quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Grêmio e PM chegam a acordo, e avalanche está liberada na Arena

O Grêmio e a Polícia Militar do Rio Grande do Sul chegaram a um acordo nesta quinta-feira e a torcida pode vibrar: a avalanche está liberada na inauguração da Arena. Proibida inicialmente pela autoridade policial por questões de segurança, a comemoração da torcida em gol do clube gaúcho só não estará presente na abertura do novo estádio, dia 8 de dezembro, caso o Hamburgo consiga segurar o ataque tricolor. No dia 19, há o Jogo Contra a Pobreza e a tradicional celebração gremista também está liberada.




- Passamos a manhã toda reunidos. Chegamos a um acordo com a Brigada Militar e o Copo de Bombeiros. Estudamos a legislação e a avalanche está liberada para os dois jogos deste ano e todo o ano que vem. Houve diálogo e prevaleceu o bom senso. A polícia é parceira na construção do estádio que é, sim, muito seguro – disse o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, em entrevista à Rádio Gaúcha.



Comandante do Policiamento da Capital, o coronel Sergio Abreu confirmou o acerto. Ele e demais oficiais da corporação, assim como do Corpo de Bombeiros, estiveram presentes no encontra realizado na Arena:



- Essa questão da avalanche ganhou uma proporção muito grande. Sempre acompanhamos a construção do estádio, ou seja, somos parceiros. A BM é parceira dos clubes e do futebol gaúcho. Só queremos garantir a segurança.



As duas partes ainda avaliam como a avalanche será permitida. É provável que a Geral, espaço onde ocorre a comemoração, seja dividido em duas partes. Na superior, grades de ferro impossibilitariam a comemoração, liberada apenas na parte de baixo. Desta forma, entendem, a segurança estaria garantida. É provável também que a capacidade do local seja reduzida de 10 mil para 8 mil pessoas. Tudo deve ser oficializado pelo Grêmio em comunicado a ser divulgado até a sexta-feira.



Depois disto, o clube a OAS terão 60 dias para avaliar novas questões e, em conjunto com a BM, dar uma solução definitiva. A polícia se baseou em uma resolução técnica dos bombeiros, que determina que estádios novos não podem permitir que torcedores fiquem de pé, para vetar a avalanche. O Grêmio reagiu e pediu ajuda até ao governador Tarso Genro. Teve sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário