segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dois ou três atacantes: as opções de esquema do Grêmio para encarar o Fluminense

A chegada do qualificado quarteto Welliton, Adriano, Barcos e André Santos dá mais opções ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Após uma temporada no esquema tático 4-4-2, agora o técnico do Grêmio passa a cogitar mais um atacante em campo - na vaga de um meio-campista.




É assim que o Fluminense, adversário de quarta-feira, pela Libertadores, às 22h, costuma atuar. O trio ofensivo Fred, Thiago Neves e Wellington Nem foi o destaque na campanha do título brasileiro da equipe carioca no ano passado.



Ora mais recuado ou mais adiantado, o esquema da equipe de Abel Braga pode ser testado por Luxemburgo para recuperar os pontos perdidos na derrota contra o Huachipato-CHI, na semana passada.


1) Com dois atacantes





Ainda sem tempo para treinar uma nova formação, Luxemburgo deve manter o esquema que foi utilizado na derrota contra o Huachipato-CHI, mesmo com retornos de Dida e Werley. Desta forma, Zé Roberto, Elano, Souza e Adriano atuam em um meio-campo em forma de quadrado. O entrosamento de Zé Roberto e Elano dá equilíbrio ofensivo ao time. Além da estrutura tradicional no meio, os laterais também têm espaço para atacar, principalmente nas subidas do lateral-esquerdo André Santos.



Já o Fluminense, deve repetir amanhã o esquema utilizado na campanha da conquista do Campeonato Brasileiro de 2012. O estilo de jogo da equipe carioca alia a velocidade de Wellington Nem com a qualidade técnica de Thiago Neves, um meia que cumpre as funções ofensivas pelas faixas laterais do campo. Além das chegadas de Jean, volante que chega bastante ao ataque, o sistema tático de Abel Braga também depende da qualidade técnica de um meia organizador. Deco, que no domingo fez sua primeira partida da temporada, é o responsável por distribuir os lances ofensivos do Fluminense. O atacante Rafael Sobis também costuma ser utilizado pelos lados de campo.



2) Com três atacantes



Para turbinar o sistema ofensivo do Grêmio, outra opção de Luxemburgo seria a de utilizar mais um atacante na vaga de um meio-campista. Mesmo com pouco tempo de treinos, o técnico já admitiu que o esquema tático que ele gostaria de ter utilizado contra o Veranópolis, pelo Gauchão, no domingo, teria o trio ofensivo formado por Barcos e pelos velocistas Welliton e Vargas.



Contando com os mesmos jogadores do seu esquema tradicional, Abel Braga também pode mudar o estilo de jogo do Fluminense _ e sem precisar recorrer ao banco de reservas. Para isso, o treinador da equipe carioca conta com a recomposição de Thiago Neves e Wellington Nem, que recuariam um pouco atuando alinhados a Deco. Mesmo com os jogadores do setor ofensivo posicionados de maneira mais defensiva, Fred não ficaria isolado. A velocidade de Wellington Nem seria explorada em jogadas de contra-ataque, principalmente pelos lançamentos qualificados dos meias do Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário