A parceria, inédita entre os clubes sul-americanos, foi celebrada na metade de 2014 com a gigante alemã SAP, considerada líder mundial em aplicativos de negócios. Segundo explica o vice-presidente Antonio Dutra Junior, o objetivo principal da aliança foi buscar a otimização e aprimoramento de todos os processos do clube.
– Processos eficientes determinam uma organização mais eficaz, com redução do desperdício e melhora substancial na informação utilizada para a tomada de decisão pelos gestores do clube, fatores que contribuem para que o Grêmio retome um caminho mais consciente e saudável sobre os seus gastos e a administração de sua receita – avalia Antonio Dutra Jr.Os sistemas da SAP foram inicialmente instalados no Departamento de Futebol, no qual a solução Team Performance, plataforma de inteligência esportiva baseada na tecnologia SAP HANA, deu suporte as novas metodologias de análise da performance dos atletas da equipe profissional. Os módulos do futebol entraram em produção no segundo semestre de 2015.
Com o auxílio da tecnologia, por exemplo, o Tricolor gaúcho mapeou
o desempenho de Marcelo Grohe no Brasileirão. O software aponta que Grohe foi
quase duas vezes superior aos outros arqueiros da competição nacional, segundo o
clube. Conforme o vice-presidente Antonio Dutra Jr., com base nestas análises,
identificou-se que o camisa 1 foi responsável direto por nove pontos durante a
competição.
LEIA MAIS> Reforço para lateral fica fora de amistoso com Danúbio
> Robinho entra na mira do Grêmio, mas salário dificulta
O Projeto foi conduzido por uma equipe de aproximadamente 20 consultores externos, além dos 30 colaboradores interno. Foram centenas de horas de treinamentos formais e de trabalho assistido pela empresa de consultoria, para que todos pudessem absorver as novas tecnologias.
Reprodução de tela da tecnologia SAP (Foto: Reprodução)
Grêmio também procura maneiras de aproximar o torcedor gremista da empresa alemã. Trata-se de um “espaço SAP” na Arena para que os gremistas possam interagir com a tecnologia. Internamente, o Grêmio debate a criação de uma espécie de loja da SAP na Arena, para ser aproveitado em dias de jogos. Não com venda de produtos, mas com demonstração e interatividade do real potencial da ferramenta.
O software foi comprado em 2014, por R$ 3,5 milhões, para qualificar a gestão e também revolucionar o uso de dados no futebol. Trata-se do mesmo software - chamado de SAP Hana - utilizado pela seleção da Alemanha na Copa do Mundo, por exemplo, mas em outro molde, já que cada projeto é individualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário