Depois de uma boa estreia no último domingo, o time B do Grêmio decepcionou na segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Jogando no Olímpico, a equipe do técnico Marcelo Mabília perdeu para o Canoas, por 2 a 1, gols de Ederson e Thiago Santos, com Lucas Coelho descontando. O resultado deixa o Tricolor na 3ª colocação do Grupo A, com 3 pontos, atrás de Lajeadense e Caxias, que têm 4.
O Grêmio propôs o jogo na maior parte do primeiro tempo, mas não conseguiu levar perigo para o Canoas, que se fechou e conseguiu seu gol num lance de bola parada. Na etapa final, foi o time visitante que surpreendentemente começou em cima, marcando 2 a 0 antes dos 10 minutos. O Tricolor chegou a descontar, mas não teve forças para buscar o empate, perdendo a primeira no Gauchão.
Domingo, o Grêmio volta a atuar casa. Naquela que deve ser a última partida da história do Olímpico, o Tricolor enfrentará o Santa Cruz-RS. Já o Canoas, que subiu para o 3º lugar no Grupo 2 com a vitória, visitará o Cerâmica, em Gravataí.
O Jogo – Um fim de tarde chuvoso marcou o Olímpico em seu provável penúltimo jogo dos seus 59 anos de existência. O primeiro tempo foi morno, em ritmo cadenciado. O Grêmio tentou tomar a iniciativa e teve mais posse de bola, mas faltou objetividade. O centroavante Lucas Coelho, apesar da boa movimentação, esteve bem marcado.
Aos 19 minutos, a primeira boa chegada gremista: o volante Misael arriscou da entrada da área com força, mas o goleiro Nicolas agarrou firme, apesar do campo molhado. Depois disso, só aos 35 o Tricolor incomodou o time visitante, em escapada de Gustavo Xuxa pela direita. Ele cruzou no contrapé de Lucas Coelho, que não conseguiu o arremate. Aos 40, o centroavante deu de calcanhar a Rondinelly, que chutou para fora.
O Canoas só chegou com perigo duas vezes, e numa delas marcou seu gol. Aos 41, Nathan arriscou chute rasteiro de longe, a bola ganhou velocidade com a água e quase surpreendeu o goleiro Busatto. No minuto seguinte, Ederson subiu livre e aproveitou escanteio batido por Maicon Sapucaia para fazer de cabeça: 1 a 0.
Com Jean Deretti e Paulinho nos lugares de Rondinelly e Carlos Alexandre, o Grêmio voltou do intervalo disposto a virar o placar. E o começo foi promissor: logo aos dois minutos, Paulinho enfileirou a defesa canoense e chutou raspando o poste esquerdo do goleiro Nicolas.
Mas a resposta do Canoas foi impiedosa. Houve uma sucessão de chances criadas. Aos quatro, Thiago Santos recebeu livre e chutou para grande defesa de Busatto. O goleiro gremista ainda defendeu com a ponta dos dedos uma cabeçada do zagueiro Gustavo Castro no lance seguinte. Aos 8, Ederson driblou Gérson e chutou para outra defesa do goleiro do Grêmio. Aos 10, não houve jeito: Thiago Santos entrou sozinho pela direita e encobriu Busatto, marcando um golaço.
O Grêmio sentiu o golpe. Só aos 20 minutos, novamente com Paulinho, o Tricolor voltou a levar perigo, em um chute que parou na zaga. Aos 21, o novo xodó gremista, Lucas Coelho, descontou o placar aproveitando boa jogada de Jean Deretti pelo lado esquerdo. Mas não houve pressão em busca do empate, devido à boa organização do time do Canoas.
A equipe visitante ainda chegou bem aos 31, com Ederson cruzando rasteiro e Busatto salvando. O Grêmio ainda tentou uma pressão nos minutos finais, mas parou na bem postada defesa canoense.
Outras partidas
Mais dois jogos movimentaram a quinta-feira, completando a 2ª rodada da Taça Piratini. No Centenário, o Caxias bateu o Veranópolis por 2 a 1. Em Lajeado, o Lajeadense fez 2 a 0 no São Luiz. Ambos os vencedores dividem a liderança do Grupo A, com 4 pontos. O Grupo B é liderado pelo São José, que é o único time que mantém 100% de aproveitamento, com 6 pontos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 2 CANOAS
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 24 de janeiro de 2013, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Costa (RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e Marcelo Oliveira e Silva (ambos do RS)
Público: 4.635
Cartão amarelo:Gérson e Misael (Grêmio); Adílson, Thiago Santos, Nathan e Maicon Sapucaia (Canoas)
Gols:
GRÊMIO: Lucas Coelho, aos 21 minutos do segundo tempo
CANOAS: Ederson, aos 42 minutos do primeiro tempo; Thiago Santos, aos 10 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Busatto; Tinga, Gérson, Werley e Carlos Alexandre (Paulinho); Ramiro, Misael, Calyson e Rondinelly (Jean Deretti); Gustavo Xuxa (André) e Lucas Coelho.
Técnico:Marcelo Mabília
CANOAS: Nicolas; Fabinho (Michel), Tairone, Gustavo Castro e Julinho; Nathan, Ricardo, Adílson e Maicon Sapucaia (Diego Salini); Ederson (Maxsuel) e Thiago Santos.
Técnico: Rodrigo Bandeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário