domingo, 30 de novembro de 2014

Grêmio disputa vaga direta na Copa do Brasil com o Fluminense Clube que terminar melhor colocado no Brasileirão, e que não estiver na Libertadores, ganha acesso facilitado

Grêmio disputa vaga direta na Copa do Brasil com o Fluminense Romildo de Jesus/Agência Lancepress!
Foto: Romildo de Jesus / Agência Lancepress!
Com a derrota para o Bahia, o Grêmio não tem mais chances de classificação para a Libertadores. Mesmo assim, o time de Luiz Felipe Scolari ainda pode ser beneficiado pelo regulamento da Copa do Brasil, que possui uma peculiaridade pouco notada. O melhor clube do Brasileirão, fora da Libertadores, conquista uma das vagas diretas nas oitavas de final do torneio nacional, a fase que também passa a contar com os times que participam da competição continental. As informações são da Rádio Gaúcha.

Estatísticas, renda e público: todas as informações de Bahia x Grêmio
A explicação para a falta de conhecimento desta regra é simples: ela nunca foi aplicada antes. Desde 2010, um brasileiro é campeão da Libertadores. Ou seja, sempre temos seis brasileiros oriundos da maior competição da América. Em 2014, o campeão foi o San Lorenzo. Por isso, o Brasil só tem direito a cinco vagas no torneio Sul-Americano.

Cotação ZH: Marcelo Grohe é o melhor do Grêmio na derrota contra o Bahia
Atualmente, só Grêmio e Fluminense podem se beneficiar deste regulamento. O tricolor carioca vai para a última rodada com 61 pontos e enfrenta o Cruzeiro. Pelo lado gremista, o último adversário será o Flamengo, com os reservas, na Arena. O Grêmio está com 60 pontos e ocupa a sétima colocação.

Felipão lamenta "pior primeiro tempo" contra o Bahia e projeta usar mais jovens contra o Flamengo

Confira o regulamento da Copa do Brasil:
Art. 2º - Os critérios técnicos de participação dos clubes na Copa são os seguintes:
1) Critério 1: Pertencer ao grupo dos seis clubes (número máximo) classificados para a Copa Libertadores da América e complementares;
2) Critério 2: Pertencer ao grupo dos 70 clubes oriundos dos certames estaduais/Distrito Federal, excluídos os clubes já identificados no critério 1;
3) Critério 3: Pertencer ao grupo dos 10 clubes oriundos do RNC, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.

§ 1º - Na hipótese do grupo de clubes brasileiros que disputará a Copa Libertadores tiver número inferior a seis, o complemento para esse número virá da chamada dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do ano anterior, obedecida a ordem de classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário