sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Grêmio teme invasão e faz apelo por paz na despedida do Olímpico

A despedida do Olímpico não é só sinônimo de festa e emoção. Há espaço, sim, para preocupação. Ao temer invasão em massa do gramado após o clássico contra o Internacional, domingo, às 17h, a direção do Grêmio faz apelo por paz no jogo que encerrará uma era.




O plano é evitar que exageros na comemoração de eventual vitória, possíveis protestos em caso de derrota ou o simples adeus à casa nos últimos 58 anos gere punição na temporada 2013, quando a Arena será o palco de jogos do Gauchão, Libertadores e Brasileirão. Durante a semana, a torcida se manifestou nas redes sociais sobre a vontade de abraçar jogadores após a partida, pegar pedaços do gramado e até contar com a ajuda da administração para a invasão. Tudo está vetado até como o insólito pedido para permitir que torcedores dormissem no estádio na noite de sábado.



- Toda a torcida está entusiasmada e precisamos dela para ganhar o jogo. A motivação deve ficar na arquibancada. Da mesma forma como foi em todo o ano. Não podemos criar problemas para o futuro. Faço esse apelo. Vamos fazer a nossa comemoração, a nossa choradeira... tudo em paz. Imagina o prejuízo de uma confusão no ano que vem na Arena? – disse o presidente Paulo Odone.



Luiz Moreira, diretor de administração, é o responsável por organizar a segurança e também está preocupado:



- O jogo será tranquilo, mas o pós-jogo é que preocupa. Não sabemos como será o comportamento da torcida. Ela precisa entender que o Olímpico não acabará no domingo. Não haverá mais jogos, mas vamos treinar aqui até março do ano que vem. A base e a administração também ficarão no complexo por um tempo.



Para evitar problemas, a tática é a conscientização do público – haverá leilão de partes do estádio pela internet posteriormente - e o reforço da segurança. O número de agentes particulares será de 300. Muito deles devem se portar de frente às arquibancadas para dificultar a invasão. A Polícia Militar também aumentará o efetivo. As partes se reuniram na última quarta-feira para tratar do plano. Resta coloca-lo em prática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário