quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O jogo Grêmio x Portuguesa 15/08/2012 - 19:30

Grêmio e Portuguesa estão distantes na tabela, vivem realidades completamente distintas, mas estarão colados na mente de Zé Roberto na partida desta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão. O meia, hoje no clube gaúcho, reencontra pela primeira vez a Lusa, que o projetou para o futebol, ainda em seus tempos de lateral-esquerdo. Neste mesmo Olímpico, Zé viu Ailton marcar a cinco minutos do fim e lhe tirar a chance de erguer um Brasileirão, na decisão entre as duas equipes, em 1996. Do lado oposto em 2012, batalha para recuperar a taça quase conquistada.
A fase do Grêmio é de pura ascensão. Está tudo dando certo. Vem de vitória por 2 a 1 fora de casa sobre o São Paulo no último minuto, que o cravou mais uma rodada no G-4 (já são sete seguidas na zona de classificação à Libertadores).

É o quarto, com 31 pontos, e tem como meta principal suplantar o vice-líder Vasco, com 35. Para isso, conta com o apoio da torcida em dois jogos consecutivos em casa: além da Lusa, enfrenta o Figueirense, no domingo.
Jogar fora de casa continua sendo sinônimo de problema para a Portuguesa. Sem vencer nenhuma partida longe dos seus domínios nesta temporada, a equipe tenta, contra o Grêmio, quebrar o tabu e embalar para o G-10. Com 18 pontos, a Lusa ocupa hoje a 12ª colocação, mantendo-se na zona intermediária entre o rebaixamento e o grupo das primeiras posições.
O clube completou 92 anos nesta terça-feira e segue em busca de afirmação em 2012, após viver momentos históricos no ano passado, com a ascensão da “Barcelusa”. Depois de empatar com o oitavo colocado Botafogo, a Portuguesa fecha o turno do Brasileirão com uma série complicada: jogando contra três adversários que, hoje, ocupam posições superiores na tabela - Grêmio (4°), Internacional (5°) e Ponte Preta (11°).
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O canal PFC, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo para todo o Brasil.

header as escalações 2
Grêmio: Vanderlei Luxemburgo tem dois desfalques da equipe considerada titular. Para as vagas de Werley e Marcelo Moreno, entram Naldo e André Lima. A equipe terá: Marcelo Grohe; Edilson, Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e André Lima.
Portuguesa: a principal ausência entre os titulares rubro-verdes é o zagueiro Valdomiro, suspenso. Antigo capitão da equipe, Rogério assume a vaga. Com a saída do volante Guilherme, contratado pelo Corinthians, a briga pela vaga no meio-campo se torna ainda mais acirrada. Héverton, titular contra o Botafogo, deixou a desejar e deve ser substituído por Boquita. Assim, Geninho deve escalar a Lusa da seguinte forma no Olímpico: Dida; Luis Ricardo, Rogério, Gustavo e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Boquita, Léo Silva e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Grêmio: são cinco ausências para o confronto. Fábio Aurélio, Júlio César e Vilson estão machucados. Werley e Marcelo Moreno, suspensos. O boliviano já ficaria de fora por servir a seleção do seu país.
Portuguesa: o zagueiro Valdomiro recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Botafogo e está fora do confronto desta quarta. Além dele, Lima segue vetado pelo departamento médico devido a uma pubalgia. Leandro Silva, submetido a uma cirurgia no pé direito, continua afastado até o início da próxima temporada.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Grêmio: Kleber, Marcelo Grohe, Pará, Rondinelly e Zé Roberto.
Portuguesa: Ananias, Héverton e Lima.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Antônio Denival de Morais (PR) apita a partida, auxilidado por Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Arestides Pereira da Silva (PR). Antônio Denival arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 36 faltas, aplicou três amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 36,1 faltas e 0,2 pênalti.

header fique de olho 2

Grêmio:
André Lima é o reserva de luxo... de Luxa. Mesmo suplente na maioria dos jogos, tem melhor média de gols em relação ao ataque titular. Faz um gol a cada 117 minutos. Com a ausência de Marcelo Moreno, o Guerreiro Imortal tem nova chance desde o início para mostrar serviço. Contra o São Paulo, no domingo, atuou apenas 13 minutos e fez o gol da vitória.
Portuguesa: contratado do Atlético-PR, o atacante Bruno Mineiro vem honrando a fama de “matador” com a qual chegou ao clube. Oportunista, o jogador sabe abrir espaço dentro da área e vem dando trabalho às defesas adversárias. Dinâmico, leva perigo tanto nas jogadas aéreas (na última rodada, marcou de cabeça) como com os pés.

header o que eles disseram

Fernando, volante do Grêmio: “O jogo é complicado. Times grandes ou de menor expressão atuam fechados no Olímpico. Temos de ter atenção ao contragolpe, mas se mantivermos a concentração e aproveitarmos as oportunidades somaremos os três pontos”.
Geninho, técnico da Portuguesa: “O elenco está empenhado e motivado. Sabemos da dificuldade do jogo, mas estamos preparados para vencer e ganhar mais esses três pontos na tabela. O empate da partida anterior deixou o elenco com mais vontade de vencer, e isso me dá mais tranquilidade”.
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto no Futpédia
* O Grêmio jamais foi derrotado pela Portuguesa no Olímpico na história do Brasileirão Série A. Em 16 partidas disputadas, o Tricolor obteve dez vitórias e seis empates, com 25 gols a favor e 12 contra.
* Além das partidas disputadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, Grêmio e Portuguesa também se enfrentaram uma vez em Santa Catarina pelo Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, em 1995, a Lusa venceu o Tricolor por 3 a 2 em Chapecó.
*Grêmio e Portuguesa já decidiram um Brasileirão. A final aconteceu em 1996, com o clube gaúcho conseguindo o gol do título a cinco minutos do fim da partida.
header último confronto v2
Em 19 de outubro de 2008, as equipes se enfrentaram pelo Brasileirão. E deu Lusa, no Canindé.

Ediglê e Edno fizeram o 2 a 0 sobre os gaúchos, então comandados por Celso Roth e que brigavam pelo título brasileiro com o São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário