Na tarde fria deste domingo, o Grêmio venceu o Bahia pelo placar de 3 a 1 em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, o Tricolor se manteve no G-4 em busca da vaga na Copa Libertadores. Elano, Souza e Marcelo Moreno fizeram os gols gremistas e Fahel descontou para os visitantes. O jogo foi um sufoco, mas o Tricolor soube fazer prevalecer sua garra e, sempre com o apoio da torcida, buscou a vantagem nos minutos finais.
PRIMEIRO TEMPO:
O Tricolor começou a partida dominando as ações no meio campo, empurrando o Bahia contra seu campo.
Apesar da superioridade, foram os visitantes que criaram a primeira oportunidade, aos 7 minutos: Junior ganhou de Gilberto Silva pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado. Marcelo Grohe fez grande defesa evitando o primeiro gol baiano.
Aos 15 minutos, depois de tanto pressionar, Edilson cruzou da direita buscando o meio da área. Kleber se antecipou e desviou de perna direita. A bola desviou na zaga e quase encobriu Marcelo Lomba, que conseguiu dar um leve toque mandando para escanteio.
O Bahia apresentou uma defesa forte que dificultava a chegada do Grêmio à meta de Marcelo Lomba.
Aos 25 minutos, Zé Roberto abriu espaço no meio campo e lançou Elano entrando pela direita. O jogador foi derrubado dentro da área, mas o árbitro nada marcou. Pelo menos desta vez.
No lance seguinte, Souza deu para Zé Roberto que girou sobre o marcador, avançou e chutou rasteiro. Marcelo Lomba fez a defesa sem dar rebote.
Aos 29, outra vez Zé Roberto: Ele tabelou com Pará pela esquerda e fez o cruzamento. Marcelo Moreno dominou dentro da área e só não abriu o marcador porque seu chute explodiu no zagueiro e saiu à direita.
Estava nascendo o primeiro gol do Grêmio!
Dois minutos depois, Pará virou o jogo da esquerda para direita. Elano apareceu livre e fez o cruzamento buscando Marcelo Moreno. Fora da bola, Kleber foi derrubado pelo zagueiro Tite, o que caracterizou a penalidade máxima. Agora sim foi marcada pelo árbitro.
Elano cobrou forte, no ângulo direito de Marcelo lomba, que se esticou, mas não conseguiu fazer a defesa!
Grêmio 1 a 0!
O Tricolor poderia ter marcado o segundo gol logo após a saída de bola: Elano roubou a bola do zagueiro e invadiu sozinho pelo meio. Observando a saída de Marcelo Lomba para fechar o ângulo, o meia gremista tentou mandar por cobertura. A ideia foi boa, mas a execução falhou. A bola saiu à esquerda, pela linha de fundo.
Depois de muito tempo, o Bahia deu o ar da graça aos 41 minutos: Hélder arriscou de muito longe e fez Marcelo Grohe fazer tranquila defesa, no canto direito.
Foi o último lance de perigo dos primeiros 45 minutos.
SEGUNDO TEMPO:
Perdendo por 1 a 0, nada mais lógico para o Bahia que voltar para etapa final com uma postura diferente. Caio Junior tirou um lateral e colocou um atacante para buscar o empate.
Logo aos 3 minutos, Lulinha levou vantagem sobre a marcação pela esquerda, ingressou na área e chutou forte, no canto direito. Marcelo Grohe caiu e fez grande defesa.
O Grêmio respondeu dois minutos depois: Kleber deu um toque para Edilson, na direita. O lateral cruzou com perfeição. Elano se antecipou, entrou de peixinho, e mandou no poste esquerdo de Marcelo Lomba! Por detalhe não saiu o segundo gol gremista.
Aos 8 minutos, Junior desceu com a bola dominada pela direita e rolou para Mancini, na entrada da área. O chute saiu forte, mas Marcelo Grohe fez outra boa defesa.
Jogo lá e cá nos primeiros minutos do segundo tempo.
Aos 11, após cruzamento da esquerda, Marcelo Moreno dividiu com o zagueiro quando ia concluir. A bola sobrou na pequena área e Pará chutou cruzado. Marcelo Lomba defendeu com as pernas, mandando para escanteio! Que lance!
Quando o relógio marcava 18 minutos, o Bahia conseguiu chegar ao empate: Mancini cobrou falta da intermediária buscando o interior da área gremista. A bola passou por todo mundo, mas Fahel deu um leve toque de cabeça desviando para o fundo das redes.
Empate 1 a 1.
Aos 21 minutos, Luxemburgo mudou o Grêmio em duas posições: entraram Léo Gago e Marquinhos nos lugares de Edilson e Fernando, respectivamente.
O Grêmio levou algum tempo para assimilar o empate. Aos poucos, colocou a bola no chão e voltou a dominar.
Aos 32, Luxemburgo colocou Tony no lugar de Pará. A última mudança do Tricolor.
Três minutos depois, Tony fez o cruzamento na cabeça de Marcelo Moreno. A conclusão foi nas mãos de Marcelo Lomba, que fez boa defesa.
Pressão gremista no final.
Aos 37, Kleber cruzou da esquerda e Gilberto Silva meteu a cabeça. Outra defesa de Lomba.
O Bahia fez tudo que podia para segurar o resultado. Catimbou ao máximo! Mas o gol da vitória gremista veio aos 42 minutos, no sofrimento!
Marquinhos cobrou escanteio da esquerda, fechado. Souza se antecipou no primeiro pau e desviou de cabeça. A bola ainda bateu nas costas de Kleber, e morreu nas redes baianas! O gol do desafogo!
Grêmio 2 a 1!
Na confusão, na reclamação dos jogadores do Bahia de uma suposta irregularidade no gol gremista, Mancini recebeu cartão vermelho.
Já nos descontos, acabando com qualquer possibilidade de reação do Bahia, o Grêmio matou o jogo com o terceiro gol: Elano invadiu pelo meio e fez um passe perfeito para marcelo Moreno, entrando na área pela esquerda. O artilheiro gremista teve muita presença de espírito e deu embaixo da bola, mandando por cobertura, na saída de Lomba. Um golaço!
Grêmio 3 a 1!
No apito do árbitro, festa do torcedor gremista com o Tricolor voltando ao G-4 com esta importante vitória!
Agora o Grêmio faz dois jogos fora de casa: enfrenta a Ponte Preta, em Campinas, e o São Paulo, no Morumbi.
Fotos: Lucas Uebel
.
Campeonato Brasileiro - Turno
Placar: Grêmio 3 X 1 Bahia
Local: Olímpico
Data: 05.ago.2012
Gols: Nº 5 - Souza, Nº 7 - Elano, Nº 9 - Marcelo Moreno
Escalação Grêmio
Nº 1 - Marcelo Grohe
Nº 33 - Edilson
Nº 34 - Werley
Nº 3 - Gilberto Silva
Nº 31 - Pará
Nº 17 - Fernando
Nº 5 - Souza
Nº 7 - Elano
Nº 10 - Zé Roberto
Nº 30 - Kleber
Nº 9 - Marcelo Moreno
Entrou Saiu
Nº 8 - Léo Gago Nº 33 - Edilson
Nº 19 - Marquinhos Nº 17 - Fernando
Nº 32 - Tony Nº 31 - Pará
Escalação Bahia
Marcelo Lomba
Diones
Danny Morais
Titi
Ávine (Lulinha)
Fahel
Fabinho
Hélder
Mancini
Zé Roberto (Ciro)
Júnior (Magno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário