quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pré-temporada do Grêmio terá bola no primeiro dia e cuidados especiais para jovens e veteranos "Aquela teoria de que pré-temporada precisa iniciar com uma semana de treino físico caiu por terra. Você tem é de trabalhar a especificidade do jogo", diz o preparador Fábio Mahseredjian

Pré-temporada do Grêmio terá bola no primeiro dia e cuidados especiais para jovens e veteranos Lucas Uebel, Grêmio/ Divulgação/
Foto: Lucas Uebel, Grêmio/ Divulgação
Adriano de Carvalho
Recém apresentado ao vestiário do Grêmio, o preparador físico Fábio Mahseredjian trata de deixar o grupo principal em forma o mais rápido possível para o Gauchão e para a Libertadores. Terá cuidados especiais com os mais jovens, como Jean Deretti, 20 anos, e Maxi Rodríguez, 23, e também com os veteranos como Zé Roberto, que completará 40 anos em julho.
O plantel não vai esperar muito tempo para se reencontrar com a bola. Após as avaliações, que encerram na manhã de sexta, o grupo fará um treino físico antes de embarcar para Bento Gonçalves no início da noite. Sábado, no primeiro dia de pré-temporada, está programada uma atividade técnica na parte da tarde no campo do Flamengo de São Valentim.
— Aquela teoria de que pré-temporada precisa iniciar com uma semana de treino físico caiu por terra. Você tem é de trabalhar a especificidade do jogo — comenta Mahseredjian.
De acordo com o preparador, a intensidade das atividades físicas será alta no início. No entanto, a carga será reduzida gradualmente, o que deixará os jogadores mais dispostos.
— Este volume é alto para que eles ganhem resistência para suportar o restante do semestre. E também para queimar o peso em excesso que foi adquirido nas férias — esclarece.
É claro que cada caso será avaliado individualmente. A programação para Jean Deretti, que teve um intenso histórico de lesões no ano passado, foi alterada. Inicialmente, o meia iria atuar nas primeiras rodadas do Gauchão. Mas, como precisará de reforço físico, seguirá com o grupo para a pré-temporada.
— Jogadores velozes como ele têm dificuldade nos trabalhos de resistência e ficam cansados mais facilmente. Você precisa fazer atividades intervaladas para compensar — explica Mahseredjian.
O caso de Zé Roberto é outro. No entendimento do preparador físico, o camisa 10 é mais autodidata e precisa trabalhar mais a força e a potência muscular. Com estas estratégias, Mahseredjian não descarta que o time principal faça sua estreia antes da quinta rodada do Gauchão. Mas uma coisa é certa: a equipe de Enderson Moreira entrará em campo antes do Gre-Nal da sétima rodada, que ocorrerá em sete de fevereiro.
— O time precisa ter ritmo de jogo. Você não pode pensar só na estreia da Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário