quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A vez da bola: Luxa abre testes com jogo-treino, e ataque é maior dúvida

A base feita em Porto Alegre foi tão boa que, após dois treinos em Quito, Vanderlei Luxemburgo irá testar o Grêmio na altitude. Nesta quarta-feira, às 16h no Equador ou 19h no Brasil, em jogo-treino contra o Independiente José Terán, com portões fechados, o treinador abrirá os testes finais ao confronto com a LDU: o ataque é a maior dúvida para a estreia na Libertadores.




Luxa, desde o dia 3 de janeiro, data da reapresentação, só comandou trabalhos táticos após a parte física, sob cuidados de Antônio Mello, estar encaminhada. Em todas atividades táticas de campo reduzido, manteve apenas Willian José na frente. As duas partidas para observações diante de Canoas (0 a 0) e Cerâmica (2 a 0), na Arena, antes de rumar ao país vizinho, foram com o acréscimo de Marcelo Moreno. Como será no dia 23 no estádio Casablanca? Nem os jogadores sabem.



- Estamos treinando. Passamos por uma fase muito dura de trabalhos físicos. Agora, vem a etapa mais com bola. Tático, técnico. Até o dia do jogo, o professor terá uma formação escolhida com um ou dois atacantes. Já atuamos das duas formas. Estamos treinando para ver o que é melhor – comentou Zé Roberto ao ser questionado sobre o assunto.



A definição tática – 4-4-2 ou o 4-5-1 – interfere no posicionamento do meia. Nas vezes em que abandonou a formação base de 2012 ao sacar um avante, Luxa adiantou o camisa 10. E Marco Antonio ou Léo Gago (este suspenso pela Conmebol e, portanto, fora) entraram no meio-campo.





Vanderlei Luxemburgo mantém mistério sobre time do Grêmio (Foto: Robson Stefani/RBS TV)- Não importam nomes e esquemas. A postura é fundamental. Temos de ter dosagem ideal entre ter a bola e marcar. Com posse, corremos e nos desgastamos menos. Marcando bem, podemos explorar o contragolpe. Os treinos servem para isso – opinou Elano.



O Independiente del Valle, o nome popular do clube, está na primeira divisão do Equatoriano há dois anos. Desde 7 de janeiro, faz pré-temporada no seu CT, que já abrigou o trabalho tricolor fechado da manhã de terça, no qual Dida sentiu dores no joelho esquerdo e passou a ter presença no teste ameaçada.



Outra indefinição é na zaga. Saimon e Vilson revezaram como parceiros de Cris desde o começo do ano. O time provável também para enfrentar a LDU: Dida (Marcelo Grohe); Pará, Saimon (Vilson), Cris e Alex Telles; Souza, Fernando, Elano e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Marco Antonio) e Willian José. O certo é que, após a atividade, Luxa passará a ter mais certeza de quem escalar. E, ao avaliar o desgaste, decidirá se repetirá a dose com novo jogo-treino no sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário