domingo, 4 de dezembro de 2011

o jogo gremio x interzinho

Difícil imaginar o que aconteceria com os pilares de Porto Alegre se ocorresse um Gre-Nal em uma Libertadores da América. Jamais aconteceu. Mas, permitida alguma liberdade de pensamento, o clássico deste domingo, no Beira-Rio, se aproxima disso. O Inter joga pela Libertadores às 17h; o Grêmio, para evitá-la.




O clássico 389 abraça duas equipes em situações bem diferentes. Com uma vitória, o Inter poderá assegurar vaga na Libertadores, desde que ou o Flamengo perca para o Vasco, ou o Coritiba não vença o Atlético-PR. Para o Grêmio, em termos de tabela, não há o que ser feito. A vaga na Sul-Americana está assegurada, e dela o Tricolor não sai: nem para melhor, nem para pior.



saiba mais



Classificação do Campeonato Brasileiro



Detalhes da venda de ingressosResta ao Grêmio atrapalhar a vida do Inter. O jogo marca a despedida do técnico Celso Roth, que já comunicou sua saída do clube. Os tricolores admitem que a motivação é tirar o Inter da Libertadores. No Gre-Nal do primeiro turno, os azuis bateram os vermelhos por 2 a 1 no Olímpico.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite para todo o Rio Grande do Sul. O Premiere também exibe, pelo sistema pay-per-view.









Inter: o Inter está definido para o clássico. Índio entra no lugar de Bolívar. De resto, é o mesmo time da última rodada, alicerçado no 4-4-2, com dois volantes de saída para o jogo, dois criadores e dois atacantes. D'Alessandro, Guiñazu e Kleber passaram a semana em tratamento, mas irão a campo. Escalação: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Tinga, Guiñazu, D'Alessandro e Oscar; Gilberto e Leandro Damião.



Grêmio: a equipe tem duas dúvidas para o Gre-Nal. No ataque, André Lima acusou dores no joelho, mas deverá estar presente. Já o zagueiro Rafael Marques sentiu uma inflamação no músculo que prende o osso da canela e não estará em campo. Seu substituto será Rodolfo ou Vilson. Mas como Celso Roth definiu o time em treinamentos fechados, mais surpresas podem pintar, incluindo uma equipe sem atacantes. A equipe provável para o Gre-Nal tem: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson (Rodolfo) e Julio Cesar; Fabio Rochemback, Fernando, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima (Miralles/Willian Magrão).







Inter: o Inter não terá apenas os zagueiros Bolívar, suspenso pelo STJD, e Rodrigo, em recuperação de embolia pulmonar.



Grêmio: Adilson é o único suspenso para a partida. Brandão, com um problema muscular, e Gilberto Silva, que quebrou o nariz, também estão fora. Rafael Marques foi vetado no sábado.







Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Erich Bandeira (Fifa/PE). Ao todo, Vuaden participou de 13 jogos, aplicou 64 cartões amarelos (média de 4,9) e quatro vermelhos (média de 0,3), marcou 431 faltas (média de 33,1) e quatro pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 25 foram para mandantes e 39 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos de Inter ou Grêmio na Série A deste ano.





Inter: Índio, 36 anos, tem o Gre-Nal na alma. Ele sempre parece ligado ao clássico. Agora, só irá a campo porque Bolívar, o titular, foi suspenso pelo STJD. Dos 30 gols marcados por ele em sua história pelo time colorado, seis foram contra o Grêmio. É ele, um zagueiro, o atleta do elenco vermelho que mais gols fez em Gre-Nais.



Grêmio: Douglas é o diferencial do Grêmio e, em jogos difíceis, sempre se espera um pouco mais do meia. A tendência é a de que o jogador se aproxime do centroavante, assim como foi no Gre-Nal do primeiro turno, no Beira-Rio.





Dorival Júnior, técnico do Inter: "O Grêmio não é qualquer equipe. Num clássico, as forças se equivalem. Qualquer vantagem é mínima. Não tenho dúvidas de que teremos um jogo difícil, brigado, truncado, com todas as características do Gre-Nal. Vamos ter que buscar o sacrifício. Estamos preparados para uma marcação mais adiantada e também para esperar mais atrás”.



Julio Cesar, lateral-esquerdo do Grêmio: “Vamos tentar estragar a festa deles. Mesmo que não estivessem disputando vaga na Libertadores, iríamos encarar da mesma forma. Não tem como mentir, a desgraça deles é a nossa felicidade”.







* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia



* O Gre-Nal deste domingo é o sexto de 2011. Nos demais, foram três vitórias do Grêmio, um triunfo do Inter e um empate.



* O Inter não vence o Grêmio no Beira-Rio há dois anos, ou quatro jogos: foram duas vitórias do Grêmio (2 a 0 no Gauchão do ano passado e 3 a 2 no Gauchão deste ano) e dois empates (0 a 0 no Brasileirão do ano passado e 1 a 1 no Gauchão deste ano).



* Desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos, ocorreram 15 Gre-Nais, e o equilíbrio é total: cinco vitórias do Inter, cinco do Grêmio e cinco empates.







Foi em 28 de agosto, no Olímpico, o encontro mais recente entre colorados e gremistas. O time da casa venceu por 2 a 1, no encerramento do primeiro turno do Brasileirão. Marquinhos abriu o placar no primeiro tempo. Índio, ainda na etapa inicial, empatou. Mas Douglas, de pênalti, garantiu a vitória para o Grêmio na etapa final. Celso Roth era o técnico tricolor, e Dorival Júnior já estava no comando do Inter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário