quarta-feira, 23 de abril de 2014

O JOGO Grêmio x San Lorenzo Buenos Aires 23/04/2014 - 22:00

Historicamente, crises são ultrapassadas com feitos heroicos. As recentes derrotas - sobretudo a queda por goleada no Gre-Nal decisivo pelo Gauchão - colocaram o elenco do Grêmio sob suspeita, no limiar de uma mudança drástica de rumo. A partir das 22h desta quarta-feira, o Tricolor tentará dar o troco na má fase contra o San Lorenzo, pelo confronto de ida das oitavas de final da Libertadores. E evitar que o badalado time do Papa Francisco devaste as pretensões da equipe na prioridade do ano: o topo da América. Mas haverá outra pressão, a externa, de mais de 40 mil vozes portenhas no caldeirão do Nuevo Gasómetro.

Para tentar evocar a alma da Libertadores, direção e a ameaçada comissão técnica chegaram a um acordo. Pouco vale jogar bonito. Tão menos se utilizar de um futebol vistoso. O que vale realmente é o resultado. De uma forma direta, a equipe de Enderson Moreira quer sair de Buenos Aires sem sofrer gols. Essa foi a tônica do único treinamento no campo em que será realizada a batalha desta quarta. Que pode não só começar a definir os rumos do clube como da vida de Enderson em Porto Alegre. O técnico sustenta a segunda melhor campanha do torneio, mas teve sua trajetória abalada pela perda do título estadual e a derrota apática na estreia do Brasileiro.
grêmio san lorenzo argentina libertadores nuevo gasometro (Foto: Cristiano Oliveski/Grêmio FBPA)San Lorenzo receberá o Grêmio no caldeirão do Nuevo Gasómetro (Foto: Cristiano Oliveski/Grêmio FBPA)
Só que as dificuldades serão ainda maiores. Não bastasse a pressão absurda, o exército gremista perdeu dois protagonistas recentes: o zagueiro Rhodolfo, que comandou a melhor defesa da Libertadores na primeira fase, e o lateral-esquerdo Wendell. A dupla sequer embarcou para a Argentina. Em contrapartida, o garoto Luan se tornou a luz para o time. Foi testado entre os titulares e deverá atuar em parte da partida, embora ainda use proteção na mão fraturada - não joga desde 2 de abril. O goleiro Marcelo Grohe treinou separado e é dúvida.
Do outro lado, a esquadra do San Lorenzo vive realidade totalmente inversa. Por conta de uma classificação considerada “milagrosa” - com vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo -, a equipe do coração do Papa Francisco atuará revigorada, mesmo que tenha passado de fase com a segunda pior campanha. Para os argentinos, a Libertadores é uma obsessão por ser o único dos cinco grandes a ainda não contar com o título da competição – Boca Juniors, Racing, Independiente e River Plate já têm a taça. Se a equipe conta com a bênção do Papa, não terá sua principal estrela. Romagnolli, o camisa 10 e ídolo dos torcedores, está suspenso. Logo, os cerca de 44 mil “corvos” que estiverem no Nuevo Gasómetro depositarão a fé em outras duas pratas da casa: o meia Piatti, autor de dois gols contra o Botafogo, e o atacante Ángel Correa.
O chileno Enrique Osses apita a partida, que terá transmissão do SporTV e da RBS TV. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)


San Lorenzo:  Diante de três ausências, o meia Ignacio Piatti, revelação da equipe, é uma das principais esperanças no setor de criação. “El Ciclón”, como é chamado no país vizinho, deve ir a campo com: Sebastián Torrico; Julio Buffarini, Carlos Valdés, Santiago Gentiletti e Emmanuel Más; Juan Mercier, Néstor Ortigoza; Héctor Villalba e Ignacio Piatti; Angel Correa e Mauro Matos.
Grêmio: Sem Rhodolfo e Wendell, Geromel e Léo Gago, improvisado na lateral-esquerda, serão os substitutos. E ainda há dúvidas sobre Grohe e Luan, este último testado no treino de terça na vaga de Edinho. A maior tendência, no entanto, é de que Enderson mantenha os três volantes e que o garoto gremista seja opção para o decorrer da partida. Provável time: Marcelo Grohe (Busatto); Pará, Werley, Geromel e Léo Gago; Edinho (Luan), Ramiro, Riveros, Zé Roberto e Dudu; Barcos.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


San Lorenzo: O camisa 10 Leandro Romagnoli, ídolo da torcida, e o zagueiro Fontanini estão fora. Foram suspensos por quatro jogos após incidentes com o Independiente Del Valle, no Equador, pela fase de grupos. A outra baixa é Nicolás Blandi, que não se recuperou de lesão sofrida na última partida do Argentino, contra o Newell’s.
Grêmio: Kleber, com lesão no joelho, Rhodolfo, com lesão na coxa, e Wendell, com entorse de tornozelo, são as baixas do time de Enderson Moreira. Grohe depende de reavaliação do departamento médico. Emprestado pelo próprio San Lorenzo, o meia Alan Ruiz está impossibilitado de atuar por questões contratuais.
header na historia 690 (Foto: arte esporte)


O confronto desta quarta-feira é histórico, o primeiro jogo oficial entre Grêmio e San Lorenzo. O único registro de duelo entre os clubes aponta para março de 1977, num amistoso no Estádio Olímpico. E deu Tricolor gaúcho, 1 a 0, gol do centroavante Alcindo (clique aqui e relembre com detalhes a partida de quase 40 anos atrás).

Nenhum comentário:

Postar um comentário