domingo, 18 de novembro de 2012

O jogo Grêmio x Portuguesa São Paulo 18/11/2012 - 19:30

Distantes na tabela, mas combalidos por resultados recentes, Portuguesa e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Canindé, pela 36ª rodada. A tônica é, portanto, buscar, mais do que a essencial vitória, e também recuperar a confiança. Os paulistas, em 15º com 40 pontos, tentam retomar o caminho das vitórias depois de sete jogos e se afastar do perigo do rebaixamento - estão três pontos à frente do Sport, 17º e primeiro que ocupa o Z-4. Já os gaúchos, que estão bem no campeonato, alojados na vice-liderança da competição com 66, querem a vitória para seguirem próximos da vaga direta à fase de grupos da Libertadores. O abalo tricolor, na verdade, diz respeito à eliminação na Copa Sul-Americana, em polêmico embate com o Millonarios, na última quinta.




A Lusa, que conta com Bruno Mineiro, terceiro artilheiro da competição com 14 gols (ao lado de Barcos), vive uma briga com as redes. Nos últimos cinco duelos, o time de Geninho não marcou um tento sequer. Além do ataque inoperante, o sistema defensivo terá um grande desfalque. Dida levou o terceiro cartão amarelo. A missão de conter Marcelo Moreno, Zé Roberto e Elano recairá sobre Gledson.



Pelo Grêmio, o clima não é dos melhores após a derrota no torneio continental e também por passar mais um ano sem uma conquista relevante (o último grande título foi a Copa do Brasil de 2001). Principalmente por perder a classificação nos descontos. Além do lado psicológico, o time teve pouco tempo para se recuperar da longa viagem de retorno de Bogotá. Para completar, há o 'fator Vanderlei Luxemburgo'. O técnico ainda não renovou contrato com o clube gaúcho nem colocou prazo para tal, embora a futura direção garanta que o acerto está próximo e pode ser firmado na próxima semana.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O PFC transmite a partida para todo o Brasil.







Portuguesa: o técnico Geninho terá dois retornos importantes para o duelo contra o Grêmio, neste domingo. O meio de campo rubro-verde vai ganhar os reforços de Moisés e Ferdinando. Por outro lado, o goleiro Dida e o lateral-esquerdo, suspensos, são desfalques. Assim, a Lusa deve entrar em campo com Gledson; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro.



Grêmio: na tentativa de remobilizar o grupo, Luxa inicia a partida com praticamente o mesmo time que enfrentou o Millonarios na última quinta-feira pela Sul-Americana. A única mudança pode ser a entrada do volante Léo Gago no lugar do atacante Leandro. O Tricolor gaúcho atuará com: Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antonio e Zé Roberto; Leandro (Léo Gago) e Marcelo Moreno.







Portuguesa: Além de não poder contar com o goleiro Dida, por causa do terceiro cartão amarelo, e com o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, expulso contra o Botafogo, o treinador não terá também o defensor Leandro Silva, que segue se recuperando de uma cirurgia no pé direito e tem previsão de retorno estipulado somente para 2013.



Grêmio: Vanderlei tem quase todos os jogadores à disposição. Kleber voltou a sentir uma torção no tornozelo esquerdo. Fábio Aurélio, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, e Bertoglio, com uma lesão na coxa direita, seguem impedidos de atuar.



Portuguesa: Diego Viana, Gustavo, Héverton, Rogerinho e Valdomiro



Grêmio: Vilson, Leandro, Souza, Pará, Rondinelly, Naldo, Marco Antonio, Elano e Marcelo Grohe







Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). Marcelo de Lima arbitrou 18 jogos no Brasileirão, marcou 695 faltas (média de 38,61 por jogo), aplicou 108 amarelos (média de 6,0 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,28 por jogo) e quatro pênaltis (média de 0,22 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos gaúchos e um dos paulistas na Série A deste ano: Grêmio 1 x 0 Palmeiras (2ª rodada), Corinthians 3 x 1 Grêmio (23ª rodada); Portuguesa 3 x 1 Náutico (13ª rodada).





Portuguesa: Artilheiro da Lusa no Brasileirão com 14 gols, Bruno Mineiro não marca desde a 28ª rodada, na goleada de 5 a 1 sobre Sport , no Canindé. De lá para cá, o desempenho ofensivo do time caiu drasticamente - apenas um gol marcado nas últimas sete partidas. A torcida rubro-verde aposta todas as fichas no atacante para que a Portuguesa volte vencer e consiga afastar o fantasma do rebaixamento para a Série B.



Grêmio: Werley. O zagueiro é um dos expoentes da equipe de Luxa. Além da consistência defensiva, o camisa 34 avança com qualidade. Na última quinta-feira, voltou a mostrar sua força no ataque ao marcar o gol gaúcho na derrota por 3 a 1 para o Millonarios. Na atual temporada, já anotou nove gols em 46 partidas.





Moisés, meia da Portuguesa: "Nós temos que unir forças para conquistar um bom resultado dentro de casa. Nossa equipe sabe que precisa melhorar, mas já estamos nos cobrando e temos de confiar em cada jogador. Precisamos do resultado"



Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "Eu gostaria de ter ganho, mas às vezes se fica no meio do caminho. O grande objetivo era levar o Grêmio para Libertadores do ano que vem, no primeiro ano da Arena. E conseguimos. Dentro do trabalho de formação de elenco, com jogadores chegando, acho que o resultado foi bom. Não estou depreciando minha equipe, conseguimos uma vaga que muitos queriam ter conquistado".







* A Lusa nunca perdeu para o Grêmio em São Paulo em partidas do Brasileirão. Até hoje, foram disputadas oito partidas, com quatro vitórias dos paulistas e quatro empates



* Portuguesa e Grêmio costumam fazer jogos de muitos gols. Em 26 jogos pela primeira divisão do Nacional, já saíram 63 gols, uma média de 2,4 por partida. Os gremistas marcaram 33, enquanto os paulistas anotaram 30











No primeiro turno, o Grêmio foi surpreendido pela Portuguesa e perdeu por 2 a 1 no Olímpico. Na ocasião, o Tricolor buscou o gol incessantemente. Finalizou 26 vezes, mas só foi feliz em uma oportunidade. Ananias abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, aos 35, Bruno Mineiro ampliou. Oito minutos depois, Kleber descontou para os gaúchos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário