sábado, 3 de novembro de 2012

O jogo Grêmio x Ponte Preta Olímpico 03/11/2012 - 19:30

Diz o já surrado ditado que a pressa é inimiga da perfeição. No caso do duelo entre Grêmio e Ponte Preta, a ser disputado neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Olímpico, não é bem assim. O grande objetivo de gaúchos e paulistas é antecipar seus objetivos. O time de Vanderlei Luxemburgo tem a chance de garantir o seu lugar no G-4. Já a Macaca pode, matematicamente, dizimar qualquer mínimo risco de rebaixamento.




No caso do Grêmio, além da vitória, será necessário secar Botafogo, Vasco e Inter. Caso os três rivais percam nesta 34ª rodada do Brasileirão, o clube gaúcho terá posição assegurada no G-4 faltando quatro rodadas para o término do Brasileirão.



Atual terceiro com 60 pontos, o Tricolor chegaria a 63 em caso de vitória. Vasco e Botafogo, quinto e sexto, respectivamente, com 60, chegariam a no máximo 62. Em sétimo, com 48, resultado da suspensão da vitória com o Palmeiras, o Internacional alcançaria 60. Ou, 62 se a partida voltar a ter o resultado validado. Luxa tem quase todas as peças à disposição. Apenas Gilberto Silva e Kleber não devem jogar.

Uma vitória deve ser o suficiente para acabar com os riscos de rebaixamento da Ponte Preta neste Brasileiro. Com campanha acima da expectativa inicial de torcida e até mesmo adversários, a Macaca é a décima colocada, com 43 pontos, mesma quantidade de Cruzeiro e Santos. A distância para o Z-4, encabeçado pelo Sport, é de dez pontos. Caso haja uma combinação de resultados, aliada a um triunfo alvinegro em Porto Alegre, o temor de voltar a Série B, que já é mínimo, desaparece de vez.




Para conquistar o objetivo, porém, o time terá que superar obstáculos históricos. O primeiro é um tabu de 26 anos sem derrotar o Grêmio no Olímpico, na última partida da Ponte no estádio - que será substituído pela Arena do Grêmio a partir de dezembro deste ano. Desde o último triunfo, em 1986, houve três vitórias tricolores e dois empates. Outro jejum que a Macaca quer quebrar é o de três vitórias seguidas neste Brasileiro, fato nunca alcançado nas 33 primeiras rodadas.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite a partida para todo o Brasil.







Grêmio: Luxa segue com a tática de dosar e poupar alguns jogadores de acordo com a exigência das partidas. Desta vez, poupa o zagueiro Gilberto Silva, deve deixar Elano no banco e dificilmente contará com Kleber, este com dores no tornozelo esquerdo. Em compensação, Werley está de volta, após preservação no 1 a 0 sobre o Millonarios. Desta forma, o time será: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antonio e Zé Roberto; Leandro e Moreno.



Ponte Preta: Guto Ferreira não costuma repetir a escalação de uma rodada para outra. Por isso, a Macaca terá novidades para encarar o Grêmio. Duas mudanças são forçadas. Sem contar com o goleiro Edson Bastos e o lateral-direito Cicinho, suspensos, o treinador confirmou Roberto e Renê Júnior como substitutos. A terceira troca é por opção técnica: livre para atuar, Baraka reassume a titularidade, que foi de Xaves no jogo passado. Assim, a Ponte vai a campo com: Roberto, Tiago Alves, Cléber, Ferron e João Paulo; Baraka, Wendel Santos, Renê Júnior e Nikão; Luan e Roger.







Grêmio: Luxa não tem desfalques por suspensão. No entanto, não conta com seu capitão Gilberto Silva, poupado devido a dores musculares na coxa direita. Kleber acusou dores no tornozelo esquerdo e também não deve atuar. Fábio Aurélio (joelho esquerdo), Saimon (pé direito) e Bertoglio (lesão na coxa direita) são os reservas impedidos de atuar.



Ponte Preta: o goleiro Edson Bastos e os laterais Cicinho e Uendel cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Nenhum pontepretano está machucado.



Grêmio: Elano, Leandro, Marcelo Grohe, Naldo, Pará, Rondinelly, Vilson e Werley.



Ponte Preta: André Luís, Diego Sacoman, Gerônimo, Giancarlo, Gustavo Lazzaretti, Luan, Lucas e Ricardinho.







André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES). André Luiz de Freitas arbitrou 14 jogos no Brasileirão, marcou 424 faltas (média de 30,2 por jogo), aplicou 67 amarelos (média de 4,8 por jogo), um vermelho (média de 0,07 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,14 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Coritiba 2 x 1 Grêmio (13ª rodada).





Grêmio: Julio Cesar será uma atração a parte. Após seis meses se recuperando de lesão no joelho esquerdo, o lateral fará a primeira partida no time profissional no Brasileirão. Ele, no processo de retomada da forma física, disputou duas partidas pelo time B. Tem a missão de manter a média das atuações de Anderson Pico e, quem sabe, voltar com a sua principal arma: a força ofensiva.



Ponte Preta: Luan já começa a ser visto de forma diferente pelos adversários neste Campeonato Brasileiro. Ele foi bem em partidas contra os grandes, como Botafogo e Vasco, e decidiu a vitória sobre o Santos. A expectativa é que, sem Cicinho, a importância do atacante aumente ainda mais, já que será quase a única opção de velocidade da Ponte.









Werley, zagueiro do Grêmio: "Independente do adversário, você tem que sair para o jogo quando estiver em casa. Com a Ponte, não vai ser diferente. Temos jogadores habilidosos, como o Leandro, que vão para cima, o Moreno, que é um ótimo centroavante. O ideal é fazer um gol no início da partida, para abrir o time deles"



Guto Ferreira, técnico da Ponte Preta: "Os times gaúchos são muito táticos, é um futebol extremamente competitivo. São jogos delicados e Grêmio e Inter figuram entre os cinco primeiros, têm investimentos altos e torcidas fiéis. O sul do país almoça e janta futebol, mas se fizermos um jogo do nível que fizemos contra Santos e Cruzeiro podemos pontuar contra o Grêmio e, na sequência, o contra o Internacional, em casa".







* O placar mais comum entre as equipes pelo Brasileirão é o de vitória mínima, por 1 a 0. Em seis dos 22 jogos realizados, o placar se repetiu, quatro vezes a favor do Grêmio e duas para a Ponte Preta.



* As partidas mais importantes entre Grêmio e Ponte Preta na história dos Campeonatos Brasileiros aconteceram em 1981. Na oportunidade, se enfrentaram pelas semifinais da competição. Cada equipe venceu uma partida e o Grêmio foi adiante por ter melhor campanha. O jogo de volta, vitória da Ponte por 1 a 0, até hoje é o maior público do Olímpico.



* Quem tem a vantagem? Confira o histórico do duelo no Futpédia









Ponte Preta e Grêmio fizeram um jogo com poucas emoções e nenhum gol, no primeiro turno, em 9 de agosto, no Moisés Lucarelli. O 0 a 0 simbolizou o primeiro empate do Grêmio no Brasileirão, então na 15ª rodada. Seria também a única igualdade gaúcha no turno. No entanto, nesta segunda metade do campeonato, o Tricolor é o campeão de empates, com oito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário