terça-feira, 16 de setembro de 2014

OS 100 ANOS DE LUPICÍNIO RODRIGUES Autor do Hino do Grêmio nasceu 1914 e faleceu em 1974

Caso estivesse vivo, o compositor Lupicínio Rodrigues estaria completando 100 anos neste dia 16 de setembro. Nascido em Porto Alegre, passou a frequentar desde muito cedo as rodas de samba da capital, tanto que, aos 14 anos, compôs sua primeira canção: “Carnaval”.
Admirador das coisas mais simples da vida, era um apaixonado pela música, o bar, as mulheres e o Grêmio. Em 1953, sentado em um boteco da Praça Garibaldi, compôs a marcha para o cinquentenário do Clube. Canção que, em pouco tempo, se tornaria o Hino Oficial do Grêmio.
“Até a pé nós iremos, para o que der e vier, mas o certo é que nós estaremos, com o Grêmio onde o Grêmio estiver”. O verso principal foi inspirado numa greve de bondes que ocorria na Capital, mas insuficiente para fazer com que a torcida gremista desistisse de ir ao estádio.
Ao longo das estrofes, Lupi destacou a fé, o fanatismo e o amor da torcida gremista. O goleiro Eurico Lara, que atuou no Grêmio nas décadas de 1920 e 1930 é referenciado como craque imortal, além do verso adaptado da faixa “Com o Grêmio onde estiver o Grêmio”, que acompanhava o time nos estádios onde atuava.
O compositor faleceu em 1974, perto de completar 60 anos de idade.
Sua imagem está na galeria dos gremistas imortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário