domingo, 25 de novembro de 2012

O Grêmio x Figueirense Florianópolis 25/11/2012 - 17:00

Mesmo que a partida seja válida pela 37ª rodada do Brasileirão, a temporada de 2013 já iniciou para Figueirense e Grêmio, clubes que se enfrentam a partir das 17h de domingo, no Orlando Scarpelli. Enquanto o clube catarinense aproveitará o confronto para promover testes, o Tricolor gaúcho tentará a vitória para encaminhar a segunda colocação do nacional e assim garantir vaga direta à LibertadoresRebaixado para a segunda divisão nacional, o time catarinense aproveita os últimos confrontos para avaliação de jogadores que estão no clube mas não têm a permanência assegurada para o próximo ano. O técnico Fernando Gil, que fica no comando até o fim do ano, escala e, de longe, o futuro treinador Adílson Batista avalia. Não será diferente neste domingo.




É a vez da garotada alvinegra. No time que entra em campo neste domingo, são cinco atletas formados na categoria de base e praticamente todo mundo precisando mostrar serviço. O clube já anunciou as saídas de alguns jogadores, entre eles o meia Fernandes, ídolo da torcida do Figueira. Ainda assim, o volante Túlio e o atacante Aloísio estarão entre os 11, mas não veste preto e branco no ano que vem.



Remotivado pela renovação de contrato de Vanderlei Luxemburgo por duas temporadas, o Grêmio promete ir com tudo. Na segunda colocação, com 67 pontos, a equipe quer a vitória para evitar a aproximação do Atlético-MG, o terceiro, com 66.



Seja por lesão, suspensão ou opção de Luxa, o Grêmio terá até cinco novidades e retomará uma antiga formação tática: o 4-4-2. Sem Marcelo Moreno, com um problema no tornozelo, Leandro formará o ataque com André Lima. Já acertado com o Galo, Gilberto Silva deverá ser poupado. O zagueiro também acusou dores na coxa direita.



O Premiere transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.







Figueirense: A grande novidade da formação do Figueirense é o volante Ryan, de 20 anos. Será sua primeira partida como titular pelo clube. A escalação é repleta de nomes também desconhecidos do próprio torcedor. O único jogador com mais de 30 anos que estará em campo é o volante Túlio, que se despede do Orlando Scarpelli. Artilheiro do time, Aloísio é outro que não fica. Só está entre os 11 por falta de outras opções no ataque. O time que começa o jogo tem Tiago Volpi; Léo, Gutti, Américo e Hélder; Ryan, Diogo, Túlio, Bruno Nazário e Jean Deretti; Aloísio.



Grêmio: Naldo, Tony, Léo Gago, Leandro e André Lima trabalharam entre os titulares, no coletivo na tarde desta sexta-feira, e devem estar em campo na partida. Com a volta do sistema 4-4-2, sem Pará, suspenso, a equipe deverá atuar com: Marcelo Grohe; Tony, Werley, Naldo e Léo Gago; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e André Lima. Marcelo Moreno tem chances remotas de atuar.







Figueirense: O goleiro Wilson, o meia Fernandes e o atacante Julio Cesar nem entram mais em campo, à espera do fim de seus contratos. Outros jogadores que foram titulares em outros momentos também não atuam para que os garotos sejam avaliados. Após apenas 7 partidas em quase cinco meses em Florianópolis, o uruguaio Loco Abreu rescindiu contrato com o clube. A única baixa por causa de lesão é o volante Jackson, que trata de uma contratura na coxa direita.





Grêmio: Bertoglio e Fábio Aurélio estão em processo de recuperação e não atuam mais na temporada. Por causa de uma torção no tornozelo esquerdo, Kleber está sendo preparado para o Gre-Nal. Pará está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.



Figueirense: Aloísio, Edson, Guti, Ignacio Canuto, Jackson, Loco Abreu, Ronny e Túlio.



Grêmio: Elano, Leandro, Léo Gago, Marcelo Grohe, Marco Antônio, Naldo, Rondinelly, Souza e Vilson







Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita a partida, auxiliado por Cristhians Passos Sorence (GO) e Edson Antonio de Sousa (GO). Elmo Resende arbitrou 14 jogos no Brasileirão, marcou 538 faltas (média de 38,4 por jogo), aplicou 66 amarelos (média de 4,7 por jogo), sete vermelhos (média de 0,5 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,14 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Figueirense 0 x 1 Inter (12ª rodada) e São Paulo 1 x 2 Grêmio (16ª rodada).





Figueirense: Jean Deretti. O meia de 20 anos ganhou força. Convocado em partidas recentes da seleção sub-20, agora também passou a ser titular no Figueira. Diante da torcida, sente a necessidade de jogar bem, para que o espaço no time não seja apenas em períodos de avaliações.



Grêmio: Incansável, Zé Roberto tem demonstrado preparo físico invejável aos 38 anos e tem sido o destaque de todas as partidas do Grêmio. É a principal referência do time, o mecanismo que faz o meio-campo gremista encaixar defesa e ataque.







Fernando Gil, técnico ‘temporário’ do Figueirense: “O jogo vale três pontos. Para isso que fomos chamados e para dar oportunidade para todo mundo. Vamos buscar a vitória, independentemente da situação que o clube está passando”.



Naldo, zagueiro do Grêmio: “Vamos para o jogo com a ideia de ganhar e tentar garantir antecipadamente a vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Vai ser difícil, não importa a situação deles. Temos de jogar, com os pés no chão, e fazer a nossa parte. Depois, veremos o resultado do Atlético-MG”










* O Figueirense leva pequena vantagem no Orlando Scarpelli contra o Grêmio em nove partidas pelo Campeonato Brasileiro. Os catarinenses venceram cinco duelos, contra três dos gaúchos. Por outro lado, o Tricolor gaúcho marcou 13 gols no estádio, contra apenas 10 dos donos da casa.



* A média de gols entre as duas equipes pelo Brasileirão é de 2,9 por partida. Foram marcados 49 gols em 17 jogos. Houve apenas um empate sem balançar as redes (2011, em Santa Catarina).



* A maior goleada foi a favor do Grêmio. Ocorreu em 2008, quando o Tricolor gaúcho aplicou 7 a 1 em pleno Orlando Scarpelli.







Em 19 de agosto deste ano, o Grêmio não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada no Figueirense: 4 a 0 no Estádio Olímpico. Marcelo Moreno e Leandro foram os nomes da partida. Enquanto o boliviano fez três assistências, o jovem atacante gremista marcou dois gols. André Lima e Elano completaram o placar. A partida também marcou a estreia de novo uniforme do Tricolor gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário