quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AVISO: Este post é longo, enorme! Do tamanho da minha irritacão com os políticos, a imprensa e a direcão do Internacional! Postado por Giuliano Vieceli

já faz algum tempo que este blog, juntamente com outros membros das redes sociais do Grêmio (twitter, comunidades do orkut, outros blogs etc), vinha buscando chamar a atencão da mídia para o risco iminente de Porto Alegre perder a condicão de sede da Copa das Confederacões!






Nossos esforcos eram sempre rebatidos com "argumentos" - tanto de jornalistas, quanto de políticos - de que não existia plano B, de que a FIFA aceitava somente o Beira-Rio (por ter sido indicado pela cidade) e que a entidade máxima do futebol mundial sequer citava o nome do novo estádio tricolor durante as conversas com o Comitê Organizador Local aqui de Porto Alegre!





Isto não está sendo inventado por mim! Saiu em todos os jornais! Que tal recapitularmos algumas destas notícias que durante os últimos meses "informaram" o povo gaúcho sobre Porto Alegre não ter plano B:





"O secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz, diz que não existe um plano B, ou seja, que a Fifa não considera a hipótese de levar o evento para a Arena do Grêmio - deve ficar pronta até o final de 2012." - Fonte: Estadão





"— Ou a Copa ocorre no Beira-Rio ou não ocorre em Porto Alegre — disse Anápio, após o empate em 1 a 1 com o Figueirense nesta quarta. O dirigente garantiu a realização da Copa das Confederações de 2013 no estádio colorado." - Fonte: ClicRBS





"Acompanho os bastidores da reforma do Beira-Rio desde o começo, desde visita dos enviados da Fifa ao estádio em 2009. Nunca, em dois anos, cogitei a Arena como Plano B. E ainda não cogito. A Fifa também não trabalhava com uma segunda opção em Porto Alegre. Era o Beira-Rio e nada mais, segundo contatos com a prefeitura, governo estadual e federal, que investiu dinheiro em torno do estádio." - Fonte(??): Blog do Zini, o Homem do Aeroporto





"A situação dada era: ou o Inter sedia os jogos, ou Porto Alegre perde a Copa. Se fosse simples indicar a Arena e se o problema fosse eu ser colorada vocês não acham que o Prefeito (conselheiro do grêmio) já teria indicado? Se houvesse essa possibilidade, todos teríamos feito, porque queremos a Copa em Porto Alegre, para Porto Alegre crescer." - Fonte: Post que foi apagado do blog da Deputada Manoela, mas que está no Correio do Povo





"Hoje a tarde, João Bosco Vaz, secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, revelou que a prefeitura de Porto Alegre não tem um plano B, caso o Inter desista de sediar a Copa. Ou seja, essa declaração do secretário, praticamente elimina a chance do Grêmio de sediar a Copa do Mundo." - Fonte: Esporte Interativo





"O ministro dos Esportes, Orlando Silva, descartou a possibilidade de transferência dos jogos da Copa do Mundo de 2014 para a Arena do Grêmio caso o Estádio Beira-Rio não fique pronto." - Fonte: ClicRBS





Essa aqui é uma das minhas preferidas:





"Nós, jornalistas esportivos, podemos e devemos compreender que o torcedor não domine as normas e particularidades administrativas da FIFA quando se trata, principalmente, da organização de Mundiais de Futebol. Este é um dever que nos compete, por razões profissionais. A FIFA NUNCA trabalha com segunda opção. Depois que define cidades e estádios, encerra o assunto." - Fonte: Wianey Carlet





Temos ainda os discursos do prefeito José Fortunati, do Francisco Novelletto e muitos outros na mesma linha. Basta procurar por aí.





Pois bem! Hoje tivemos o anúncio oficial de que, infelizmente, Porto Alegre não será sede dos jogos da segunda competicão mais importante da FIFA (atrás apenas da Copa do Mundo). Perdem a rede hoteleira, os restaurantes, os taxistas, enfim, perdem os gaúchos!





Sem querer, o recado dado pelo mandatário da CBF, Ricardo Teixeira, ao conselheiro do Internacional digo, presidente da Federacão Gaúcha de Futebol, o Sr. Francisco Novelletto, fez ir por terra todo e qualquer argumento daqueles que defendiam o Beira-Rio com unhas e dentes! E foi aí que a hipocrisia tomou conta!





Como num passe de mágica, Porto Alegre passou a ter um Plano B! E, pasmem, ter este Plano B passou a ser algo óbvio para aqueles que antes faziam vistas grossas para o futuro melhor estádio não só deste país, mas deste continente! A Arena agora é vista com outros olhos, como a saída para quem teme que a cidade e estado passem um vexame ainda maior (sim, perder a Copa das Confederacões é um VEXAME para uma cidade e um clube que assinaram um TERMO DE COMPROMISSO e se COMPROMETERAM a cumprir os prazos estipulados pela FIFA).





Na maior cara de pau, Novelletto, João Bosco Vaz e Fortunati fizeram os seguintes discursos:





Francisco Novelletto: "— Jamais se disse que a copa vai para o Grêmio. Teremos uma reunião com a direção do Inter e daremos um prazo definitivo, que já se protelou quatro ou cinco vezes. Só depois vamos pensar em um plano B. Quando se fala em uma segunda opção, não nos resta outra coisa se não a Arena do Grêmio."





João Bosco Vaz: Falou hoje no Jornal do Almoco, ao vivo, que Porto Alegre tem um plano B, e este é a Arena do Grêmio!





José Fortunati: "Porto Alegre não ficará sem jogos da Copa do Mundo. Nossa aposta foi e continua sendo o Beira-Rio. Mas se o conselho do Inter decidir que não irá fazer a reforma, a cidade vai buscar o plano B. Qual é o o plano B? A realização da Copa do Mundo na Arena do Grêmio"





Pior do que o discurso destes três, foi a nota oficial publicada pelo Sport Club Internacional. Leiam este trecho:





"O Inter gostaria de ser sede da Copa das Confederações, mas o compromisso do Clube sempre foi com a Copa do Mundo, em 2014."





Mas como gostam de mentir, cruzes! Assinaram um documento que dizia: "(...) com o objetivo de definir as responsabilidades dos signatários para a execuçäo de medidas conjuntas e projetos imprescindíveis para a realizaçäo da Copa das Confederaçöes FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014 (Competiçöes);"





Que mundo vivem? Acham que o povo gaúcho é palhaco?





E ainda pior do que isso foram as declaracões do ex-presidente do Internacional, Vitório Píffero, e novamente do presidente da FGF e conselheiro do Internacional, Francisco Novelletto:





Vitório Píffero: "Não adianta cogitar a Arena como plano B. A Fifa já disse que não há plano B. O Rio Grande do Sul tem que se unir neste momento. Os políticos têm que ajudar. O governo gaúcho tem que ajudar. Chegou a hora do Banrisul dar garantias de que o Inter pode reformar o estádio com dinheiro próprio."





Francisco Novelletto: "— Eu não concordo que o Governo Federal pague as obras de dez estádios e que o Beira-Rio e a Arena da Baixada tenham que tirar dinheiro do próprio bolso. Não seria melhor o governo dar uma ajuda? Se custa 290 (milhões) eles poderiam pagar a metade. "





PILANTRAS! Como sempre acontece, querem tudo de mão beijada! Um quer que o Banrisul dê garantias financeiras para as obras. Aí o clube dá o migué de que não tem como pagar, e o que acontece? NADA! Vão esperar até entrar um sem-vergonha pra governar e liquidar a dívida a preco de banana!





O outro quer que o governo pague R$ 145 milhões para o Internacional reformar o seu estádio! Na bunada não vai dinha Sr. Novelletto?





Talvez aí se explica a insistência de alguns políticos por manter o Beira-Rio como sede até agora e por ignorar completamente a Arena do Grêmio!





Assinam compromisso, arrotam que vão fazer com recursos próprios (vai vender camarote Píffero, essa idéia ridícula foi sua), depois vieram com o discurso do "semana que vêm, semana que vêm, nhem nhem nhem", botaram a assessoria de imprensa deles (vulgo imprensa esportiva) para trabalhar, jogando aos quatro ventos que só faltavam detalhes, que estava tudo alinhado com a construtora e agora colocam o clube no papel de vítima?





Os leitores do blog que me desculpem, mas abro espaco para o meu lado torcedor nestas breves palavras: VÃO À MERDA! VOCÊS, OS POLÍTICOS ENVOLVIDOS E 90% DESSES JORNALEIROS DE MEIA-TIGELA!





Mais uma vez, desculpas pelo desabafo!





Mas quero voltar ao que disse o prefeito José Fortunati. Esta frase aqui é preocupante: "Mas se o conselho do Inter decidir que não irá fazer a reforma, a cidade vai buscar o plano B."





Deixa eu entender: o futuro da Copa do Mundo na cidade será decidido pelo Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional?





Vem cá prefeito, o senhor está plenitude das suas faculdades mentais? Já percebeu o quão DESCABIDA é esta frase?





Já parou pra perceber que, antes de mais nada, a minuta precisa estar pronta? Que após estar pronta ela precisa passar por uma REVISÃO do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo? Que só então, CASO ELES NÃO FACAM NENHUMA ALTERACÃO, é que a minuta vai para o Conselho Deliberativo?





Não seria mais LÓGICO fazer a troca de sede agora, alegando a quebra do Termo de Compromisso por parte do Sport Club Internacional?





Não seria mais INTELIGENTE fazer a troca de sede agora, justamente para ter mais tempo para fazer as obras necessárias no entorno do estádio?





Não seria mais ECONÔMICO evitar a correria de ter prazos ainda mais apertados no futuro?





Me responda prefeito! Ou então a Deputada Manoela, que adora dizer que faz tudo pelo bem da cidade, que quer "a Copa em Porto Alegre, para Porto Alegre crescer": por que manter a populacão nesta espectativa ridícula pela assinatura de um contrato se existe um estádio que será MELHOR e MAIOR sendo construído no CORREDOR DE DESENVOLVIMENTO da cidade de Porto Alegre?





Porque os valorosos deputados, o nosso ilustre governador, nossa valorosa presidente, terceira mulher mais poderosa do mundo, não focam os seus esforcos em trocar de sede e garantir de uma vez por todas a Copa do Mundo em Porto Alegre, ao invés de manter este clima de indefinicão?





Será que sabem responder esta pergunta agora, já que o argumento de "não ter plano B" não existe mais?





Enfim, são questionamentos que dificilmente terão respostas! A única coisa que teremos serão as opiniões vazias de jornalistas despreparados, burros e arrogantes, o discurso de políticos que tentarão de todas as formas jogar a culpa em cima dos outros e a tentativa esdrúxula e patética da direcão colorada em manter as aparências, com pérolas como "o Beira-Rio está 60% pronto", "temos uma estrutura avançada enquanto muitos outros estão em fase inicial", "estamos muito à frente de outros estádios" etc.





Mas quem sabe a gente seja surpreendido, né? Vamos aguardar a semana que vêm!





PS: Em tempo, quero parabenizar o Maurício Saraiva pelo tratamento que ele tem dado a este assunto! Imparcial, lúcido e, acima de tudo, correto em todas as cobrancas que fez! Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário