domingo, 1 de dezembro de 2013

Renato: "Se o Grêmio quer ganhar a Libertadores, precisa de reforços" Mesmo sem confirmar permanência, técnico gremista admite que grupo precisa melhorar

Renato: "Se o Grêmio quer ganhar a Libertadores, precisa de reforços" Ricardo Duarte/Agencia RBS
Renato diz que ainda vai negociar permanência no Grêmio Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Renato Portaluppi não confirma se fica ou não no Grêmio na próxima temporada. Mesmo assim, já projeta o 2014 gremista. Na entrevista coletiva após a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, neste domingo, o técnico afirmou que o grupo é bom, mas precisa ser reforçado se o clube quiser brigar pelo título da competição sul-americana.
— Não chegamos àquilo (no nível) que eu acreditava. É muito bom trabalhar com esse grupo do Grêmio. Eu nunca tive nenhum problema com nenhum jogador. Nem quando tirei o Elano e o Zé Roberto. Mas se o Grêmio quer ganhar a Libertadores, precisa de reforços. Esse também é o pensamento do presidente. Quando entra numa Libertadores, quando pensa em ganhar, tem que pensar grande. Falaram que o Grêmio vai fazer um grupo com 3 milhões. Como você faz um grupo para disputar a Libertadores com 3 milhões? Só se quiser ser eliminado na primeira fase, que não é o pensamento do presidente — declarou.
O treinador destacou que, com a vaga à Libertadores garantida, passará a negociar a possível renovação para o ano que vem.
— Agora a gente vai sentar e ver se tem acordo. O torcedor quer time, quer conquistas. Aí é com a diretoria, com o presidente, ver até que ponto o Grêmio pode chegar. Não vou tapar o sol com a peneira, precisamos de reforços. Para que o Grêmio possa entrar na Libertadores pensando em ganhar, não simplesmente pensando em disputar. O presidente tem esse pensamento.
Antes de encerrar a temporada, o Grêmio encara a Portuguesa em São Paulo no próximo domingo. Para garantir o vice-campeonato brasileiro e a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, basta um empate.
Confira outros trechos da entrevista de Renato:
Balanço do campeonato gremista"Se a gente for ver o que aconteceu nesse campeonato, faltando uma rodada, a gente vai contar nos dedos os grandes jogos. O futebol brasileiro está escasso de talentos. O que prevalece é a parte tática e a parte física. E isso meu grupo tem de sobra. Sabemos das nossas limitações e tínhamos um objetivo. Se não desse o título, era a vaga na Libertadores. Grêmio depende de sí próprio para conseguir o vice-campeonato, que nos dá mais um mês de preparação. Estamos devendo? Sim, mas o futebol brasileiro está devendo. O Grêmio foi eficiente. Deixou para trás equipes melhores".
Barcos e Kleber como convicções"O treinador é pago para pensar. Às vezes uma crítica, o torcedor quer Fulano, Sicrano fora do time. Se o treinador for atender todo mundo, cada jogo terá um time diferente. Eu não poderia dar responsabilidade para os garotos. Necessitamos de dois garotos contra o Atlético na Copa do Brasil, e eles não renderam. Não adianta pedir para tirar Kleber, Barcos. E aí, coloca o garoto? Será que o garoto vai resolver? Se alguém me provar que eu estou errado, sou o primeiro a mudar. Mas eu fico com minhas convicções. Nos momentos em que eu precisei dos dois, eu pude contar com eles. Às vezes, o treinador tem que saber que as coisas não vão acontecer sempre como a imprensa e alguns torcedores querem. Eu sempre busco o melhor para o time, para o clube. Acho que hoje a maior prova foi que, faltando uma rodada, o Grêmio já conseguiu a vaga na Libertadores".
Poucos gols, mas efetividade"Realmente, o Grêmio não fez muitos gols nesse campeonato, mas o Grêmio não está Libertadores. Tem clube que fez mais, mas que vai ver o Grêmio na Libertadores pela TV. Tem clube que tem mais gol, mas o Grêmio tem mais vitórias, então o Grêmio é eficiente. Eles (Kleber e Barcos) podem não ter feito gols, mas nos ajudaram bastante".
Você renovaria com o Renato se fosse presidente?"Sem dúvida, dúvida nenhuma. Futebol é resultado. Mas eu não parei para pensar nisso. Quero agradecer ao torcedor do Grêmio, independentemente se eu vou ficar ou não. Nenhuma equipe vai fazer com que o torcedor vá sempre para casa feliz. Agradeço essa força durante esses cinco meses. Hoje precisamos, o nosso torcedor incentivou o tempo todo. Deixo um abraço (aos jornalistas), sei que não é fácil trabalhar com vocês. Uma divergência ou outra sempre vai ter. Às vezes vocês não gostam de uma entrevista, às vezes eu não gosto de uma crítica. Às vezes eu sou duro, mas às vezes vocês são chatos pra caramba. Falta um jogo, a gente vai conversar alguns minutos no próximo domingo, mas deixo um abraço a vocês".
Números da negociação pela renovação"Eu acho engraçado que até um tempo atrás saíram números. É muito fácil soltar uma notícia, e não tem nada de verdade. É um absurdo. Eu sequer tinha falado sobre números, só deram números da parte da diretoria. Mandei recado para que o presidente viesse falar com o grupo, ele veio e teve uma conversa maravilhosa. Vocês têm que acreditar no que o presidente fala, no que eu falo e no que a diretoria fala. A gente sabe quem é o X-9 do Grêmio. Algumas pessoas preferem acreditar no X-9. Se vocês não acreditarem nessas quatro pessoas, perguntem ao X-9. Vocês vão quebrar a cara. Vocês acham que a pessoa está lá dentro e sabe tudo, mas ela não sabe nada".
Fica ou sai?"Não estou falando que é despedida. O presidente me convidou para jantar na casa dele. Não é nenhuma despedida, nem um sim. Eu cumpri meu papel, coloquei o Grêmio na Libertadores. Agora o objetivo é conseguir o vice-campeonato para ser melhor ainda para o clube. Nem parei para pensar nisso. O nosso objetivo estava acima de tudo, colocar o clube na Libertadores. Até para a parte financeira. O contrato do Renato, temos tempo para conversar. O mais importante de tudo era nossa missão, termos o Grêmio na Libertadores".
Clima pesado pela polêmica do primeiro turno com a Portuguesa"Primeiro, foi pênalti no Kleber. O cara que reclamou foi demitido lá. Tem que ser profissional. Se todo mundo reclamar, hoje teve um lance absurdo no gol do Criciúma. Várias equipes brigando contra o rebaixamento. Não estou preocupado com a Portuguesa. Vão ter nosso respeito, como todas as outras equipes. Se cada vez fizermos uma tempestade por um erro que não houve..."
Renato nega que teria comunicado a saída ao elenco"Às vezes pega um imbecil, joga uma notícia lá. É um imbecil mesmo. Coloca no ventilador uma notícia que está na cabeça dele. Imagina se eu for responder para cada imbecil desses. Eu jamais trairia o meu clube, a diretoria do Grêmio. Eu dei minha palavra que nós iríamos conversar na hora certa. Se eu vou ficar é outra história. Mas eu sempre respeitei o Grêmio, porque eu tinha um objetivo que era se classificar à Libertadores. (No vestiário) Não entra nada, porque o vestiário está blindado. E lá fora? Aí é que mora o problema. O torcedor lê aquilo, e não está acontecendo. Eu não posso negar a cada imbecil que vai lá e escreve besteiras. Aqui é blindado, nada entra. Mas o torcedor lê. Com todo o respeito, é um imbecil. Por isso que eu não vou ir à imprensa e responder. Ele não tem credibilidade. Se alguém me procurou, a resposta foi não. Mas chega uma hora que as propostas vão aparecer para o treinador e para os jogadores, porque o grupo está valorizado. Não pode deixar para definir em janeiro. Mas sobre os jogadores, é com a diretoria".
Comparação entre Grêmio e Inter"A gente não está aqui para fazer comparações. O Internacional buscou o melhor para ele no Brasileiro, o Grêmio buscou o melhor. Não conseguimos o título, mas conseguimos a vaga na Libertadores. Competimos com o Inter e mais 18 equipes. Conseguimos o objetivo, sem comparações, que era a vaga na Libertadores".
Planejamento para 2014"Agora a gente vai sentar e ver se tem acordo. O torcedor quer time, quer conquistas. Aí é com a diretoria, com o presidente, ver até que ponto o Grêmio pode chegar. Não vou tapar o sol com a peneira, precisamos de reforços. Para que o Grêmio possa entrar na Libertadores pensando em ganhar, não simplesmente pensando em disputar. O presidente tem esse pensamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário