domingo, 11 de novembro de 2012

O jogo Grêmio x São Paulo Olímpico 11/11/2012 - 17:00

Para um time copeiro, acostumado a levantar troféus em duelos de mata-mata, a Libertadores é o sonho constante. Pois neste domingo, às 17h (de Brasília), Grêmio e São Paulo, que acumulam cinco taças e quase 30 participações na competição, se enfrentam no Olímpico para se aproximar da vaga no torneio sul-americano de 2013. Ao time gaúcho, com 63 pontos, basta um empate. Ao paulista, com 59, nem mesmo a vitória será capaz de garantir a classificação neste domingo, já que o Botafogo venceu a Portuguesa no sábado e chegou a 54 pontos.




Grêmio, de Marcelo Moreno, encara o São Paulo, de Rogério Ceni  (Montagem sobre fotos da Ag. Estado) O time de Vanderlei Luxemburgo ocupa o terceiro lugar com 63 pontos. Um empate já carimba o passaporte à sua 14ª Libertadores (foi bicampeão em 1983 e 95). Mesmo que o Grêmio perca os quatro duelos e a equipe da Estrela Solitária ganhe todos, precisaria tirar a diferença de dez gols de saldo a favor dos gaúchos. A chance é tão boa que não há mais ingressos à venda desde a última quinta-feira.

Enquanto busca a vaga, Luxa negocia sua permanência no clube gaúcho em 2013. O técnico já se reuniu algumas vezes com a nova direção, mas o clima ainda é de mistério. Em campo, tem problemas para montar o time, podendo somar até cinco desfalques para o confronto.




Muito perto da primeira etapa da Libertadores, o São Paulo ainda sonha entrar direto na fase de grupos da competição e, para isso, teria de conquistar o vice-campeonato brasileiro. Para alcançar seu objetivo, é preciso descontar em quatro rodadas a desvantagem de cinco pontos para o segundo colocado Atlético-MG. Caso não vença o Grêmio, o Tricolor paulista passará a priorizar a Copa Sul-Americana, que é a única chance de título na atual temporada. Vale lembrar que o São Paulo é tricampeão da Libertadores (1992, 93 e 2005), torneio que já disputou 15 vezes.




Grêmio: apesar da semana sem jogos, Luxa não conseguiu recuperar todo o grupo. Gilberto Silva e Elano são desfalques, por problemas musculares. Werley está suspenso. No entanto, Marcelo Moreno conseguiu efeito suspensivo no STJD, após um gancho de quatro jogos, e enfrentará os paulistas. Kleber (tornozelo esquerdo) e Souza (dores musculares) ainsa são dúvidas. O Tricolor gaúcho atuará com: Marcelo Grohe; Pará, Saimon, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza (Léo Gago), Marco Antonio e Zé Roberto; Kleber (Leandro) e Marcelo Moreno.



São Paulo: Ney Franco resolveu fazer suspense e só irá anunciar a escalação no vestiário. Na defesa, ele conta com o retorno de Paulo Miranda, que atuará como lateral pela direita. O problema está no meio-campo, já que Wellington está suspenso. Denilson está confirmado como primeiro homem de marcação. A dúvida está no seu companheiro, que pode ser Maicon, Casemiro ou Douglas, com maiores chances para o primeiro. Osvaldo, recuperado de um problema na coxa esquerda, tem volta garantida. O time atuará com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Maicon (Casemiro ou Douglas) e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo.







Grêmio: Werley levou o terceiro cartão amarelo. Reserva de Anderson Pico, Julio Cesar recebeu o vermelho contra a Ponte Preta e também está fora. Elano, com um problema na coxa direita, Gilberto Silva, dores na coxa direita, também ficam de fora. Vanderlei Luxemburgo não confirmou as presenças de Kleber, com um entorse no tornozelo esquerdo, e Souza, dores musculares. Fábio Aurélio, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, e Bertoglio, com uma lesão na coxa direita, seguem impedidos de atuar.



São Paulo: Wellington terá de cumprir suspensão pelo cartão amarelo que recebeu no empate com o Fluminense. Recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, Paulo Henrique Ganso ainda não tem condições de jogo. Já Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só voltará aos gramados em 2013.



Grêmio: Vilson, Leandro, Pará, Rondinelly, Naldo, Marco Antonio, Elano e Marcelo Grohe.



São Paulo: Ademilson, Cortez, Douglas, Ganso, João Filipe, Maicon, Osvaldo, Paulo Assunção, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Rogério Ceni







Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Thiago Gomes Brigido (CE). Wilton Pereira arbitrou 14 jogos no Brasileirão, marcou 607 faltas (média de 43,3 por jogo), aplicou 93 amarelos (média de 6,6 por jogo), sete vermelhos (média de 0,5 por jogo) e um pênalti (média de 0,07 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos gaúchos e um dos paulistas na Série A deste ano: Grêmio 1 x 0 Fluminense (12ª rodada), Bahia 1 x 1 Grêmio (33ª rodada) e Inter 1 x 0 São Paulo (3ª rodada).





Grêmio: Marcelo Moreno. O centroavante é a principal esperança de gols dos tricolores para confirmar a vaga na Libertadores. Ele não marcou, porém, nos últimos três jogos em que esteve em campo no Brasileirão. A última vez que balançou a rede ocorreu há mais de um mês, na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, no dia 6 de outubro.



São Paulo: Rogério Ceni. Jogando em alto nível na reta final de sua carreira, o camisa 1 foi destaque nesta semana ao anunciar a renovação do seu contrato por mais uma temporada. Ele espera terminar 2012 com o título da Copa Sul-Americana e com vaga garantida na Libertadores do ano que vem.







Pará, lateral-direito do Grêmio: "Acho que será um grande jogo. Será o melhor do Brasileirão. Pegado. Encontro de grandes jogadores. Teremos de atuar com força, marcando bem e com muita vontade para ganhar. O apoio da torcida será fundamental também"



Ney Franco, técnico do São Paulo: "Ainda temos a chance de real de terminar o campeonato na segunda colocação. Para isso, a vitória contra o Grêmio é imprescindível. Esse jogo vai definir a nossa situação no Brasileiro".







* O confronto completou 62 anos em abril. O primeiro confronto aconteceu em 27 de abril de 1950, em amistoso disputado no Parque Antártica. Na oportunidade, o São Paulo venceu por 4 a 3.



* O mando de campo costuma ser importante nos confrontos entre São Paulo e Grêmio em Brasileiros. Em apenas 11 dos 50 jogos disputados, o time visitante saiu de campo vencedor, sendo sete vitórias do Grêmio na capital paulista e quatro vitórias do São Paulo em Porto Alegre.



* O jogo marca a partida entre dois dos principais times ladrões de bola no Brasileirão. O São Paulo lidera o quesito com 511. O Grêmio é o terceiro, com 494 desarmes.












No primeiro turno, o Grêmio levou a melhor sobre o São Paulo no Morumbi e venceu por 2 a 1. Após sair na frente com Cícero, os gaúchos viraram com Werley e André Lima. O Guerreiro Imortal, tal qual fez no último jogo contra a Ponte Preta, anotou o gol da vitória no final da partida. O lance que garantiu os três pontos saiu aos 46 minutos do segundo tempo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário