sábado, 2 de fevereiro de 2013

Grêmio pode perder mando ou jogar sem torcida após incidente na Arena

A avalanche da torcida do Grêmio, que terminou em um incidente com sete feridos na Arena durante a partida contra a LDU, na última quarta-feira, pela pré-Libertadores, ainda pode causar danos ao Tricolor. Segundo o código disciplinar da Conmebol - criado pela entidade em 2012 e que entrou em vigor esse ano -, o clube mandante é responsável pela "segurança e pela ordem tanto no interior como nas imediações do estádio". O caso, por enquanto, está nas mãos da Unidade Disciplinária, órgão administrativo da confederação que recebe as súmulas e o relato do delegado da partida. Após a análise, se precisar ser julgado, o incidente ficará a cargo do Tribunal de Disciplina.




O código prevê diversas formas de punição em casos de "comportamentos incorretos ou inapropriados" dos torcedores. Mas, segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, as prováveis sanções que o Grêmio corre risco é, além de multa, perder um mando de campo ou jogar uma partida com portões fechados. A tendência é que o caso seja julgado ainda antes da estreia tricolor na fase de grupos do torneio continental, que será no dia 14 de fevereiro, contra o Huachipato, do Chile, a princípio na Arena.



- Não houve nenhuma comunicação na Conmebol. O espisódio ficou restrito. Prontamente, tomamos as providencias. Não há problema de segurança na Arena e, sim, na avalanche. Se tiver de impedi-la, iremos faze-lo - minimizou Fábio Koff, durante entrevista coletiva na última quinta-feira.


Presidente do Tribunal de Disciplina, o brasileiro Caio Rocha - que também é vice-presidente do STJD - não poderá participar desse julgamento, pois o código veta a participação de advogados dos países dos clubes envolvidos. Com isso, o uruguaio Adrián Leiza assumirá momentaneamente a presidência, assim como fará em relação ao caso da final da Copa Sul-Americana do ano passado, entre São Paulo e Tigre, da argentina.




As sete pessoas que ficaram feridas na Arena já receberam alta do hospital. Elas tiveram ferimentos quando a grade de sustentação cedeu após a torcida realizar uma avalanche no setor da Geral, logo depois do gol marcado por Elano contra a LDU. O jogo terminou 1 a 0 para o Grêmio, que se classificou na disputa de pênaltis.



Confira o que diz o código disciplinar:



As associações e os clubes são responsáveis ​​pelo comportamento de seus jogadores, dirigentes, sócios e torcedores, bem como qualquer outra pessoa que exerça ou possa exercer em seu nome qualquer função em relação aos preparativos, organização ou realização de um jogo de futebol, oficial ou amistoso.



As associações nacionais e os clubes são responsáveis ​​pela segurança e ordem tanto no interior como nas imediações do estádio, antes, durante e depois do jogo em que são mandantes. Essa responsabilidade se estende a todos os incidentes de qualquer natureza, sendo assim exposta à imposição de sanções disciplinares e o cumprimento de ordens e instruções que podem ser tomadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário