domingo, 20 de janeiro de 2013

O jogo Grêmio x Esportivo Bento Gonçalves 20/01/2013 - 17:00

Uma estreia, por si só, já reserva novidades. Mas a primeira partida de Esportivo e Grêmio no Gauchão - se enfrentam às 17h (de Brasília) de domingo, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves - será especial. Até porque, há uma inversão de papéis. No caso, o time do Interior carrega mais experiência, com jogadores conhecidos da dupla Gre-Nal e calejado após o título da Divisão de Acesso no ano passado e o retorno em 2013 à elite do futebol do Rio Grande do Sul. Já o Grêmio aposta na energia da juventude e lança um time de garotos, sem experiências, mas cheios de vontade, para as primeiras rodadas do campeonato. Nada de Elano, Zé Roberto e Marcelo Moreno - chance para os torcedores conhecerem as caras novas e promessas.




Nem Vanderlei Luxemburgo terá a possibilidade de aproveitar o ar serrano. Todo o grupo principal está em Quito, no Equador, na preparação para a pré-Libertadores. Cabe a Marcelo Mabília, técnico dos juniores comandar os garotos - a maioria saiu exatamente do elenco que disputa a Copa São Paulo da categoria. Mas há reforços de peso. Dois, na verdade. Suspensos por três jogos pela Conmebol por incidentes contra o Millonarios, Léo Gago e Werley reforçam os reservas. Estão confirmadas duas partidas com o time B. Além desta, o confronto contra o Santa Cruz, no dia 27.



O time de Bento Gonçalves tem dois nomes famosos para 2013: Ediglê e Léo, campeões do mundo pelo Inter em 200. O experiente zagueiro de 34 anos já estava no grupo, como capitão e homem de confiança do técnico Luis Carlos Winck desde o título da Divisão de Acesso, em 2012. Inclusive, o zagueiro, que já foi vice-campeão estadual com o 15 de Novembro, acredita que pode ensinar aos colegas o caminho de mais uma decisão.



Leandro Vuaden será o árbitro, auxiliado por Julio Cesar dos Santos e Alexandre Kleiniche. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A RBS TV transmite ao vivo para todo o Rio Grande do Sul.







Esportivo: Luís Carlos Winck levará um 3-5-2 a campo. O técnico bem que testou o 4-4-2 nos primeiros amistosos da pré-temporada, mas optou pelo esquema com cinco homens no meio-campo muito também devido à importância do rival deste domingo. O Esportivo não tem desfalques. Dois jogadores que estavam lesionados, Filipe Athirson e Diego Campos, retornam. O primeiro ocupará a ala esquerda, enquanto o segundo será opção de ataque no banco. O time: Fabiano; Matheus, Ediglê e Dirley; Erick, Fábio Oliveira, Rafael Bittencourt, Anderson e Feijão e Filipe Athirson; Léo e Gilian.



Grêmio: Mabília precisou mexer na zaga nos treinamentos desta semana no Olímpico. Como Vilson fortado da delegação no Equador e Douglas Grolli foi convocado às pressas, o técnico alçou Gerson ao lado de Werley no setor. Ganhou cinco reforços da Copa São Paulo: Carlos Alexandre, Luan, Calyson, Gustavo Xuxa e Lucas Coelho. Destes, apenas Luan deve ficar no banco, assim como o recém-contratado Jean Deretti, revelação do Figueirense. O meia Wangler é o único desfalque, por lesão muscular. O time:B usatto; Tinga, Gerson, Werley e Carlos Alexandre; Léo Gago, Ramiro; Calyson e Rondinelly; Gustavo Xuxa e Lucas Coelho.





Esportivo: capitão e homem de confiança de Luís Carlos Winck, Ediglê, aos 34 anos, é o nome forte do Esportivo. Quando questionado sobre o clube, é todo elogios à estrutura na Montanha dos Vinhedos. E diz apostar no projeto. Não é para menos, esteve na campanha do acesso à elite, no ano passado. Campeão da Libertadores e do Mundo com o Inter em 2006, o xerife espera mostrar qualidade para, ao menos, voltar a um clube da Série B nacional.



Grêmio: A máxima de que "treino é treino e jogo é jogo" costuma ser verdadeira, mas não custa prestar atenção em Lucas Coelho. O centroavante, 18 anos e 1m84cm, foi o grande destaque do jogo-treino de quarta-feira, contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul. Marcou cinco gols em 25 minutos. O placar final ficou em 7 a 0.





Ediglê, zagueiro do Esportivo: "Estamos realizando o sonho, que era o projeto de subir de divisão, voltar à elite. É muito gratificante. Vamos tentar chegar às finais. Dá para ser campeão."



Léo Gago, volante do Grêmio: "Temos que manter o ritmo. É melhor atuar no time que disputa o Gauchão, com os meninos, do que de repente estar parado. Temos que acalmar (os garotos), explicar o momento de ir e de manter a posse de bola"







Grêmio e Esportivo duelaram pela última vez em 28 de março de 2010, pela fase de grupos do segundo turno do Estadual, então chamado de Taça Fábio Koff. A vitória tricolor por 2 a 0 foi construída com gols de Willian Magrão e Maylson, que, de titulares na época, hoje viraram moedas de troca e foram emprestados ao Figueirense. O resultado deixou uma marca histórica importante: o Grêmio chegava a 50 jogos invictos no Olímpico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário