarão viram um Grêmio superior. Viram seis gols Tricolores e um favoritismo que teimava ficar ao seu lado para a grande final que estava próxima.



O adversário era o Sport Recife, com primeiro jogo na Ilha do Retiro. Após complicada partida, o Grêmio saiu de uma guerra em Pernambuco com um empate sem gols para decidir o título no Olímpico. Mais de 60 mil torcedores ocupavam as arquibancadas. A festa tinha que ser do Grêmio. E foi. Logo aos nove minutos da primeira etapa, o Tricolor abriu o placar com Assis. Com um gol contra de Mazaropi, o Sport chegava à igualdade no placar, o que obrigou o Grêmio a sair pro jogo. Mas foi Cuca, o goleador Tricolor na competição, que deu números finais à partida e colocou o Grêmio no posto mais alto do Brasil.



O Tricolor era o primeiro campeão da Copa do Brasil. Invicto. Com a cara do Grêmio. Nada poderia ser maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário