quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Faltam 10 dias: do trânsito ao campo, Grêmio vê Arena a 'detalhes' do 100%

A dez dias da abertura da Arena, o Grêmio acelera para finalizar os últimos detalhes. O grupo de operários trabalha na obra, em turnos separados de oito horas. Entre a cúpula gremista, no entanto, há a certeza de que o canteiro de obras estará 100% transformado em um dos estádios mais modernos da América Latina para contemplar a partida contra o Hamburgo, da Alemanha, e fazer história.




- A Arena estará 100% (até o dia 8). Está em fase de acabamento e limpeza. O que faltam são pequenos detalhes - frisou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.



Tendo em vista que são esperados 60 mil pessoas para a inauguração, há toda uma preocupação em relação a como será a logística para o confronto. Por isso, o Grêmio e a construtora OAS apresentaram, junto com Brigada Militar, Concepa, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Polícia Rodoviária Estadual, um plano de mobilidade para o deslocamento de torcedores e acesso à Arena sem eventuais percalços.



No dia do evento, a Brigada Militar disponibilizará 300 homens para dentro do estádio e outros 300 para a parte externa. O Grêmio também terá 1,3 mil pessoas, entre seguranças, orientadores, responsáveis pela limpeza, médicos e demais organizadores.



O plano sugere que os torcedores usem o transporte coletivo ou caronas solidárias (carros com mais de uma pessoa), sendo que não haverá estacionamento para veículos dentro do estádio (somente para credenciados). O estudo de mobilidade aponta 2,4 mil vagas para carros nas ruas e vias a uma distância de até 1km do estádio - 10 minutos de caminhada em média. No entorno de 2km, outras 3,4 mil vagas - até 30 minutos a pé.



- Veículos particulares não chegarão próximos a Arena. Formaremos barreiras para isso. Os torcedores serão mantidos em segurança se forem a pé. Será aos pedestres que daremos toda atenção durante a inauguração - disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Luis Cappellari.



A vez de Koff





Depois da reunião com Paulo Odone para a transição de presidências do Grêmio, é a vez de Fábio Koff conhecer a nova casa gremista. O presidente eleito pisará pela primeira vez no complexo erguido no bairro Humaitá nesta quarta-feira, às 12h. A ausência de Koff nos assuntos relativos à Arena foi uma das críticas de Odone durante o período eleitoral, em outubro.



Durante a tarde desta terça-feira, foi a vez de o governador Tarso Genro conhecer o estádio. Foi recebido pela diretoria da OAS, pelo presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto, e pelo presidente do Grêmio, Paulo Odone.



Tarso acompanhou o trabalho de duas máquinas na costura do gramado da Arena. Inédito no Brasil e já usado no Estádio de Wembley e Emirates Stadium, o processo auxilia na estabilização do solo, evitando que parte da grama seja retirada durante a partida. Com o processo, os fios de grama são implantados no solo e, posteriormente, as raízes da grama natural se entrelaçam à fibra sintética.



A previsão é de que a costura total do campo da Arena termine na próxima semana e que sejam utilizadas 180 bobinas de fios sintéticos, totalizando cerca de 7 milhões de pontos de costura. A marcação do campo ocorrerá apenas na manhã do dia 7 de dezembro – véspera do confronto com o Hamburgo.

Questão 'avalanche'



Enquanto isso, a diretoria do Grêmio ainda se preocupa com a proibição da 'avalanche' na Arena. De acordo com Eduardo Antonini, o clube discorda da medida e tentará convencer a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, que alegam falta de segurança, sobretudo por não haver a chance de o torcedor se sentar em cadeiras no espaço. A expectativa é por uma solução até o final da semana.



- Não vou pronunciar nada para não soar ofensivo. Mas esperamos por uma resolução até sexta - comentou Antonini.



Como chegar na Arena

* A Arena fica na Avenida Padre Leopoldo Brentano, 13361, Bairro Humaitá, em Porto Alegre;

* Do centro de Porto Alegre: pelas avenidas Voluntários da Pátria, Farrapos e Castelo Branco;

* Da zona leste e sul de de Porto Alegre: pelas avenidas Voluntários da Pátria, Farrapos e Castelo Branco e III Perimetral pelo viaduto Leonel Brizola;

* Da zona norte de Porto Alegre: pelas avenidas Sertório, Assis Brasil e Farrapos e viaduto Leonel Brizola;

* De Guaíba: Pela Avenida Sertório;

* Do Litoral: saída pelo aeroporto para acessar avenidas Farrapos e A.J. Renner ou retorno via Castelo Branco e Voluntários da Pátria;

* De Canoas, Vale dos Sinos ou Norte do Estado: BR-116 pela Avenida Farrapos ou pelas ruas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer

Não há acesso pela BR-290

Via transporte público

Linhas especiais de ônibus (a partir das 16h);

* T2 Arena (saída do Shopping Praia de Belas);

* Linha Futebol Arena (saída do Mercado Público);

* Linha especial de lotação (a partir das 16h);

* Humaitá Arena (saída Rua 7 de setembro);



Trensurb (horário normal estabelecido pela empresa)

* A estação mais perto do novo estádio é a Anchieta. Localizada a 1,5km, tem acesso para pedestres pela Avenida dos Estados e pela Rua Ernesto Neugebauer. São 10 minutos de caminhada



Ônibus regulares (horário normal estabelecido pelas empresas)

701 - Vila Farrapos/Voluntários

703 - Vila Farrapos

704 - Humaitá

T2A.1 - A.J.Renner

B55 - Protásio/Humaitá

B25 - Arroio Feijó-Humaitá

Estacionamento na Arena

Acesso somente para veículos credenciados



Estacionamento público

Estudo feito pelo Grêmio e pela OAS, em parceria com a prefeitura, identificou até 2,4 mil vagas para carros nas ruas a uma distância de até 1km do estádio - 10 minutos de caminhada em média. No entorno de 2km, são outras 3,4 mil vagas - até 30 minutos a pé. Todos os locais são permitidos estacionar, mas há o inconveniente de flanelinhas.



Ônibus fretados

Especialmente os de excursão de cidades fora de Porto Alegre, poderão estacionar na pista norte da Rua José Pedro Boéssio. Há espaço para 80 veículos em duas filas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário