domingo, 26 de agosto de 2012

O jogo Grêmio x interzinho remendao 26/08/2012 - 16:00

Adversários diretos por vaga no G-4 do Brasileirão, Inter e Grêmio prometem um Gre-Nal de fortes emoções para a partida de número 393. Válida pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão, a partida das 16h (de Brasília) deste domingo terá pela frente um duelo dentro e fora de campo com comandantes em diferentes estágios na carreira. Nas casamatas, Fernandão participará pela primeira vez de um clássico como treinador, enquanto Vanderlei Luxemburgo tentará utilizar da experiência para levar os três pontos.






A semana Gre-Nal foi marcada por mistérios. Treinos fechados no Beira-Rio e no Olímpico. Os “segredos”, por sua vez, acabaram na sexta-feira. Luxa foi o primeiro a confirmar o time, ao se antecipar ao departamento médico e confirmar a escalação de Marcelo Moreno.



A situação foi mais discreta pelo lado dos vermelhos. Fernandão tentou esconder o time ao máximo. No entanto, a escalação testada na sexta-feira acabou vazando. Recém contratado, Juan assumirá a titularidade justamente na vaga de Índio, já tão conhecido como “homem Gre-Nal”.



No gramado, serão cinco estreantes. E não são “qualquer um”. Com a grife de já terem atuado em Copa do Mundo, Diego Forlán e Juan, pelo Inter, e Zé Roberto e Elano, pelo Grêmio, estão confirmados. Além deles, o volante Ygor também terá a oportunidade de sentir o gostinho de disputar o primeiro Gre-Nal.
Na quinta colocação, com 31 pontos, o Inter necessita da vitória para igualar a pontuação com o Grêmio, que tem 34. Mesmo com que Colorado saia vencedor, não ultrapassará o rival na tabela, já que conta com três vitórias a menos. Já o Tricolor pode sonhar com a terceira colocação no Brasileirão se sair de campo com três pontos, graças à derrota do Vasco para o Fluminense por 2 a 1 neste sábado.




O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo do Beira-Rio para todo o Brasil.







Inter: o Inter terá mudanças para o clássico. Em treino fechado realizado na tarde desta sexta-feira, Fernandão encaminhou o time no sistema tático 4-4-2, com três volantes. Como principal novidade, Juan formou dupla de zaga com Bolívar, com Índio na reserva. A equipe deverá estar em campo com: Muriel; Nei, Bolívar, Juan e Kleber; Ygor, Guiñazu, Fred e Dátolo; Diego Forlán e Leandro Damião.



Grêmio: Vanderlei Luxemburgo surpreendeu duplamente. Além de desistir de fechar os portões do treino, revelou a escalação na entrevista coletiva. Até a dúvida tem nomes: são duas vagas de laterais entre Edilson, Pará e Anderson Pico. É provável que os dois primeiros sejam os escolhidos, afinal, têm mais tempo de titulares, e o terceiro recém voltou de lesão (lombalgia). Gilberto Silva e Marcelo Moreno, que sentiram dores musculares após o jogo contra o Coritiba, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, estão confirmados. O time provável: Marcelo Grohe; Edilson (Anderson Pico), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.







Inter: D’Alessandro é o único jogador fora da partida. Em recuperação da lesão muscular na coxa esquerda, o camisa 10 não atua desde o dia 28 de julho, no empate em 0 a 0 com o Vasco.



Grêmio: não há titulares suspensos ou machucados. As baixas, todas por lesão, são de atletas reservas: Tony, Vilson, Fábio Aurélio e Julio Cesar.



Inter: Dagoberto, Elton e Guiñazu.



Grêmio: Gilberto Silva, Leandro, Marcelo Grohe, Rondinelly e Zé Roberto.







Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (RS). Leandro Vuaden arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 248 faltas (média de 35,4 por jogo), aplicou 30 amarelos (média de 4,3 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,57 por jogo) e um pênalti (média de 0,14 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,2 faltas e 0,25 pênalti.







Inter: Leandro Damião é a principal esperança de gols pelo lado vermelho. Artilheiro das Olimpíadas, vive grande fase nos gramados. No entanto, a partida pode significar a despedida do atacante, que é assediado pelo Tottenham.



Grêmio: ele correu risco de ficar fora do clássico, porém, se recuperou das dores musculares na coxa direita e irá comandar o ataque do Grêmio: Marcelo Moreno. Autor do gol da classificação na Sul-Americana, contra o Cortiba, aos 45 minutos do segundo tempo, o camisa 9 é o artilheiro tricolor da temporada: 17 gols em 38 jogos. Ele atuou em três clássicos, todos pelo Gauchão, e marcou um gol.







Fernandão, técnico do Inter: "O Gre-Nal é diferente de tudo. É um jogo gostoso, principalmente nesta fase do campeonato. Será o meu primeiro clássico como treinador, e a ansiedade pega. É algo normal. Já fiquei ansioso quando era jogador, mas é diferente. Eu tenho de fazer melhor do que todos (os outros técnicos). Estou sendo colocado à prova toda hora. Eu preciso ser o melhor treinador do Brasil. É preciso fazer tudo certo".



Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "A história mostra que o favorito entra e perde. Clássico é clássico. Você acorda a mil no dia do jogo. Eu vou participar de mais um dos grandes do futebol brasileiro e como sempre, viver intensamente. Sei que a rivalidade é muito grande, e a nossa vontade de ganhar também”.









* No Beira-Rio, já foram disputados 108 Gre-Nais em toda a história, com 42 vitórias do Inter, 26 do Grêmio e 40 empates. Em seu campo, os vermelhos marcaram 108 vezes e sofreram 90 gols do Tricolor.



* Tradicionalmente, Gre-Nal é sempre um clássico acirrado e de poucos gols. Nas últimas 18 partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, apenas cinco tiveram mais de dois gols marcados



* Inter e Grêmio já se enfrentaram 392 vezes ao longo da história, com vantagem colorada. Foram 147 vitórias do Inter, contra 124 do tricolor gaúcho e 121 empates. Foram 558 gols do Inter e 520 do Grêmio.



* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.







Em uma partida nervosa, repleta de reclamações, o Inter venceu o Grêmio por 2 a 1 em partida disputada em 29 de abril deste ano. Com isso, conquistou a Taça Farroupilha e ganhou o direito e disputar a final do Gauchão diante do Caxias.



O jogo foi caracterizado por uma discussão após cobrança ensaiada de escanteio para o Inter, o que irritou Vanderlei Luxemburgo e resultou na expulsão do treinador. Dátolo e Fabrício marcaram os gols colorados, enquanto Werley descontou para os gremistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário