quinta-feira, 31 de março de 2011

Apesar da paralisação, obras da Arena estão adiantadas De acordo com a OAS, 18,70% da construção já foi concluída






Apesar das quase três semanas de paralisação, as obras da Arena do Grêmio estão adiantadas, de acordo com a OAS. Em apresentação à imprensa no fim da manhã desta quinta, a empresa afirmou que 18,70% da construção foi concluída até o fim de março. A previsão inicial era de que, até essa data, 18,66% da construção estivesse pronta.












Mais de seis gruas serão utilizadas. Foto: Divulgação, GE



Segundo a construtora, a interrupção dos trabalhos não atrasou o cronograma por dois motivos: as obras já se encontravam em estágio avançado e a preparação dos pré-moldados, realizada em outro local, não foi atrapalhada pela paralisação.







O torcedor, no entanto, deve controlar a ansiedade. Ainda vai demorar até que os primeiros sinais das arquibancadas possam ser divisados no canteiro de obras. A OAS estima que isso ocorra a partir de outubro ou novembro.



— A arquibancada é a parte final, é como um teto da construção — explicou um dos engenheiros, que não quis se identificar. — Só vai ser visto mesmo como um estádio daqui a uns 10 meses.







Foto: Félix Zucco



Conduzindo as apresentações das obras, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, explicou que um dos marcos recentes foi o lançamento das primeiras vigas. No momento, está sendo executado o primeiro nível de um total de seis, com atividades de concretagem de pilares e lançamento de vigas.







As vigas. Foto: Félix Zucco







Construção está no primeiro nível. Foto: Divulgação, GE



A conclusão das obras é prevista para dezembro de 2012. Mas antes a Grêmio e a OAS terão outras preocupações, como a comercialização dos espaços da Arena. Esse processo deve ser começado antes do fim de 2011. Para isso, um plano de negócios encontra-se em desenvolvimento. Estão previstas questões como aluguel para espetáculos, áreas comerciais e name righting (venda do nome do estádio e de setores).



As obras em números:



- Até agora, as obras contam com o trabalho de 456 funcionários diretos e 200 indiretos.



- Em dezembro, estima-se que 2 mil operários estejam envolvidos em trabalhos da Arena (1 mil diretos e 1 mil indiretos).



- Ao total, haverá 2.526 unidades de estacas de concreto e metálicas no estádio. Até 30 de março, foram cravadas aproximadamente 60% das estacas.



- Das 635 unidades de bloco, proximadamente 25% foram executados.



- Andamento das obras: 18,70%.



- Previsão de conclusão: dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário