domingo, 8 de dezembro de 2013

O jogo Grêmio x Portuguesa São Paulo 08/12/2013 - 17:00

De um lado o Grêmio, vice-líder do Brasileirão e já garantido na Libertadores do ano que vem. De outro, a Portuguesa, praticamente garantida na Série A de 2014. Assim, paulistas e gaúchos fecham a temporada com seus objetivos alcançados na competição nacional. O jogo será às 17h, no Canindé. A Lusa tem um risco mínimo de cair. Para ficar no Z-4, teria de perder e ver uma complexa combinação de resultados, com empates de Inter e Criciúma, e vitórias de Coritiba e Vasco. Além disso, o time carioca teria de tirar uma diferença de 11 gols no saldo.
Para evitar qualquer preocupação, a equipe do técnico Guto Ferreira entra em campo precisando de um simples empate e tentando esquecer a polêmica da semana. Na terça-feira, os jogadores se recusaram a treinar por conta de salários atrasados. No entanto, o novo presidente do clube rubro-verde, Ilídio Lico, que ainda nem assumiu o cargo, fez uma "vaquinha" e pagou os atletas.
O Grêmio tem duas motivações para esse confronto contra a Lusa. Na segunda colocação, com 64 pontos, o Tricolor precisa de um ponto para assegurar a posição na tabela – o que garantirá a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores, além de R$ 6 milhões em premiação. Aliás, a tônica da semana gremista girou em torno da falta de fluxo de caixa. Com problemas financeiros, o clube ainda não quitou os direitos de imagem no último mês. Os jogadores, no entanto, descartaram que o problema possa afetar o desempenho em campo.
A partida será transmitida para todo o Brasil pelo canal PremiereFC 5, por meio do sistema pay-per-view. O GloboEsporte.com também acompanha o duelo em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Portuguesa: Guto Ferreira manda a campo o que tem de melhor à sua disposição. O atacante Diogo volta após dois jogos fora, enquanto Souza foi vetado pelo departamento médico. Bruno Henrique é outro problema, por suspensão. Assim, a provável Lusa que enfrenta o Grêmio tem: Lauro; Luis Ricardo, Valdomiro, Lima e Rogério; Ferdinando, Willian Arão, Moisés e Wanderson, Diogo e Gilberto.
Grêmio: Renato Gaúcho não terá problemas para escalar a equipe. Os únicos que estão fora são Elano, suspenso e já liberado para férias, e o zagueiro Gabriel, submetido a cirurgia no joelho esquerdo. Com isso, o treinador pode repetir a escalação pela terceira vez consecutiva. O Grêmio deve ir a campo com Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto; Vargas, Kleber e Barcos.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Portuguesa: o volante Bruno Henrique está suspenso e meia Souza sentiu dores na coxa direita e também não joga. De resto, o departamento médico da Portuguesa segue com Diego Viana, Romão, Washington, Matheus, Henrique, Ivan e Moisés Moura.
Grêmio: suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o meia Elano já foi liberado para férias. Já o zagueiro Gabriel foi submetido a cirurgia no joelho esquerdo e pode nem mais atuar pelo time.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita o jogo, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Marrubson Melo Freitas (DF). O árbitro já atuou em seis partidas neste Brasileiro, sendo duas da Lusa. Ele tem média de 4,5 cartões amarelos aplicados e já expulsou dois jogadores. Emerson já marcou três pênaltis e assinala 34,3 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.
header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Portuguesa: a Lusa defende um tabu de jamais ter perdido para o Grêmio em jogos disputados no Canindé. Em Campeonatos Brasileiros, foram sete partidas, com três vitórias e quatro empates. A equipe precisa se resguardar na quantidade de faltas cometidas - é o quarto time mais faltoso do campeonato, com média de 19 por confronto.
Grêmio: apesar de ser titular, Kleber vive um jejum de gols incômodo. Porém, sua importância para o time não pode ser descartada. Afinal, é o jogador com o maior número de faltas sofridas no Brasileirão (155, ou média de 4,2 por jogo). Além disso, conseguiu três assistências na competição. Fato é que o Gladiador não marca desde a 19ª rodada, ou seja, justamente contra a Portuguesa. Na ocasião, ele fez um gol de pênalti. Se o ataque não vai bem, a defesa do Grêmio é um dos grandes pilares da equipe. É o segundo time que menos sofreu gols (35) e seus goleiros praticaram apenas 31 defesas difíceis, o índice mais baixo do Brasileirão.
header_na_historia (Foto: arte esporte)
No dia 11 de dezembro de 1996, Portuguesa e Grêmio entraram em campo no Morumbi pela primeira final do Campeonato Brasileiro daquele ano. Em São Paulo, a Lusa largou na frente na decisão com uma vitória por 2 a 0, gols de Alexandre Gallo e Rodrigo Fabri. Veja a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário