Foto:
Félix Zucco / Agencia RBS
Depois da assinatura do terceiro aditivo com a OAS, em junho deste ano, a construtora liberou a verba necessária para finalização da obras. Orçado inicialmente em cerca de R$ 10 milhões, o clube contou com o aporte de R$ 4 milhões da parceira nos últimos três meses para que os 50 funcionários contratados concluíssem a estrutura inspirada no CT do Barcelona.
Desde que o projeto saiu do papel, no dia 16 de outubro de 2012, pelo então presidente Paulo Odone, os atrasos se tornaram uma rotina indesejável. O primeiro obstáculo, no mesmo ano do lançamento, foi o longo processo de obtenção das licenças ambientais, o que consumiu quase cinco meses até a regularização da situação.
A primeira previsão era de que o local fosse concluído para os treinamentos da pré-temporada gremista de 2013. Sem sucesso. Projetaram uma segunda data para que o prédio e as instalações estivessem prontas: 30 de maio de 2013. Novamente sem êxito. Em junho do ano passado, a direção estimava deixar os gramados prontos para uso até a metade de agosto. Os prédios administrativos ficariam somente para o final de setembro.
Em novembro do ano passado, sem recursos para investir, o clube percebeu que não poderia contar com o espaço para a pré-temporada de 2014.O processo de construção do centro de treinamento virou refém da renegociação do terceiro aditivo que regula a parceria entre Grêmio e OAS, o que só aconteceu no dia 2 de junho deste ano.
O vice-presidente Marcos Hermann, um dos dirigentes que mais acompanhou as obras do CT, exalta a estrutura que receberá os trabalhos diários da comissão técnica chefiada por Felipão.
— São seis hectares e meio, com 3 mil metros de área construída. Esse conjunto de estádio e CT, coloca a estrutura do Grêmio como a melhor do Brasil.
Enquanto a Arena se tornou o coração do clube, que já pulsa com a torcida desde dezembro de 2012, o CT funcionará como o cérebro. É de lá que o departamento de futebol trabalhará diariamente, o local também terá um espaço para o presidente. Um dos auditórios, o outro receberá as entrevistas coletivas, será disponibilizado para as palestras e vídeos que Felipão desejar mostrar aos jogadores. O que o Grêmio terá no CT:
Academia completa
banheiras de hidromassagem
dois campos oficiais
Área de imprensa
Espaço para a administração do futebol.
Uso de energia solar
Piscina com ondas para realização de trabalhos físicos e de fisioterapia, capazes de acelerar a recuperação de atletas
Nenhum comentário:
Postar um comentário