quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Koff visita Arena, faz coro e Grêmio apela até a governador por avalanche

Foi muito mais do que um mero conhecimento. Foi muito mais do que ver de perto a casa que abrigará o sonho de voltar a ser campeão da Libertadores. Foi muito mais do que viver a emoção de ver a história acontecer. Na primeira visita à Arena, o presidente eleito Fábio Koff fez muito mais: reforçou a mobilização do Grêmio para liberar a 'avalanche' proibida pela Polícia Militar no novo estádio. Fez coro às manifestações do atual mandatário Paulo Odone, que o recebeu na manhã desta quarta-feira, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A ideia é contar até com a intervenção do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para permitir a tradicional comemoração da torcida nos gols.



- É um estádio grandioso. Fico emocionado por poder fazer parte disso e conhecer onde o Grêmio seguirá suas glórias. Sou privilegiado: conheci a Baixada, o Olímpico e a Arena (os três estádios do clube gaúcho). Isso é uma coisa. A outra é a que temos de reconquistar nosso direito de ter a característica da torcida aqui: a avalanche. Vamos lutar por isso e a torcida tem de ajudar se manifestando - disse Fábio Koff ao pisar no gramado da Arena e olhar para o espaço destinado à torcida Geral.


No Setor Norte do estádio, o espaço não tem cadeiras. Foi a forma encontrada pelo Grêmio e pela construtora OAS para manter a 'avalanche' – movimento de descida da torcida na arquibancada. Na terça-feira, porém, o comandante da PM, coronel Alceu Freitas, disse que a prática teria de ser extinta por questões de segurança. O Corpo de Bombeiros definiu a criação de uma Resolução Técnica que proíbe novos estádios de terem setores em que a torcida fique de pé.- Não entendo o motivo de fazerem isso hoje. A obra começou há dois anos e nunca falaram nada. Acho estranho. Desafio a polícia a mostrar uma lei que proíba a avalanche. Estão nos passando um cachorro. Querem castrar a torcida. Por isso, vamos tentar de todas as formas reverter o quadro. Esta lei que estão citando é um embrião de lei - reclamou Paulo Odone. - Futebol não é cinema, tem que pular, gritar.




A tática é o diálogo. Por enquanto, o clube não estuda medidas judiciais. Conta até com o governador Tarso, que visitou a Arena na terça-feira. O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, confirmou a ideia:



- Já apelamos a ele. Explicamos a situação. A Arena é o estádio mais seguro do Brasil, e teve tudo estudado para que se pudesse manter a avalanche.



Para a inauguração, dia 8, em amistoso contra o Hamburgo, e o Jogo Contra a Pobreza, dia 19, a PM determinou que o Grêmio instale barreiras metálicas para impedir a avalanche. Deu prazo de 60 dias para a instalação de cadeiras no local.









Nenhum comentário:

Postar um comentário