terça-feira, 31 de maio de 2011

DETALHES DA HISTORIO DO GREMIO QUE TORNA IMORTAL TRICOLOR

O primeiro jogo de futebol realizado pelo Grêmio foi em 1903 contra o Fussball Club Porto Alegre, no Parque da Várzea. O Tricolor venceu por 1-0.


- Já jogou três partidas oficiais em um único dia: em 11 de dezembro de 1994. Todas elas foram pelo Campeonato Gaúcho daquele ano. Os jogos disputados são os seguintes: Grêmio 0-0 Aimoré, Grêmio 4-3 Santa Cruz, Grêmio 1-0 Brasil de Pelotas.

- A primeira partida de futebol transmitida a cores no Brasil foi Grêmio x Associação Caxias, em 1972, pela TV Difusora.

- O Grêmio é a terceira equipe brasileira que mais participou da Taça Libertadores da América, atrás apenas de Palmeiras e São Paulo – cada um com doze competições disputadas.

- O Tricolor jogou na neve, em Bento Gonçalves, contra o Esportivo, em 30 de maio de 1979.

- Durante os anos 1950, o Grêmio não admitia jogadores negros, apesar de ter contado com inúmeros jogadores negros desde a década de 1920. Tesourinha quebrou o preconceito ao sair do Vasco para jogar no Grêmio, em 1953.

- Nestor Scotta, ex-jogador argentino do Grêmio, foi o autor do primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro, na vitória no Tricolor Gaúcho sobre o São Paulo por 3 a 0, em 7 de agosto de 1971.

- O Grêmio ganhou de 23 a 0 do Nacional, de Porto Alegre, em 25 de agosto de 1912. Neste jogo, o atacante Sisson marcou quatorze gols, outro recorde do clube.

- O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a criar a Calçada da Fama, para homenagear jogadores que se destacaram na história do clube. O fato ocorreu em 1996.

- O Grêmio cedeu três jogadores para a Seleção Brasileira que foram campeões em Copas do Mundo. Em 1970 Everaldo foi tri-campeão e em 2002 Ânderson Polga e Luizão foram pentacampeões.

- Sebastián Saja tornou-se o primeiro goleiro a marcar um gol pelo Grêmio em competições oficiais. O feito ocorreu no dia 3 de novembro de 2007, no jogo entre Grêmio e Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico Monumental. Antes disso, o goleiro Nélson foi o primeiro da posição a marcar um gol, em uma partida amistosa contra o 24 de Maio, na inauguração do estádio do clube de Itaqui.

- O clube foi o primeiro da história do Campeonato Brasileiro, na fórmula de pontos corridos, a terminar a competição invicto em casa. O fato ocorreu em 2009.

- O time de 2010 comandado por Silas superou uma marca da temporada 1979, em que a equipe era comandada por técnico Orlando Fantoni. O clube venceu quinze vezes consecutivas em competições oficiais. A série começou na vitória de cinco a um contra o Universidade, pelo Campeonato Gaúcho e terminou na derrota para o Pelotas por dois a um, válida pela Taça Fábio Koff, o segundo turno da mesma competição.

- O Grêmio alcançou a marca de 51 jogos sem perder no estédio Olímpico, de 2008 à 2010.

- No dia 18 de julho de 1909 o Grêmio venceu o Internacional pelo histórico placar de 10x0. Sendo esta a maior goleada de toda a história dos grenais.

- A frase Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. foi criada por Salim Nigri, um dos maiores fãs da história do Grêmio, portador de deficiência visual, que é citado constantemente por David Coimbra em seus artigos na seção de esportes do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Em sua casa, guarda uma placa recebida do clube como homenagem pela autoria da famosa frase que foi incorporada ao hino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário